dc.contributor.advisor |
Requião, Luciana Pires de Sá |
|
dc.contributor.author |
Silva, Rafael de Oliveira |
|
dc.date.accessioned |
2023-05-12T21:09:10Z |
|
dc.date.available |
2023-05-12T21:09:10Z |
|
dc.date.issued |
2023 |
|
dc.identifier.citation |
Silva, Rafael de Oliveira. A atividade laboral dos músicos de cinema entre os anos de 1896 e 1929: um estudo a partir das atas do centro musical do Rio de Janeiro e seus associados, 2023. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2023 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13645 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
A atividade laboral dos músicos de cinema entre os anos de 1896 e 1929: um estudo a partir das atas do centro musical do Rio de Janeiro e seus associados |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Requião, Luciana Pires de Sá |
|
dc.contributor.referee |
Costa, Rodrigo Heringer |
|
dc.contributor.referee |
Bomfim, Camila Carrascoza |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, Letras e Artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Musician |
pt_BR |
dc.subject.en |
Labor |
pt_BR |
dc.subject.en |
CMRJ |
pt_BR |
dc.subject.en |
Belle Époque |
pt_BR |
dc.subject.en |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The discussion presented deals with the work activity of the silent film musician and aims to understand the work reality of these musicians in the Old Republic (1889 - 1930) from the analysis of different sources and understand how this labor dialogued with social and economic configurations of the city from Rio de Janeiro. It relies on documents from the time, such as reports, advertisements, opinion texts published in newspapers and magazines, as well as minutes of meetings of the Centro Musical do Rio de Janeiro (CMRJ), the entity responsible for regulating and supervising musical work in silent cinema. The trigger for this research was a first report found in one of the minutes of the CMRJ, in which musicians would be losing their lives in musical performances in cinemas with unhealthy conditions. From then on, the minutes, the primary source of this research, were searched for evidence of how work was carried out in these environments and how such activity was related to the political and cultural processes of the time. This research work, therefore, observes the musician as a participant in a society undergoing profound changes. It brings an analysis of three businessmen who hire musicians and are linked to the development of cinema, they are: Frederic Figner, Francisco Serrador and Paschoal Segreto. The discussion ends with the entry of talking movies (1929), which resulted in a major unemployment crisis for musicians who depended on silent film activity for their survival. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A discussão apresentada trata da atividade laboral do músico de cinema mudo e tem por objetivo compreender a realidade laboral desses musicistas na República Velha (1889 – 1930) a partir da análise de fontes diversas e entender como esse labor dialogava com configurações sociais e econômicas da cidade do Rio de Janeiro. Apoia-se em documentos da época como reportagens, anúncios, textos de opinião publicados em jornais e revistas, além de atas de reuniões do Centro Musical do Rio de Janeiro (CMRJ), entidade responsável pela regulamentação e fiscalização do labor musical no cinema mudo. O deflagrador dessa pesquisa foi um primeiro relato encontrado em uma das atas do CMRJ, no qual os músicos estariam perdendo suas vidas em performances musicais em cinemas com condições insalubres. A partir daí buscou-se nas atas, fonte primária desta pesquisa, indícios de como se dava o trabalho nesses ambientes e como tal atividade se relacionava com os processos políticos, culturais da época. Esse trabalho de pesquisa, portanto, observa o sujeito músico como partícipe de uma sociedade em profundas mudanças. Traz uma análise de três empresários contratantes de músicos e ligados ao desenvolvimento do cinema, eles são: Frederic Figner, Francisco Serrador e Paschoal Segreto. A discussão é finalizada com a entrada do cinema falado (1929), que teve como consequência uma grande crise de desemprego para os músicos que dependiam da atividade no cinema mudo para sua sobrevivência. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Músico |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Cinema |
pt_BR |
dc.subject.pt |
CMRJ |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Labor |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Belle Époque |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Rio de Janeiro |
pt_BR |