DSpace Repository

A atividade laboral dos músicos de cinema entre os anos de 1896 e 1929: um estudo a partir das atas do centro musical do Rio de Janeiro e seus associados

Show simple item record

dc.contributor.advisor Requião, Luciana Pires de Sá
dc.contributor.author Silva, Rafael de Oliveira
dc.date.accessioned 2023-05-12T21:09:10Z
dc.date.available 2023-05-12T21:09:10Z
dc.date.issued 2023
dc.identifier.citation Silva, Rafael de Oliveira. A atividade laboral dos músicos de cinema entre os anos de 1896 e 1929: um estudo a partir das atas do centro musical do Rio de Janeiro e seus associados, 2023. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2023 pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13645
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title A atividade laboral dos músicos de cinema entre os anos de 1896 e 1929: um estudo a partir das atas do centro musical do Rio de Janeiro e seus associados pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Requião, Luciana Pires de Sá
dc.contributor.referee Costa, Rodrigo Heringer
dc.contributor.referee Bomfim, Camila Carrascoza
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, Letras e Artes pt_BR
dc.subject.en Musician pt_BR
dc.subject.en Labor pt_BR
dc.subject.en CMRJ pt_BR
dc.subject.en Belle Époque pt_BR
dc.subject.en Rio de Janeiro pt_BR
dc.description.abstracten The discussion presented deals with the work activity of the silent film musician and aims to understand the work reality of these musicians in the Old Republic (1889 - 1930) from the analysis of different sources and understand how this labor dialogued with social and economic configurations of the city from Rio de Janeiro. It relies on documents from the time, such as reports, advertisements, opinion texts published in newspapers and magazines, as well as minutes of meetings of the Centro Musical do Rio de Janeiro (CMRJ), the entity responsible for regulating and supervising musical work in silent cinema. The trigger for this research was a first report found in one of the minutes of the CMRJ, in which musicians would be losing their lives in musical performances in cinemas with unhealthy conditions. From then on, the minutes, the primary source of this research, were searched for evidence of how work was carried out in these environments and how such activity was related to the political and cultural processes of the time. This research work, therefore, observes the musician as a participant in a society undergoing profound changes. It brings an analysis of three businessmen who hire musicians and are linked to the development of cinema, they are: Frederic Figner, Francisco Serrador and Paschoal Segreto. The discussion ends with the entry of talking movies (1929), which resulted in a major unemployment crisis for musicians who depended on silent film activity for their survival. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt A discussão apresentada trata da atividade laboral do músico de cinema mudo e tem por objetivo compreender a realidade laboral desses musicistas na República Velha (1889 – 1930) a partir da análise de fontes diversas e entender como esse labor dialogava com configurações sociais e econômicas da cidade do Rio de Janeiro. Apoia-se em documentos da época como reportagens, anúncios, textos de opinião publicados em jornais e revistas, além de atas de reuniões do Centro Musical do Rio de Janeiro (CMRJ), entidade responsável pela regulamentação e fiscalização do labor musical no cinema mudo. O deflagrador dessa pesquisa foi um primeiro relato encontrado em uma das atas do CMRJ, no qual os músicos estariam perdendo suas vidas em performances musicais em cinemas com condições insalubres. A partir daí buscou-se nas atas, fonte primária desta pesquisa, indícios de como se dava o trabalho nesses ambientes e como tal atividade se relacionava com os processos políticos, culturais da época. Esse trabalho de pesquisa, portanto, observa o sujeito músico como partícipe de uma sociedade em profundas mudanças. Traz uma análise de três empresários contratantes de músicos e ligados ao desenvolvimento do cinema, eles são: Frederic Figner, Francisco Serrador e Paschoal Segreto. A discussão é finalizada com a entrada do cinema falado (1929), que teve como consequência uma grande crise de desemprego para os músicos que dependiam da atividade no cinema mudo para sua sobrevivência. pt_BR
dc.subject.pt Músico pt_BR
dc.subject.pt Cinema pt_BR
dc.subject.pt CMRJ pt_BR
dc.subject.pt Labor pt_BR
dc.subject.pt Belle Époque pt_BR
dc.subject.pt Rio de Janeiro pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|