dc.contributor.advisor |
Elias Junior, Alberto Calil |
|
dc.contributor.author |
Rodrigues, Yule dos Banhos de Souza |
|
dc.date.accessioned |
2023-05-19T21:00:23Z |
|
dc.date.available |
2023-05-19T21:00:23Z |
|
dc.date.issued |
2022-07-27 |
|
dc.identifier.citation |
RODRIGUES, Yule dos Banhos de Souza. Teacher-librarian: uma “nova” perspectiva para a atuação do bibliotecário na educação brasileira. 2022. 88 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Biblioteconomia)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13664 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Teacher-librarian: uma “nova” perspectiva para a atuação do bibliotecário na educação brasileira |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Teacher-librarian: a “new” perspective for the role of the librarian in Brazilian education. |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Elias Junior, Alberto Calil |
|
dc.contributor.referee |
Nascimento, Bruna Silva do |
|
dc.contributor.referee |
Zattar, Marianna |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
BIBLIOTECONOMIA |
pt_BR |
dc.subject.en |
School Library |
pt_BR |
dc.subject.en |
School Librarians |
pt_BR |
dc.subject.en |
Educator Librarian |
pt_BR |
dc.subject.en |
Teacher Librarian |
pt_BR |
dc.subject.en |
Inter-national Schools |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
It reflects on the ideia of the Teacher Librarian’s term by approaching his actions to that of the school librarian. Discusses the school library as a living and active organism in the institution that is inserted, presenting the scenario of a school library. It presents conceptions of different authors on the concept of the school library and its potential. It alludes to the school librarian and the educational practices of this professional, emphasizing their space and their doing with the student's teaching-learning process. Identifies international English language schools lo-cated in the city of Rio de Janeiro state. It investigates the performance of school librarians in these schools in order to compare their performances and how these institutions observe these professionals, with the aim of bringing the Teacher Librarian closer. Its main objective is to discuss the differences and approximations between the practices of the school librarian and the Teacher Librarian from the performance in international schools located in Rio de Janeiro state. It is described as a quantitative and qualitative study, with a bibliographic survey about the keywords school library, school librarian, educator librarian, Teacher Librarian. It also displays interviews with the librarians responsible for the institutions studied. The collected results were analyzed and make up this research helping in the elaboration of the product suggestion. The urgent need for a discussion on the subject is highlighted. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Reflete acerca da conceituação do termo de Teacher Librarian ao aproximar seus fazeres com as práticas do bibliotecário escolar. Discorre sobre a biblioteca escolar como um organismo vivo e ativo na instituição que está inserida. Apresenta concepções de diferentes autores sobre o conceito da biblioteca escolar e sua potencialidade. Faz alusão sobre o bibliotecário escolar e as práticas educativas desse profissional, ressaltando seu espaço e seu fazer com o processo de ensino-aprendizagem do aluno. Identifica as escolas internacionais de língua inglesa localizadas no município do estado do Rio de Janeiro. Investiga a atuação de bibliotecários escolares nessas escolas de modo a comparar suas atuações e como essas instituições encaram esses profissio-nais, com o objetivo de aproximação ao Teacher Librarian. Apresenta como objetivo principal discutir as diferenças e aproximações entre as práticas do bibliotecário escolar e do Teacher Librarian a partir da atuação em escolas internacionais localizadas no estado do Rio de Janeiro. Descreve-se como um estudo quantitativo e qualitativo, contando com levantamento bibliográ-fico acerca das palavras-chaves biblioteca escolar, bibliotecário escolar, bibliotecário educador e Teacher Librarian. Exibe ainda entrevistas às bibliotecárias responsáveis pelas instituições estudadas. Os resultados coletados foram analisados e compõem esta pesquisa auxiliando na elaboração da sugestão de produto. Destaca-se a necessidade urgente de uma discussão sobre a temática. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Biblioteca Escolar |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Bibliotecário Escolar |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Bibliotecário Educador |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Teacher Librarian |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Escolas Internacionais |
pt_BR |