dc.contributor.advisor |
Batalha, Rodrigo Serapião |
|
dc.contributor.author |
Moreira, Camila Claudino Martins Silva |
|
dc.date.accessioned |
2023-05-12T21:09:17Z |
|
dc.date.available |
2023-05-12T21:09:17Z |
|
dc.date.issued |
2023-02 |
|
dc.identifier.citation |
Moreira, Camila Claudino Martins Silva. Educação musical e o uso da tecnologia: as TDIC’s no estudo da percepção musical em um projeto social. Dissertação (Mestrado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Centro de Letras e Artes,Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,2023 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13646 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Educação musical e o uso da tecnologia: as TDIC’s no estudo da percepção musical em um projeto social |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Batalha, Rodrigo Serapião |
|
dc.contributor.referee |
Faria, Adriana Miana de |
|
dc.contributor.referee |
Repsold, Mônica |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, Letras e Artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
DICT |
pt_BR |
dc.subject.en |
Apps |
pt_BR |
dc.subject.en |
Softwares |
pt_BR |
dc.subject.en |
Musical Perception |
pt_BR |
dc.subject.en |
Music Education |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The research has as its theme the use of Digital Information and Communication Technologies (TDIC's) for the study of Musical Perception. The interest in the subject arises in a scenario where the use of technology is becoming increasingly widespread, generating questions about how these tools can be used in music education. The main objective was to evaluate the use of DICTs in the teaching of Musical Perception in the Integration through Music Program (PIM), seeking to understand the appropriation of this use by students; and to demonstrate how DICTs can be used to study the contents of Musical Perception classes in a way that does not reproduce the traditional teaching of the discipline, as diagnosed in the research. The theoretical framework was based on research on Musical Perception and its teaching and research that investigates ways to include technology in music teaching. Initially, a survey was conducted of publications that address the teaching and learning of Musical Perception, as well as research that deals with the use of technology in the process of teaching and learning music. In another stage of the work, a qualitative research, through participant observation, focused on examining pedagogical activities and analyzing data related to the use of DICTs in PIM's Musical Perception classes. We also relied on the application of a questionnaire for student evaluation. Finally, it was concluded that the presence of DICTs in Musical Perception classes, duly based on the current state of the art research in this theme, was able to expand the possibilities and benefits for music students and teachers, especially regarding the more autonomous and flexible study of the contents worked on in Musical Perception. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A pesquisa tem como tema o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC’s) para o estudo da Percepção Musical. O interesse pelo assunto surge em meio a um cenário no qual o uso da tecnologia está cada vez mais abrangente, gerando questionamentos sobre como essas ferramentas podem ser utilizadas na educação musical. O objetivo principal foi avaliar a utilização de TDIC’s no ensino da Percepção Musical no Programa Integração pela Música (PIM), procurando entender a apropriação desse uso pelos estudantes; além de demonstrar de que maneira pode ser feita a utilização das TDIC’s no estudo de conteúdos das aulas de Percepção Musical de modo a não reproduzir o ensino considerado tradicional da disciplina, conforme diagnosticados na pesquisa. O quadro teórico teve como base pesquisas sobre Percepção Musical e seu ensino e pesquisas que investigam formas de incluir tecnologias no ensino da música. Inicialmente, foi realizado um levantamento das publicações que abordam o ensino e aprendizagem da Percepção Musical, bem como de pesquisas que tratam da utilização de tecnologia no processo de ensino e aprendizagem da música. Em outra etapa do trabalho, uma pesquisa qualitativa, por meio de observação participante, se voltou para o exame de atividades pedagógicas e análise de dados referentes à utilização das TDIC’s nas aulas de Percepção Musical do PIM. Também contamos com a aplicação de um questionário para a avaliação pelos estudantes. Por fim, chegou-se à conclusão de que a presença das TDIC’s em aulas de Percepção Musical, devidamente fundamentada no estado atual da arte da pesquisa nesta temática, conseguiu ampliar as possibilidades e benefícios para alunos e professores de música, principalmente no que diz respeito ao estudo mais autônomo e flexível dos conteúdos trabalhados na Percepção Musical. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
TDIC’s |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Aplicativos |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Softwares |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Percepção Musical |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação Musical |
pt_BR |