DSpace Repository

“Belle époque para quem? ” Música, segregação e repertórios, um olhar a partir do encontro com documentos do centro musical do rio de janeiro (1907-1919)

Show simple item record

dc.contributor.advisor Requião, Luciana Pires de Sá
dc.contributor.author Lima, Hudson Claudio Neres
dc.date.accessioned 2023-05-12T21:09:43Z
dc.date.available 2023-05-12T21:09:43Z
dc.date.issued 2023
dc.identifier.citation Lima, Hudson Claudio Neres. “Belle époque para quem? ” Música, segregação e repertórios, um olhar a partir do encontro com documentos do centro musical do rio de janeiro (1907-1919). Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13650
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title “Belle époque para quem? ” Música, segregação e repertórios, um olhar a partir do encontro com documentos do centro musical do rio de janeiro (1907-1919) pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR
dc.contributor.referee Requião, Luciana Pires de Sá
dc.contributor.referee Lemos, Maya Suemi
dc.contributor.referee Araújo, Samuel
dc.contributor.referee Medeiros, Alan Rafael de
dc.contributor.referee Santos, Eurides de Souza
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, Letras e Artes pt_BR
dc.subject.en segregation pt_BR
dc.subject.en Belle Époque pt_BR
dc.subject.en Centro Musical do Rio de Janeiro pt_BR
dc.subject.en musical repertoire pt_BR
dc.subject.en orchestras pt_BR
dc.subject.en work pt_BR
dc.description.abstracten This research work observes Music and the mechanisms of segregation from the question “how did musicians segregate musicians in the period that occurred in the Belle Époque in Rio de Janeiro?”. The highlighted research period is between the years 1907 and 1919. For the elaboration of the thesis, investigations were carried out in the collection of the Sindicato dos Músicos do Estado do Rio de Janeiro (SindMusi) where documents are preserved from the Centro Musical do Rio de Janeiro (CMRJ), original name of SindMusi. In the research process,names of musicians and musical activities enlisted by the institution were observed. These activities contributed to the CMRJ, through political articulations, fostering the formation of new symphonic orchestras and spaces for musical presentations in the period of civilizing project in the city of Rio de Janeiro. In the analysis, aspects of race, gender and social class that contributed or hindered the insertion of these musicians in the professional scene in Rio de Janeiro, as well as musical repertoires institutionally valued during this process, were observed. In addition, the social mobility strategies of musicians belonging to exploited classes in the first two decades of the twentieth century were observed. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Esse trabalho de pesquisa observa a Música e os mecanismos de segregação a partir da pergunta “como músicos segregavam músicos no período que ocorreu a Belle Époque no Rio de Janeiro?”. O período da pesquisa destacado está entre os anos de 1907 e 1919. Para a elaboração da tese, realizaram-se investigações no acervo do Sindicato dos Músicos do Estado do Rio de Janeiro (SindMusi) onde são conservados documentos do Centro Musical do Rio de Janeiro (CMRJ), nome originário do SindMusi. No processo de pesquisa, foram observados nomes de músicos e atividades musicais arregimentadas pela instituição. Essas atividades contribuíram para que através de articulações políticas o CMRJ fomentasse a formação de novas orquestras sinfônicas e espaços de apresentações musicais no período de projeto civilizatório na cidade do Rio de Janeiro. Na análise, foram observados aspectos de raça, gênero e classe social que contribuíram ou prejudicaram a inserção desses músicos no cenário profissional carioca bem como repertórios musicais valorizados institucionalmente durante esse processo. Em acréscimo foram observadas as estratégias de mobilidade social de músicos pertencentes as classes exploradas nas duas primeiras décadas do século XX. pt_BR
dc.subject.pt segregação pt_BR
dc.subject.pt Belle Époque pt_BR
dc.subject.pt Centro Musical do Rio de Janeiro pt_BR
dc.subject.pt repertório musical pt_BR
dc.subject.pt orquestras pt_BR
dc.subject.pt trabalho pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|