dc.contributor.advisor |
Andrade, Elza Maria Ferraz De |
|
dc.contributor.author |
Correia, Aramis David |
|
dc.date.accessioned |
2023-04-11T22:05:37Z |
|
dc.date.available |
2023-04-11T22:05:37Z |
|
dc.date.issued |
2020 |
|
dc.identifier.citation |
Correia, Aramis David. Brincar, atuar: A linguagem do palhaço No ensino das artes cênicas. 2020. 334 f. Tese (Doutorado). Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13637 |
|
dc.description |
n/a |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
CAPES-Bolsa Sanduiche |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Brincar, atuar: A linguagem do palhaço No ensino das artes cênicas |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Andrade, Elza Maria Ferraz De |
|
dc.contributor.referee |
Bondia, Jorge Maria Larrosa |
|
dc.contributor.referee |
Silva, Narciso Larangema Telles Da |
|
dc.contributor.referee |
Keiserman, Nara Waldemar |
|
dc.contributor.referee |
Soares, Ana Lucia Martins |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, Letras e Artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Clown |
pt_BR |
dc.subject.en |
game |
pt_BR |
dc.subject.en |
Teaching |
pt_BR |
dc.subject.en |
Performing Arts Teaching |
pt_BR |
dc.subject.en |
High School |
pt_BR |
dc.subject.es |
Payaso |
pt_BR |
dc.subject.es |
Juego |
pt_BR |
dc.subject.es |
Docencia |
pt_BR |
dc.subject.es |
Enseñanza de Artes Escénicas |
pt_BR |
dc.subject.es |
Bachillerato |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This thesis outlines the restructuration carried out in the Performing Arts classes at IFRJ (Federal Institute of Rio de Janeiro), Maracanã campus, focused on technical courses integrated to high school. Based on the clown's language, the investigation explored the proximity between playing and acting, apprehending multiple strategies and understandings, reaching the point of what could be understood as profane pedagogy (LARROSSA, 2010). With that, it made changes in the teaching devices: exercises, classes, course offers; culminating in the revision of the drama teacher's job crafting regarding their speeches, instruments, roles and behaviors. At the end of this writing, it is possible to highlight the main contributions added to school practices, as well as, a consideration of the possibilities of a didactic for the Performing Arts. |
pt_BR |
dc.description.abstractes |
La presente tesis mapea la reestructuración realizada en las clases de Artes Escénicas del IFRJ, campus Maracanã, dirigidas a los cursos técnicos integrados al bachillerato. A partir del lenguaje del payaso, la investigación exploró la proximidad entre jugar y actuar, captando múltiples estrategias y entendimientos, llegando a lo que podría entenderse como una pedagogía profana (LAROSSA, 2010). Con esto, hubo cambios en los dispositivos didácticos: ejercicios, clases, propuestas de cursos; culminando en la revisión del propio oficio del maestro de teatro en sus discursos, instrumentos, roles y actitudes. Al final de la escrita, se destacan los principales aportes agregados a las prácticas escolares y uno planteamiento sobre las posibilidades de la didáctica para las Artes Escénicas. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
CAPES-Bolsa Sanduiche
CNPJ:00.889.834/0001-08 |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A presente tese mapeia a reestruturação realizada nas aulas de Artes Cênicas do IFRJ, campus Maracanã, voltadas aos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. A partir da linguagem do palhaço, a investigação explorou a proximidade entre brincar e atuar, depreendendo múltiplas estratégias e compreensões, chegando ao que poderia ser entendido como uma pedagogia profana (LAROSSA, 2010). Com isso, efetivou mudanças nos dispositivos de ensino: exercícios, aulas, propostas de cursos; culminando na revisão do próprio ofício do professor de teatro em seus discursos, instrumentos, papéis e atitudes. Ao fim da escrita, destacam-se as principais contribuições agregadas às práticas escolares e uma ponderação sobre as possibilidades de uma didática para as Artes Cênicas. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Palhaço |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Brincadeira |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Docência |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ensino das Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ensino Médio |
pt_BR |