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Editora UFRJ: Memória Institucional em Construção

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dc.contributor.advisor Oliveira, Maria Amália Silva Alves de
dc.contributor.author Ribeiro, Fernanda Almeida
dc.date.accessioned 2023-04-13T21:21:59Z
dc.date.available 2023-04-13T21:21:59Z
dc.date.issued 2023-02-08
dc.identifier.citation RIBEIRO, Fernanda Almeida. Editora UFRJ: Memória Institucional em Construção. 2023. 306 p. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13639
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Editora UFRJ: Memória Institucional em Construção pt_BR
dc.title.alternative Editora UFRJ: Institutional Memory in Construction pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Oliveira, Maria Amália Silva Alves de
dc.contributor.referee Rosa, Daniele Achilles Dutra da
dc.contributor.referee Oliveira, Antônio José Barbosa de
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Memória Social pt_BR
dc.subject.cnpq MULTIDISCIPLINAR pt_BR
dc.subject.en Institutional memory pt_BR
dc.subject.en UFRJ Publisher pt_BR
dc.subject.en University Publisher pt_BR
dc.subject.en Public policy pt_BR
dc.description.abstracten This research aims to present the trajectory of Editora UFRJ, from its creation until the year 2019, its collections and individual publications as "places of memory", thus contributing to the construction of its institutional memory, highlighting the institutional, normative aspects, editorials, thus cooperating with the work developed by the UFRJ Institutional Memory Division. For this, it was necessary to contextualize the training of university presses; present the elements that point to the insertion of Editora UFRJ in the national and international literary world to contribute to the construction of the memory of Editora UFRJ and present its creation and materialization, its social role, in addition to analyzing its publications and collections. The study is justified by the absence of organized documentation regarding the trajectory of this body, which is important in the dissemination of knowledge in the country, and by the insertion of the author, as a technical-administrative staff, since 1995 and a constitutive part of this trajectory. The universe of this research consists of bibliographical and documental research material. This dissertation presents a reflection on the process of creation and institutionalization of Editora UFRJ, as an integral part of a century-old institution - the Federal University of Rio de Janeiro (1920-2020), using theoretical references from the areas of History of Education, Social Sciences and Social and Institutional Memory. In this work we present the results of the study that contextualize the difference between history and memory, naming history to the chronology of facts linked to Editora UFRJ and the memory built from documentary research, recovering, and analyzing official documents that regulate the activities of the sector. Here, we identify Editora UFRJ and its publications as “places of memory”, considering that it stores institutional documents of the experiences of its technical and administrative management, its books and collections, and all the knowledge they carry, which allow its readers to live the memory of the time, place, culture and editorial policy that served as the foundation for the present. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Esta pesquisa tem como objetivo apresentar a trajetória da Editora UFRJ, desde sua criação até o ano de 2019, suas coleções e publicações avulsas como “lugares de memória”, contribuindo dessa forma para a construção de sua memória institucional, destacando os aspectos institucionais, normativos, editoriais, cooperando, desta forma, com o trabalho desenvolvido pela Divisão de Memória Institucional da UFRJ. Para isso foi necessário contextualizar a formação das editoras universitárias; apresentar os elementos que apontam a inserção da Editora UFRJ no mundo literário nacional e internacional para contribuir com a construção da memória da Editora UFRJ e apresentar sua a criação e a materialização, seu papel social, além de analisar as suas publicações e coleções. O estudo se justifica, pela ausência de documentação organizada relativa à trajetória desse órgão, de importância na difusão do conhecimento no país, e pela inserção da autora, como quadro técnico-administrativo, desde 1995 e parte constitutiva desse percurso. O universo desta pesquisa se constitui de material de pesquisa bibliográfica e documental. Esta dissertação apresenta a reflexão sobre o processo de criação e institucionalização da Editora UFRJ, como parte integrante de uma instituição centenária – a Universidade Federal do Rio de Janeiro (1920-2020), utilizando referenciais teóricos das áreas de História da Educação, das Ciências Sociais e da Memória Social e Institucional. Neste trabalho apresentamos os resultados do estudo que contextualizam a diferença entre história e memória, nomeando história à cronologia dos fatos ligados à Editora UFRJ e a memória construída a partir da pesquisa documental, recuperando e analisando documentos oficiais que regulamentam as atividades do setor. Identificamos, aqui a Editora UFRJ e suas publicações como “lugares de memória”, tendo em vista que armazena documentos institucionais das vivências de suas gestões técnicas e administrativas, seus livros e coleções, e todo conhecimento que carregam, que permitem que seus leitores vivam a memória do tempo, do lugar, da cultura e da política editorial que serviram de fundamento para o presente. pt_BR
dc.subject.pt Memória institucional pt_BR
dc.subject.pt Editora UFRJ pt_BR
dc.subject.pt Editora Universitária pt_BR
dc.subject.pt Políticas Públicas pt_BR


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