DSpace Repository

ATUAÇÃO-ENTRE-MEIOS: Cena e Tecnologia nas versões de Bia Lessa, Christiane Jatahy e Elizabeth LeCompte/Wooster Group para As três irmãs de Tchekhov

Show simple item record

dc.contributor.advisor Süssekind, Flora
dc.contributor.author Martins, Marília Guimarães
dc.date.accessioned 2023-05-19T20:26:11Z
dc.date.available 2023-05-19T20:26:11Z
dc.date.issued 2023-03
dc.identifier.citation Martins, Marília Guimarães. ATUAÇÃO-ENTRE-MEIOS: Cena e Tecnologia nas versões de Bia Lessa, Christiane Jatahy e Elizabeth LeCompte/Wooster Group para As três irmãs de Tchekhov. 2023. 458 f. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13660
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title ATUAÇÃO-ENTRE-MEIOS: Cena e Tecnologia nas versões de Bia Lessa, Christiane Jatahy e Elizabeth LeCompte/Wooster Group para As três irmãs de Tchekhov pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR
dc.contributor.referee Süssekind, Flora
dc.contributor.referee Ramos, Luiz Fernando
dc.contributor.referee Monteiro, Gabriel Lirio Gurgel
dc.contributor.referee Moreira, Inês Cardoso Martins
dc.contributor.referee Werneck, Maria Helena
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, letras e artes pt_BR
dc.subject.en between-mediums-performance pt_BR
dc.subject.en scene and technology pt_BR
dc.subject.en The three sisters pt_BR
dc.subject.en Elizabeth LeCompte/Wooster Group (Brace up!) pt_BR
dc.subject.en Christiane Jatahy (What if they went to Moscow?) pt_BR
dc.subject.en Bia Lessa (The 3 Sisters) pt_BR
dc.subject.en Anton Chekhov pt_BR
dc.description.abstracten This work has as its structuring axis the play The three sisters (1900), by Anton Chekhov, which unfolded in three scenic versions conceived by the women-artists, with whom I dialogued between 2017 and 2022: Bia Lessa (The 3 sisters, de 1998), Christiane Jatahy (What if they went to Moscow?, de 2014) and Elizabeth LeCompte/Wooster Group (Brace up!, de 1991). The field of study, focused on themes related to the contemporary scene, is delimited by the interest in the relationship between scene and technology. A hypothesis that guided the work was the idea that thinking about art and technique would be, in some way, thinking about the space-time-between-things, or about the way things – human or not – perform-between-mediums, in the theater. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Esse trabalho tem como eixo estruturante a peça As três irmãs (1900), de Anton Tchekhov, que se desdobrou nas três versões cênicas concebidas pelas artistas-mulheres, com as quais dialoguei entre 2017 e 2022: Bia Lessa (As 3 irmãs, de 1998), Christiane Jatahy (E se elas fossem para Moscou?, de 2014) e Elizabeth LeCompte/Wooster Group (Brace up!, de 1991). O campo do estudo, focado em temas relativos à cena contemporânea, delimita-se pelo interesse nas relações entre cena e tecnologia. Uma hipótese que guiou o trabalho foi a ideia de que pensar sobre arte e técnica seria, de algum modo, pensar sobre o espaço-tempo-entreas-coisas, ou sobre o modo como as coisas – humanas ou não – atuam-entre-meios, no teatro. pt_BR
dc.subject.pt atuação-entre-meios pt_BR
dc.subject.pt cena e tecnologia pt_BR
dc.subject.pt As três irmãs pt_BR
dc.subject.pt Anton Tchekhov pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|