DSpace Repository

Representatividade importa: análise da representação feminina nos livros didáticos de História voltados para o 5º ano do Ensino Fundamental 1

Show simple item record

dc.contributor.advisor Castro, Fernanda Santana Rabello de
dc.contributor.author Torres, Suelen Ferreira de Carvalho
dc.date.accessioned 2023-03-13T18:29:17Z
dc.date.available 2023-03-13T18:29:17Z
dc.date.issued 2022-09-30
dc.identifier.citation TORRES, Suelen Ferreira de Carvalho. Representatividade importa: análise da representação feminina nos livros didáticos de História voltados para o 5º ano do Ensino Fundamental 1. 2022. 189 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13627
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Representatividade importa: análise da representação feminina nos livros didáticos de História voltados para o 5º ano do Ensino Fundamental 1 pt_BR
dc.title.alternative Representativity matters: analisys of female representation in History textbooks made for 5th grade Fundamental School pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Castro, Fernanda Santana Rabello de
dc.contributor.referee Magalhães, Aline Montenegro
dc.contributor.referee Jesus, Jaqueline Gomes de
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Profissional pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Ensino de História pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS HUMANAS pt_BR
dc.subject.cnpq HISTÓRIA pt_BR
dc.subject.en Gender pt_BR
dc.subject.en Women pt_BR
dc.subject.en History Teaching pt_BR
dc.subject.en Textbooks pt_BR
dc.subject.en Representativity pt_BR
dc.subject.en Game pt_BR
dc.subject.en Bingo pt_BR
dc.description.abstracten This study is intended to analyze the way female historic characters are portrayed in a textbook of the fifth grade of the Elementary School. It is developed an analysis of the concept of gender and how it is tackled at schools, besides the establishment of the importance and the didactic book’s role in the classes of History for the fifth grade. The methodology employed consists in the analysis of three didactic works designed for the above mentioned educational level. The results indicate that it is convenient to present a didactic purpose of inclusion of female historic characters in the classes through a bingo game with female characters. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt O presente trabalho tem como objetivo analisar a forma pela qual as personagens históricas femininas estão representadas em livros didáticos voltados para o 5º ano do Ensino Fundamental 1. É feita uma análise do conceito de gênero e como este é trabalhado nas escolas, além do estabelecimento da importância e do papel do livro didático nas aulas de História voltadas para o 5º ano. São analisadas três obras didáticas voltadas para o segmento e a forma de cada uma delas representar as mulheres que fizeram parte da História. Ao final é apresentada uma proposta didática de inclusão de personagens históricas femininas nas aulas através de um jogo de bingo com personagens femininas. pt_BR
dc.subject.pt Gênero pt_BR
dc.subject.pt Mulher pt_BR
dc.subject.pt Ensino de História pt_BR
dc.subject.pt Livro didático pt_BR
dc.subject.pt Representatividade pt_BR
dc.subject.pt Jogo pt_BR
dc.subject.pt Bingo pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|