dc.contributor.advisor |
França, Gabriel Muniz Improta |
|
dc.contributor.author |
Pinto, Bernardo de Souza Dantas Mendonça |
|
dc.date.accessioned |
2023-05-12T21:09:27Z |
|
dc.date.available |
2023-05-12T21:09:27Z |
|
dc.date.issued |
2022 |
|
dc.identifier.citation |
Pinto, Bernardo de Souza Dantas Mendonça. Dino 7 Cordas: Professor de Violão. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Música Centro de Letras e Artes Escola de Música, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13647 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Dino 7 Cordas: Professor de Violão |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
França, Gabriel Muniz Improta |
|
dc.contributor.referee |
Ulhoa, Martha Tupinambá de |
|
dc.contributor.referee |
Lana, Jonas Soares |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, Letras e Artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Seven-string guitar |
pt_BR |
dc.subject.en |
Dino 7 Cordas |
pt_BR |
dc.subject.en |
Teaching |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The theme of this dissertation is the pedagogical practices of Horondino José da Silva (1918-2006), known as Dino 7 Cordas. The investigation problematizes Dino's performance as a guitar teacher. His contributions to the language of the instrument are widely recognized. He was one of the creators and developers of the Brazilian 7- string guitar language. His recordings are references for the practice of this language and have been the subject of studies inside and outside the academy. Although Dino is considered a true “school” on the language of the 7- string guitar, the approaches of academic studies made about him are focused on his performance as a perform ing musician, through his numerous professional recordings, and not on his activity as a teacher. This gap is one of the motivating factors for this dissertation, in addition to the fact that the author of this research was Dino's student, which was extremely relevant for his initiation in learning the language of the 7-string guitar. Thus, some questions emerged, such as: what are the didactic procedures adopted by Dino as a teacher? Would there be individualized pedagogical approaches for different students? What particularities would have been relevant for your students in learning the language of the 7-string guitar? The research for the Master's Dissertation aims to investigate the pedagogical practices of the guitarist Dino 7 Cordas, based on interviews with his students, in order to propose greater subsidies for the understanding of the typical language of the 7 string guitar, established by Dino. The data inferred through the interviews and the scores with Dino's writing, made available by the par ticipating interviewees, are found here in order to increase the repertoire of teaching materials available on the 7- string guitar for possible use in the formal teaching of popular music. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O tema desta dissertação são as práticas pedagógicas de Horondino José da Silva (1918-2006), conhecido como Dino 7 Cordas. A investigação problematiza a atuação de Dino enquanto professor de violão. Suas contribuições para a linguagem do instrumento são amplamente reconhecidas. Ele foi um dos criadores e desenvolvedores da linguagem do violão de 7 cordas brasileiro. Suas gravações são referências para a prática dessa linguagem e vêm sendo objeto de estudos dentro e fora da academia. Embora Dino seja considerado como uma verdadeira “escola” sobre a linguagem do violão de 7 cordas, as abordagens dos estudos acadêmicos feitos a seu respeito são focadas em sua atuação enquanto músico executante, através de suas inúmeras gravações profissionais, e não em sua atividade enquanto professor. Essa lacuna é um dos fatores de motivação para esta dissertação, além do fato do autor desta pesquisa ter sido aluno de Dino, o que foi de extrema relevância para sua iniciação na aprendizagem da linguagem do violão de 7 Cordas. Assim, algumas indagações emergiram, tais como: quais são os procedimentos didáticos adotados por Dino enquanto professor? Haveria abordagens pedagógicas individualizadas diante de diferentes alunos? Quais particularidades teriam sido relevantes para seus alunos na aprendizagem da linguagem do violão de 7 cordas? A pesquisa para a Dissertação de Mestrado tem como objetivo investigar as práticas pedagógicas do violonista Dino 7 Cordas, a partir de entrevistas com seus alunos, com o fim de propor maiores subsídios para a compreensão da linguagem típica do violão de 7 cordas, estabelecidas por Dino. Os dados inferidos por meio das entrevistas e as partituras com a escrita de Dino, disponibilizadas pelos entrevistados participantes, se encontram aqui para fins de aumentar o repertório de materiais didáticos disponíveis sobre o violão de 7 cordas para uma possível utilização no ensino formal da música popular. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Violão de 7 cordas |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Dino 7 Cordas |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ensino-Aprendizagem |
pt_BR |