dc.contributor.advisor |
Feix, Tania Alice |
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dc.contributor.author |
Silva, Bárbara Conceição Santos da |
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dc.date.accessioned |
2023-05-19T20:26:16Z |
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dc.date.available |
2023-05-19T20:26:16Z |
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dc.date.issued |
2023-04-11 |
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dc.identifier.citation |
Silva, Bárbara Conceição Santos da. Criação em dança a partir de práticas de cuidado: a experiência da performance Cozinha Compartida. 2023. 197 f. Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) – Departamento de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13661 |
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dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Criação em dança a partir de práticas de cuidado: a experiência da performance Cozinha Compartida |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Feix, Tania Alice |
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dc.contributor.referee |
Bonfim, Carolina Felice |
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dc.contributor.referee |
Fernandes, Ciane |
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dc.contributor.referee |
Sielder, Elke |
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dc.contributor.referee |
Ramos, Enamar |
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dc.contributor.referee |
Keiserman, Nara |
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dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, Letras e Artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
cooking |
pt_BR |
dc.subject.en |
creative process in dance |
pt_BR |
dc.subject.en |
Pilates method |
pt_BR |
dc.subject.en |
Authentic Movement |
pt_BR |
dc.subject.en |
Practice as Research |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
Esta tese tem por objetivo discutir a criação em dança a partir de duas abordagens somáticas – o Método Pilates e o Movimento Autêntico – tomando a cozinha como possibilidade metodológica. A problemática consiste em investigar como ocorre a colaboração entre essas práticas para a criação, e como a cozinha e a comida podem instaurar estados de dança. Minha hipótese, evidenciada ao longo da pesquisa, é de que essas abordagens podem ser vivenciadas como práticas de cuidado. Para tanto, elegem-se três campos de pesquisa: a preparação corporal Cavalgarse; a participação no processo criativo de videodança Assentação; e a realização da performance Cozinha comPartida e das vivências que ela inspirou. Desde a experiência com esta performance adaptada ao contexto pandêmico, a cozinha é compreendida como campo prático, afetivo e criativo. Em se tratando de uma investigação de caráter experimental adotase como metodologia a Prática como Pesquisa e, como modalidade desta, a Pesquisa SomáticoPerformativa. Dialoga-se com autores da Filosofia, Antropologia, História, Performance, Somática e Dança. Apresentam-se os trabalhos de outros artistas que estabelecem relação entre a comida e a criação, a fim de estabelecer aproximações e destacar singularidades entre suas obras e a Cozinha comPartida. Foi possível constatar que através das dimensões desta performance e das ações que ela animou há uma sugestiva trama afetiva entre os participantes e a comida como potência criativa. A “dança-eco” que emerge da integração entre corpo e comida está associada a estados emocionais que são ativados desde as memórias afetivas e gustativas atualizadas. Improvisar a partir de elementos constitutivos do Movimento Autêntico possibilita encorpar qualidades que dão consistência expressiva, sensória e imagética à dança. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta tese tem por objetivo discutir a criação em dança a partir de duas abordagens somáticas – o Método Pilates e o Movimento Autêntico – tomando a cozinha como possibilidade metodológica. A problemática consiste em investigar como ocorre a colaboração entre essas práticas para a criação, e como a cozinha e a comida podem instaurar estados de dança. Minha hipótese, evidenciada ao longo da pesquisa, é de que essas abordagens podem ser vivenciadas como práticas de cuidado. Para tanto, elegem-se três campos de pesquisa: a preparação corporal Cavalgarse; a participação no processo criativo de videodança Assentação; e a realização da performance Cozinha comPartida e das vivências que ela inspirou. Desde a experiência com esta performance adaptada ao contexto pandêmico, a cozinha é compreendida como campo prático, afetivo e criativo. Em se tratando de uma investigação de caráter experimental adotase como metodologia a Prática como Pesquisa e, como modalidade desta, a Pesquisa SomáticoPerformativa. Dialoga-se com autores da Filosofia, Antropologia, História, Performance, Somática e Dança. Apresentam-se os trabalhos de outros artistas que estabelecem relação entre a comida e a criação, a fim de estabelecer aproximações e destacar singularidades entre suas obras e a Cozinha comPartida. Foi possível constatar que através das dimensões desta performance e das ações que ela animou há uma sugestiva trama afetiva entre os participantes e a comida como potência criativa. A “dança-eco” que emerge da integração entre corpo e comida está associada a estados emocionais que são ativados desde as memórias afetivas e gustativas atualizadas. Improvisar a partir de elementos constitutivos do Movimento Autêntico possibilita encorpar qualidades que dão consistência expressiva, sensória e imagética à dança. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
cozinha |
pt_BR |
dc.subject.pt |
criação em dança |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Método Pilates |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Movimento Autêntico |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Prática como Pesquisa |
pt_BR |