DSpace Repository

A clarineta como expressão de interculturalidades: um estudo de multicasos

Show simple item record

dc.contributor.advisor Vetromilla, Clayton
dc.contributor.author Carvalho, Pedro Paes de
dc.date.accessioned 2023-05-12T21:09:56Z
dc.date.available 2023-05-12T21:09:56Z
dc.date.issued 2022
dc.identifier.citation Carvalho, Pedro Paes de. A clarineta como expressão de interculturalidades: um estudo de multicasos. Tese (Doutorado em Música) - Programa de PósGraduação em Música, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13652
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title A clarineta como expressão de interculturalidades: um estudo de multicasos pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR
dc.contributor.advisor-co Abramovay, Juliano
dc.contributor.referee Vetromilla, Clayton
dc.contributor.referee Abramovay, Juliano
dc.contributor.referee Korman, Clifford
dc.contributor.referee Côrtes, Almir
dc.contributor.referee Montanha, Luis Antonio Eugenio Afonso
dc.contributor.referee Amado, Paulo Vinícius
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, Letras e Artes pt_BR
dc.subject.en Clarinet pt_BR
dc.subject.en Interculturality pt_BR
dc.subject.en Performance pt_BR
dc.subject.en Autoethnography pt_BR
dc.description.abstracten The present thesis aims to present an artistic and discursive perspective of a brazilian clarinetist in the creative process of conceptualization of an interpretative approach to the clarinet as a vehicle of expression of intercultural dialogues. Unfolding itself from performative experiences in continued contact with a local music scene in Rio de Janeiro between 2018 and 2019, the investigation seeks to explicit the emergence of a stylistic conception of musical improvisation and the clarinet as instruments of displacements and interconnections between popular music genres and repertoires. Structured in four case studies, the report articulates autoethnographic notes and video-documented performances with reflexivity, analyses and bibliographical revisions from disciplines such as Artistic Research, Performance Theory and Practice, Improvisation, Ethnomusicology, Romani and Intercultural Studies. The document’s appendices assemble interpretative tools and artistic products in video performances, transcriptions of compositions, improvised solos, melodic shapes and formulas collected and produced throughout the investigation. Exploring theoretical concepts such as the social production of space (LEFEBVRE, 1974; BERISH, 2009) and multiterritoriality (HAESBAERT, 2004), the research stems from study and performance practices of its author in search for a critical understanding of the clarinet’s potential as a producer of dialogical spaces for multiple musical cultures in performance. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt O presente trabalho propõe-se a apresentar uma perspectiva artística e discursiva de um músico popular brasileiro em seu processo de construção de uma abordagem interpretativa da clarineta como veículo de expressão de diálogos interculturais. Desdobrando-se a partir de experiências de performance vividas num circuito musical intercultural na cidade do Rio de Janeiro entre os anos de 2018 e 2019, a investigação consiste em uma busca autoetnográfica que lança luzes sobre o devir de uma concepção estilística da clarineta e da improvisação como instrumentos de nomadismos e interconexões entre repertórios e gêneros diversos de música popular, através de um estudo de multicasos. Neste sentido, o relatório enfoca vestígios e componentes estruturais deste processo, articulando escrita autoetnográfica e registros de performances em áudio e vídeo com reflexões, análises e revisão bibliográfica. Os apêndices do documento reúnem ferramentas interpretativas e produtos artísticos, entre transcrições de composições, improvisações e desenhos melódicos coletados e produzidos ao longo da investigação. Explorando os conceitos teóricos de produção social de espaços representacionais (LEFEBVRE, 1974; BERISH, 2009) e multiterritorialidade (HAESBAERT, 2004), a pesquisa parte de práticas de estudo e performance do autor em busca de melhor compreender as potencialidades da clarineta e da improvisação como produtores de espaços dialógicos de múltiplas culturas musicais na contemporaneidade. pt_BR
dc.subject.pt Clarineta pt_BR
dc.subject.pt Interculturalidade pt_BR
dc.subject.pt Práticas Interpretativas pt_BR
dc.subject.pt Autoetnografia pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|