dc.contributor.advisor |
Requião, Luciana Pires de Sá |
|
dc.contributor.author |
Lima, Hudson Claudio Neres |
|
dc.date.accessioned |
2023-05-12T21:09:43Z |
|
dc.date.available |
2023-05-12T21:09:43Z |
|
dc.date.issued |
2023 |
|
dc.identifier.citation |
Lima, Hudson Claudio Neres. “Belle époque para quem? ” Música, segregação e repertórios, um olhar a partir do encontro com documentos do centro musical do rio de janeiro (1907-1919). Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13650 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
“Belle époque para quem? ” Música, segregação e repertórios, um olhar a partir do encontro com documentos do centro musical do rio de janeiro (1907-1919) |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Requião, Luciana Pires de Sá |
|
dc.contributor.referee |
Lemos, Maya Suemi |
|
dc.contributor.referee |
Araújo, Samuel |
|
dc.contributor.referee |
Medeiros, Alan Rafael de |
|
dc.contributor.referee |
Santos, Eurides de Souza |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, Letras e Artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
segregation |
pt_BR |
dc.subject.en |
Belle Époque |
pt_BR |
dc.subject.en |
Centro Musical do Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.subject.en |
musical repertoire |
pt_BR |
dc.subject.en |
orchestras |
pt_BR |
dc.subject.en |
work |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This research work observes Music and the mechanisms of segregation from the question “how did musicians segregate musicians in the period that occurred in the Belle Époque in Rio de Janeiro?”. The highlighted research period is between the years 1907 and 1919. For the elaboration of the thesis, investigations were carried out in the collection of the Sindicato dos Músicos do Estado do Rio de Janeiro (SindMusi) where documents are preserved from the Centro Musical do Rio de Janeiro (CMRJ), original name of SindMusi. In the research process,names of musicians and musical activities enlisted by the institution were observed. These activities contributed to the CMRJ, through political articulations, fostering the formation of new symphonic orchestras and spaces for musical presentations in the period of civilizing project in the city of Rio de Janeiro. In the analysis, aspects of race, gender and social class that contributed or hindered the insertion of these musicians in the professional scene in Rio de Janeiro, as well as musical repertoires institutionally valued during this process, were observed. In addition, the social mobility strategies of musicians belonging to exploited classes in the first two decades of the twentieth century were observed. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esse trabalho de pesquisa observa a Música e os mecanismos de segregação a partir da pergunta “como músicos segregavam músicos no período que ocorreu a Belle Époque no Rio de Janeiro?”. O período da pesquisa destacado está entre os anos de 1907 e 1919. Para a elaboração da tese, realizaram-se investigações no acervo do Sindicato dos Músicos do Estado do Rio de Janeiro (SindMusi) onde são conservados documentos do Centro Musical do Rio de Janeiro (CMRJ), nome originário do SindMusi. No processo de pesquisa, foram observados nomes de músicos e atividades musicais arregimentadas pela instituição. Essas atividades contribuíram para que através de articulações políticas o CMRJ fomentasse a formação de novas orquestras sinfônicas e espaços de apresentações musicais no período de projeto civilizatório na cidade do Rio de Janeiro. Na análise, foram observados aspectos de raça, gênero e classe social que contribuíram ou prejudicaram a inserção desses músicos no cenário profissional carioca bem como repertórios musicais valorizados institucionalmente durante esse processo. Em acréscimo foram observadas as estratégias de mobilidade social de músicos pertencentes as classes exploradas nas duas primeiras décadas do século XX. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
segregação |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Belle Époque |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Centro Musical do Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.subject.pt |
repertório musical |
pt_BR |
dc.subject.pt |
orquestras |
pt_BR |
dc.subject.pt |
trabalho |
pt_BR |