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Criação em dança a partir de práticas de cuidado: a experiência da performance Cozinha Compartida

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dc.contributor.advisor Feix, Tania Alice
dc.contributor.author Silva, Bárbara Conceição Santos da
dc.date.accessioned 2023-05-19T20:26:16Z
dc.date.available 2023-05-19T20:26:16Z
dc.date.issued 2023-04-11
dc.identifier.citation Silva, Bárbara Conceição Santos da. Criação em dança a partir de práticas de cuidado: a experiência da performance Cozinha Compartida. 2023. 197 f. Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) – Departamento de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13661
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Criação em dança a partir de práticas de cuidado: a experiência da performance Cozinha Compartida pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR
dc.contributor.referee Feix, Tania Alice
dc.contributor.referee Bonfim, Carolina Felice
dc.contributor.referee Fernandes, Ciane
dc.contributor.referee Sielder, Elke
dc.contributor.referee Ramos, Enamar
dc.contributor.referee Keiserman, Nara
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, Letras e Artes pt_BR
dc.subject.en cooking pt_BR
dc.subject.en creative process in dance pt_BR
dc.subject.en Pilates method pt_BR
dc.subject.en Authentic Movement pt_BR
dc.subject.en Practice as Research pt_BR
dc.description.abstracten Esta tese tem por objetivo discutir a criação em dança a partir de duas abordagens somáticas – o Método Pilates e o Movimento Autêntico – tomando a cozinha como possibilidade metodológica. A problemática consiste em investigar como ocorre a colaboração entre essas práticas para a criação, e como a cozinha e a comida podem instaurar estados de dança. Minha hipótese, evidenciada ao longo da pesquisa, é de que essas abordagens podem ser vivenciadas como práticas de cuidado. Para tanto, elegem-se três campos de pesquisa: a preparação corporal Cavalgarse; a participação no processo criativo de videodança Assentação; e a realização da performance Cozinha comPartida e das vivências que ela inspirou. Desde a experiência com esta performance adaptada ao contexto pandêmico, a cozinha é compreendida como campo prático, afetivo e criativo. Em se tratando de uma investigação de caráter experimental adotase como metodologia a Prática como Pesquisa e, como modalidade desta, a Pesquisa SomáticoPerformativa. Dialoga-se com autores da Filosofia, Antropologia, História, Performance, Somática e Dança. Apresentam-se os trabalhos de outros artistas que estabelecem relação entre a comida e a criação, a fim de estabelecer aproximações e destacar singularidades entre suas obras e a Cozinha comPartida. Foi possível constatar que através das dimensões desta performance e das ações que ela animou há uma sugestiva trama afetiva entre os participantes e a comida como potência criativa. A “dança-eco” que emerge da integração entre corpo e comida está associada a estados emocionais que são ativados desde as memórias afetivas e gustativas atualizadas. Improvisar a partir de elementos constitutivos do Movimento Autêntico possibilita encorpar qualidades que dão consistência expressiva, sensória e imagética à dança. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Esta tese tem por objetivo discutir a criação em dança a partir de duas abordagens somáticas – o Método Pilates e o Movimento Autêntico – tomando a cozinha como possibilidade metodológica. A problemática consiste em investigar como ocorre a colaboração entre essas práticas para a criação, e como a cozinha e a comida podem instaurar estados de dança. Minha hipótese, evidenciada ao longo da pesquisa, é de que essas abordagens podem ser vivenciadas como práticas de cuidado. Para tanto, elegem-se três campos de pesquisa: a preparação corporal Cavalgarse; a participação no processo criativo de videodança Assentação; e a realização da performance Cozinha comPartida e das vivências que ela inspirou. Desde a experiência com esta performance adaptada ao contexto pandêmico, a cozinha é compreendida como campo prático, afetivo e criativo. Em se tratando de uma investigação de caráter experimental adotase como metodologia a Prática como Pesquisa e, como modalidade desta, a Pesquisa SomáticoPerformativa. Dialoga-se com autores da Filosofia, Antropologia, História, Performance, Somática e Dança. Apresentam-se os trabalhos de outros artistas que estabelecem relação entre a comida e a criação, a fim de estabelecer aproximações e destacar singularidades entre suas obras e a Cozinha comPartida. Foi possível constatar que através das dimensões desta performance e das ações que ela animou há uma sugestiva trama afetiva entre os participantes e a comida como potência criativa. A “dança-eco” que emerge da integração entre corpo e comida está associada a estados emocionais que são ativados desde as memórias afetivas e gustativas atualizadas. Improvisar a partir de elementos constitutivos do Movimento Autêntico possibilita encorpar qualidades que dão consistência expressiva, sensória e imagética à dança. pt_BR
dc.subject.pt cozinha pt_BR
dc.subject.pt criação em dança pt_BR
dc.subject.pt Método Pilates pt_BR
dc.subject.pt Movimento Autêntico pt_BR
dc.subject.pt Prática como Pesquisa pt_BR


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