DSpace Repository

Brincar, atuar: A linguagem do palhaço No ensino das artes cênicas

Show simple item record

dc.contributor.advisor Andrade, Elza Maria Ferraz De
dc.contributor.author Correia, Aramis David
dc.date.accessioned 2023-04-11T22:05:37Z
dc.date.available 2023-04-11T22:05:37Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.citation Correia, Aramis David. Brincar, atuar: A linguagem do palhaço No ensino das artes cênicas. 2020. 334 f. Tese (Doutorado). Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13637
dc.description n/a pt_BR
dc.description.sponsorship CAPES-Bolsa Sanduiche pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Brincar, atuar: A linguagem do palhaço No ensino das artes cênicas pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR
dc.contributor.referee Andrade, Elza Maria Ferraz De
dc.contributor.referee Bondia, Jorge Maria Larrosa
dc.contributor.referee Silva, Narciso Larangema Telles Da
dc.contributor.referee Keiserman, Nara Waldemar
dc.contributor.referee Soares, Ana Lucia Martins
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, Letras e Artes pt_BR
dc.subject.en Clown pt_BR
dc.subject.en game pt_BR
dc.subject.en Teaching pt_BR
dc.subject.en Performing Arts Teaching pt_BR
dc.subject.en High School pt_BR
dc.subject.es Payaso pt_BR
dc.subject.es Juego pt_BR
dc.subject.es Docencia pt_BR
dc.subject.es Enseñanza de Artes Escénicas pt_BR
dc.subject.es Bachillerato pt_BR
dc.description.abstracten This thesis outlines the restructuration carried out in the Performing Arts classes at IFRJ (Federal Institute of Rio de Janeiro), Maracanã campus, focused on technical courses integrated to high school. Based on the clown's language, the investigation explored the proximity between playing and acting, apprehending multiple strategies and understandings, reaching the point of what could be understood as profane pedagogy (LARROSSA, 2010). With that, it made changes in the teaching devices: exercises, classes, course offers; culminating in the revision of the drama teacher's job crafting regarding their speeches, instruments, roles and behaviors. At the end of this writing, it is possible to highlight the main contributions added to school practices, as well as, a consideration of the possibilities of a didactic for the Performing Arts. pt_BR
dc.description.abstractes La presente tesis mapea la reestructuración realizada en las clases de Artes Escénicas del IFRJ, campus Maracanã, dirigidas a los cursos técnicos integrados al bachillerato. A partir del lenguaje del payaso, la investigación exploró la proximidad entre jugar y actuar, captando múltiples estrategias y entendimientos, llegando a lo que podría entenderse como una pedagogía profana (LAROSSA, 2010). Con esto, hubo cambios en los dispositivos didácticos: ejercicios, clases, propuestas de cursos; culminando en la revisión del propio oficio del maestro de teatro en sus discursos, instrumentos, roles y actitudes. Al final de la escrita, se destacan los principales aportes agregados a las prácticas escolares y uno planteamiento sobre las posibilidades de la didáctica para las Artes Escénicas. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber CAPES-Bolsa Sanduiche CNPJ:00.889.834/0001-08 pt_BR
dc.description.abstractpt A presente tese mapeia a reestruturação realizada nas aulas de Artes Cênicas do IFRJ, campus Maracanã, voltadas aos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. A partir da linguagem do palhaço, a investigação explorou a proximidade entre brincar e atuar, depreendendo múltiplas estratégias e compreensões, chegando ao que poderia ser entendido como uma pedagogia profana (LAROSSA, 2010). Com isso, efetivou mudanças nos dispositivos de ensino: exercícios, aulas, propostas de cursos; culminando na revisão do próprio ofício do professor de teatro em seus discursos, instrumentos, papéis e atitudes. Ao fim da escrita, destacam-se as principais contribuições agregadas às práticas escolares e uma ponderação sobre as possibilidades de uma didática para as Artes Cênicas. pt_BR
dc.subject.pt Palhaço pt_BR
dc.subject.pt Brincadeira pt_BR
dc.subject.pt Docência pt_BR
dc.subject.pt Ensino das Artes Cênicas pt_BR
dc.subject.pt Ensino Médio pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|