dc.contributor.advisor |
Borges, Vera Lúcia Bogéa |
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dc.contributor.author |
Santos, Viviane Nazário |
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dc.date.accessioned |
2023-03-13T18:29:51Z |
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dc.date.available |
2023-03-13T18:29:51Z |
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dc.date.issued |
2022-09-08 |
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dc.identifier.citation |
SANTOS, Viviane Nazário. Educação antirracista e a contribuição da Pedagogia decolonial no ProfHistória:o samba-enredo do G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira (2019) na proposta de fanzines. 2022. 131 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13628 |
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dc.description.sponsorship |
CAPES |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Educação antirracista e a contribuição da Pedagogia decolonial no ProfHistória:o samba-enredo do G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira (2019) na proposta de fanzines |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Anti-racist education and the contribution of decolonial pedagogy no ProfHistória: the samba-plot of G.R.E.S. First Mangueira Station (2019) in the proposal of fanzines |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Borges, Vera Lúcia Bogéa |
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dc.contributor.referee |
Araújo, Helena Maria Marques |
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dc.contributor.referee |
Silva, Jane Santos da |
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dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
HISTÓRIA |
pt_BR |
dc.subject.en |
ProfHistória |
pt_BR |
dc.subject.en |
Decoloniality |
pt_BR |
dc.subject.en |
Decolonial pedagogy |
pt_BR |
dc.subject.en |
Teaching history |
pt_BR |
dc.subject.en |
Samba-enredo |
pt_BR |
dc.subject.en |
Anti-racist education |
pt_BR |
dc.subject.en |
Fanzine |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The following paper wants to discuss the matter of decoloniality to think about racial inequality and racism aiming to promote an anti-racist educational proposal instead of the currently eurocentric. In that regard, we fomenting a discussion about the practice of History teaching that shows possibilities to construct an anti-racist education supported by the "epistemological transition" based in the decolonial studies and the promotion of decolonial pedagogy. Therefore, we propose to analyse the importance of 10.639/2003 and 11.645/2008 laws to the educational space foccusing on history curriculum to the public high schools in Rio de Janeiro. The 2019 samba-enredo of G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira, "História para ninar gente grande", become the inspiration to the elaboration and execution of "Duo de fanzines", artisanal magazines made by first degree of the high school students in the way to contribute to the development of teaching practices that think about the effects of coloniality at school. The paper reference practices of a History teacher at Colégio Estadual Hilton Gama, in São João de Meriti, which integrates the public Rio de Janeiro High School net among the years of 2020 and 2022. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O presente trabalho tem como objetivo discutir a importância da decolonialidade para a reflexão sobre as desigualdades raciais e o racismo visando promover uma proposta de educação antirracista como alternativa à lógica predominante do eurocentrismo. Neste sentido, operamos em fomentar uma discussão sobre a prática do ensino de História que levante as possibilidades de construção de uma educação antirracista tendo como referência os desdobramentos encaminhados pela “virada epistemológica” com base nos estudos decoloniais e a promoção de uma pedagogia decolonial. Para isso, nos propomos em analisar a importância das leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008 para o espaço escolar com destaque para os currículos de história para o ensino médio da rede pública do Estado do Rio de Janeiro. O samba-enredo do G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira de 2019, “História para ninar gente grande”, torna-se a motivação para a elaboração e execução do “Duo de fanzines”, revistas artesanais produzidas pelos discentes da primeira série do ensino médio no sentido de contribuir para o desenvolvimento de práticas de ensino que pensem os efeitos da colonialidade na educação básica. O estudo tem como referência a minha atuação como professora de História no Colégio Estadual Hilton Gama, em São João de Meriti, que integra a rede pública de ensino do Estado do Rio de Janeiro no período compreendido entre os anos 2020 e 2022. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
ProfHistória |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Decolonialidade |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Pedagogia decolonial |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Samba-enredo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação antirracista |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Fanzine |
pt_BR |