dc.contributor.advisor |
Castro, Fernanda Santana Rabello de |
|
dc.contributor.author |
Torres, Suelen Ferreira de Carvalho |
|
dc.date.accessioned |
2023-03-13T18:29:17Z |
|
dc.date.available |
2023-03-13T18:29:17Z |
|
dc.date.issued |
2022-09-30 |
|
dc.identifier.citation |
TORRES, Suelen Ferreira de Carvalho. Representatividade importa: análise da representação feminina nos livros didáticos de História voltados para o 5º ano do Ensino Fundamental 1. 2022. 189 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13627 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Representatividade importa: análise da representação feminina nos livros didáticos de História voltados para o 5º ano do Ensino Fundamental 1 |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Representativity matters: analisys of female representation in History textbooks made for 5th grade Fundamental School |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Castro, Fernanda Santana Rabello de |
|
dc.contributor.referee |
Magalhães, Aline Montenegro |
|
dc.contributor.referee |
Jesus, Jaqueline Gomes de |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
HISTÓRIA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Gender |
pt_BR |
dc.subject.en |
Women |
pt_BR |
dc.subject.en |
History Teaching |
pt_BR |
dc.subject.en |
Textbooks |
pt_BR |
dc.subject.en |
Representativity |
pt_BR |
dc.subject.en |
Game |
pt_BR |
dc.subject.en |
Bingo |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This study is intended to analyze the way female historic characters are
portrayed in a textbook of the fifth grade of the Elementary School. It is developed an
analysis of the concept of gender and how it is tackled at schools, besides the
establishment of the importance and the didactic book’s role in the classes of History for
the fifth grade. The methodology employed consists in the analysis of three didactic
works designed for the above mentioned educational level. The results indicate that it is
convenient to present a didactic purpose of inclusion of female historic characters in the
classes through a bingo game with female characters. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O presente trabalho tem como objetivo analisar a forma pela qual as personagens históricas femininas estão representadas em livros didáticos voltados para o 5º ano do Ensino Fundamental 1. É feita uma análise do conceito de gênero e como este é trabalhado nas escolas, além do estabelecimento da importância e do papel do
livro didático nas aulas de História voltadas para o 5º ano. São analisadas três obras
didáticas voltadas para o segmento e a forma de cada uma delas representar as mulheres que fizeram parte da História. Ao final é apresentada uma proposta didática de inclusão de personagens históricas femininas nas aulas através de um jogo de bingo com
personagens femininas. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Gênero |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Mulher |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Livro didático |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Representatividade |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Jogo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Bingo |
pt_BR |