dc.contributor.advisor |
Vetromilla, Clayton |
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dc.contributor.author |
Carvalho, Pedro Paes de |
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dc.date.accessioned |
2023-05-12T21:09:56Z |
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dc.date.available |
2023-05-12T21:09:56Z |
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dc.date.issued |
2022 |
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dc.identifier.citation |
Carvalho, Pedro Paes de. A clarineta como expressão de interculturalidades: um estudo de multicasos. Tese (Doutorado em Música) - Programa de PósGraduação em Música, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13652 |
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dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
A clarineta como expressão de interculturalidades: um estudo de multicasos |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Abramovay, Juliano |
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dc.contributor.referee |
Vetromilla, Clayton |
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dc.contributor.referee |
Abramovay, Juliano |
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dc.contributor.referee |
Korman, Clifford |
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dc.contributor.referee |
Côrtes, Almir |
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dc.contributor.referee |
Montanha, Luis Antonio Eugenio Afonso |
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dc.contributor.referee |
Amado, Paulo Vinícius |
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dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, Letras e Artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Clarinet |
pt_BR |
dc.subject.en |
Interculturality |
pt_BR |
dc.subject.en |
Performance |
pt_BR |
dc.subject.en |
Autoethnography |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The present thesis aims to present an artistic and discursive perspective of a brazilian clarinetist in the creative process of conceptualization of an interpretative approach to the clarinet as a vehicle of expression of intercultural dialogues. Unfolding itself from performative experiences in continued contact with a local music scene in Rio de Janeiro between 2018 and 2019, the investigation seeks to explicit the emergence of a stylistic conception of musical improvisation and the clarinet as instruments of displacements and interconnections between popular music genres and repertoires. Structured in four case studies, the report articulates autoethnographic notes and video-documented performances with reflexivity, analyses and bibliographical revisions from disciplines such as Artistic Research, Performance Theory and Practice, Improvisation, Ethnomusicology, Romani and Intercultural Studies. The document’s appendices assemble interpretative tools and artistic products in video performances, transcriptions of compositions, improvised solos, melodic shapes and formulas collected and produced throughout the investigation. Exploring theoretical concepts such as the social production of space (LEFEBVRE, 1974; BERISH, 2009) and multiterritoriality (HAESBAERT, 2004), the research stems from study and performance practices of its author in search for a critical understanding of the clarinet’s potential as a producer of dialogical spaces for multiple musical cultures in performance. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O presente trabalho propõe-se a apresentar uma perspectiva artística e discursiva de um músico popular brasileiro em seu processo de construção de uma abordagem interpretativa da clarineta como veículo de expressão de diálogos interculturais. Desdobrando-se a partir de experiências de performance vividas num circuito musical intercultural na cidade do Rio de Janeiro entre os anos de 2018 e 2019, a investigação consiste em uma busca autoetnográfica que lança luzes sobre o devir de uma concepção estilística da clarineta e da improvisação como instrumentos de nomadismos e interconexões entre repertórios e gêneros diversos de música popular, através de um estudo de multicasos. Neste sentido, o relatório enfoca vestígios e componentes estruturais deste processo, articulando escrita autoetnográfica e registros de performances em áudio e vídeo com reflexões, análises e revisão bibliográfica. Os apêndices do documento reúnem ferramentas interpretativas e produtos artísticos, entre transcrições de composições, improvisações e desenhos melódicos coletados e produzidos ao longo da investigação. Explorando os conceitos teóricos de produção social de espaços representacionais (LEFEBVRE, 1974; BERISH, 2009) e multiterritorialidade (HAESBAERT, 2004), a pesquisa parte de práticas de estudo e performance do autor em busca de melhor compreender as potencialidades da clarineta e da improvisação como produtores de espaços dialógicos de múltiplas culturas musicais na contemporaneidade. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Clarineta |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Interculturalidade |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Práticas Interpretativas |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Autoetnografia |
pt_BR |