DSpace Repository

Transformação e Apropriação: O teatro de Richard Foreman

Show simple item record

dc.contributor.advisor Lima, Evelyn Furquim Werneck
dc.contributor.author Fernandes, Milena
dc.date.accessioned 2023-05-19T20:25:51Z
dc.date.available 2023-05-19T20:25:51Z
dc.date.issued 2023-01-25
dc.identifier.citation Fernandes, Milena. Transformação e Apropriação: O teatro de Richard Foreman. 2023. 105 f. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas) – Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2023 pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13658
dc.description.sponsorship capes pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Transformação e Apropriação: O teatro de Richard Foreman pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Lima, Evelyn Furquim Werneck
dc.contributor.referee Drago, Niuxa Dias
dc.contributor.referee Machado, Leonardo Ramos Munk
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, letras e artes pt_BR
dc.subject.en Richard Foreman pt_BR
dc.subject.en Theatre pt_BR
dc.subject.en Appropriation pt_BR
dc.description.abstracten Entitled Transformation and Appropriation: The Theater of Richard Foreman, this investigation aims to deepen the knowledge about the theater developed by Foreman, a famous theatre director of the 20th and 21st centuries. Transformation and appropriation conceptually represent the theatrical proposal that permeates the artist´s works, and the research deepens the knowledge about his theater. The dissertation also identifies the theatrical poetics of thinkers like Bertolt Brecht and Gertrude Stein, which were appropriated and transformed by Foreman, enriching the experiments performed in the Ontological-Hysteric Theatre, a group he has directed since 1968. Those inspirations presented in his poetics also enlarge the reflections on contemporary Theatre innovation. The research also includes a historical survey of Foreman's career as an artist, playwright, director, set designer, and filmmaker who, since the 1970s, has used the emotion of performing sound and visual arts as his theatrical poetics. This dissertation contributes to introducing a bibliography in Portuguese about the North American director, noting the absence of translated bibliographies in Brazil. Books, articles, and interviews authored by Foreman were translated into Portuguese and used as primary sources, which address the artist through his theater throughout research. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Intitulada Transformação e Apropriação: O teatro de Richard Foreman, esta visa aprofundar o conhecimento a respeito do teatro desenvolvido por Foreman, famoso diretor teatral dos séculos XX e XXI. O termo transformação e apropriação representa conceitualmente a proposta teatral que permeia o trabalho do diretor e a pesquisa contempla a observação de suas obras, aprofundando o conhecimento a respeito do teatro desenvolvido e praticado por este artista. Paralelamente, identificou as diferentes poéticas teatrais de pensadores como Bertolt Brecht e Gertrude Stein apropriados e transformados por Foreman que enriquecem as experimentações executadas no Ontological-Hysteric Theater, grupo dirigido pelo encenador desde 1968. As inspirações presentes em sua poética também enriquecem as reflexões relacionadas às mudanças ocorridas no campo do teatro. A pesquisa contempla ainda o levantamento histórico da trajetória de Foreman em sua condição de artista, dramaturgo, encenador, cenógrafo e cineasta, que desde os anos 1970 tem como poética teatral a junção das artes performativas, sonoras e visuais. Essa dissertação contribui também com a criação de bibliografia na língua portuguesa sobre o trabalho desenvolvido pelo encenador norte-americano, notada a ausência de bibliografias traduzidas para o português e a relevância do artista no mundo contemporâneo. A pesquisa se desenvolveu a partir de livros, artigos e entrevistas de autoria de Foreman, fontes primárias que enfocam o teatro praticado pelo encenador em seus diferentes aspectos e que foram traduzidas pela autora ao longo da investigação. pt_BR
dc.subject.pt Richard Foreman pt_BR
dc.subject.pt teatro pt_BR
dc.subject.pt apropriação pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|