dc.contributor.advisor |
Süssekind, Flora |
|
dc.contributor.author |
Martins, Marília Guimarães |
|
dc.date.accessioned |
2023-05-19T20:26:11Z |
|
dc.date.available |
2023-05-19T20:26:11Z |
|
dc.date.issued |
2023-03 |
|
dc.identifier.citation |
Martins, Marília Guimarães. ATUAÇÃO-ENTRE-MEIOS: Cena e Tecnologia nas versões de Bia Lessa, Christiane Jatahy e Elizabeth LeCompte/Wooster Group para As três irmãs de Tchekhov. 2023. 458 f. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13660 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
ATUAÇÃO-ENTRE-MEIOS: Cena e Tecnologia nas versões de Bia Lessa, Christiane Jatahy e Elizabeth LeCompte/Wooster Group para As três irmãs de Tchekhov |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Süssekind, Flora |
|
dc.contributor.referee |
Ramos, Luiz Fernando |
|
dc.contributor.referee |
Monteiro, Gabriel Lirio Gurgel |
|
dc.contributor.referee |
Moreira, Inês Cardoso Martins |
|
dc.contributor.referee |
Werneck, Maria Helena |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, letras e artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
between-mediums-performance |
pt_BR |
dc.subject.en |
scene and technology |
pt_BR |
dc.subject.en |
The three sisters |
pt_BR |
dc.subject.en |
Elizabeth LeCompte/Wooster Group (Brace up!) |
pt_BR |
dc.subject.en |
Christiane Jatahy (What if they went to Moscow?) |
pt_BR |
dc.subject.en |
Bia Lessa (The 3 Sisters) |
pt_BR |
dc.subject.en |
Anton Chekhov |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This work has as its structuring axis the play The three sisters (1900), by Anton Chekhov, which unfolded in three scenic versions conceived by the women-artists, with whom I dialogued between 2017 and 2022: Bia Lessa (The 3 sisters, de 1998), Christiane Jatahy (What if they went to Moscow?, de 2014) and Elizabeth LeCompte/Wooster Group (Brace up!, de 1991). The field of study, focused on themes related to the contemporary scene, is delimited by the interest in the relationship between scene and technology. A hypothesis that guided the work was the idea that thinking about art and technique would be, in some way, thinking about the space-time-between-things, or about the way things – human or not – perform-between-mediums, in the theater. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esse trabalho tem como eixo estruturante a peça As três irmãs (1900), de Anton Tchekhov, que se desdobrou nas três versões cênicas concebidas pelas artistas-mulheres, com as quais dialoguei entre 2017 e 2022: Bia Lessa (As 3 irmãs, de 1998), Christiane Jatahy (E se elas fossem para Moscou?, de 2014) e Elizabeth LeCompte/Wooster Group (Brace up!, de 1991). O campo do estudo, focado em temas relativos à cena contemporânea, delimita-se pelo interesse nas relações entre cena e tecnologia. Uma hipótese que guiou o trabalho foi a ideia de que pensar sobre arte e técnica seria, de algum modo, pensar sobre o espaço-tempo-entreas-coisas, ou sobre o modo como as coisas – humanas ou não – atuam-entre-meios, no teatro. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
atuação-entre-meios |
pt_BR |
dc.subject.pt |
cena e tecnologia |
pt_BR |
dc.subject.pt |
As três irmãs |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Anton Tchekhov |
pt_BR |