DSpace Repository

Teacher-librarian: uma “nova” perspectiva para a atuação do bibliotecário na educação brasileira

Show simple item record

dc.contributor.advisor Elias Junior, Alberto Calil
dc.contributor.author Rodrigues, Yule dos Banhos de Souza
dc.date.accessioned 2023-05-19T21:00:23Z
dc.date.available 2023-05-19T21:00:23Z
dc.date.issued 2022-07-27
dc.identifier.citation RODRIGUES, Yule dos Banhos de Souza. Teacher-librarian: uma “nova” perspectiva para a atuação do bibliotecário na educação brasileira. 2022. 88 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Biblioteconomia)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13664
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Teacher-librarian: uma “nova” perspectiva para a atuação do bibliotecário na educação brasileira pt_BR
dc.title.alternative Teacher-librarian: a “new” perspective for the role of the librarian in Brazilian education. pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Elias Junior, Alberto Calil
dc.contributor.referee Nascimento, Bruna Silva do
dc.contributor.referee Zattar, Marianna
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Profissional pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO pt_BR
dc.subject.cnpq BIBLIOTECONOMIA pt_BR
dc.subject.en School Library pt_BR
dc.subject.en School Librarians pt_BR
dc.subject.en Educator Librarian pt_BR
dc.subject.en Teacher Librarian pt_BR
dc.subject.en Inter-national Schools pt_BR
dc.description.abstracten It reflects on the ideia of the Teacher Librarian’s term by approaching his actions to that of the school librarian. Discusses the school library as a living and active organism in the institution that is inserted, presenting the scenario of a school library. It presents conceptions of different authors on the concept of the school library and its potential. It alludes to the school librarian and the educational practices of this professional, emphasizing their space and their doing with the student's teaching-learning process. Identifies international English language schools lo-cated in the city of Rio de Janeiro state. It investigates the performance of school librarians in these schools in order to compare their performances and how these institutions observe these professionals, with the aim of bringing the Teacher Librarian closer. Its main objective is to discuss the differences and approximations between the practices of the school librarian and the Teacher Librarian from the performance in international schools located in Rio de Janeiro state. It is described as a quantitative and qualitative study, with a bibliographic survey about the keywords school library, school librarian, educator librarian, Teacher Librarian. It also displays interviews with the librarians responsible for the institutions studied. The collected results were analyzed and make up this research helping in the elaboration of the product suggestion. The urgent need for a discussion on the subject is highlighted. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Reflete acerca da conceituação do termo de Teacher Librarian ao aproximar seus fazeres com as práticas do bibliotecário escolar. Discorre sobre a biblioteca escolar como um organismo vivo e ativo na instituição que está inserida. Apresenta concepções de diferentes autores sobre o conceito da biblioteca escolar e sua potencialidade. Faz alusão sobre o bibliotecário escolar e as práticas educativas desse profissional, ressaltando seu espaço e seu fazer com o processo de ensino-aprendizagem do aluno. Identifica as escolas internacionais de língua inglesa localizadas no município do estado do Rio de Janeiro. Investiga a atuação de bibliotecários escolares nessas escolas de modo a comparar suas atuações e como essas instituições encaram esses profissio-nais, com o objetivo de aproximação ao Teacher Librarian. Apresenta como objetivo principal discutir as diferenças e aproximações entre as práticas do bibliotecário escolar e do Teacher Librarian a partir da atuação em escolas internacionais localizadas no estado do Rio de Janeiro. Descreve-se como um estudo quantitativo e qualitativo, contando com levantamento bibliográ-fico acerca das palavras-chaves biblioteca escolar, bibliotecário escolar, bibliotecário educador e Teacher Librarian. Exibe ainda entrevistas às bibliotecárias responsáveis pelas instituições estudadas. Os resultados coletados foram analisados e compõem esta pesquisa auxiliando na elaboração da sugestão de produto. Destaca-se a necessidade urgente de uma discussão sobre a temática. pt_BR
dc.subject.pt Biblioteca Escolar pt_BR
dc.subject.pt Bibliotecário Escolar pt_BR
dc.subject.pt Bibliotecário Educador pt_BR
dc.subject.pt Teacher Librarian pt_BR
dc.subject.pt Escolas Internacionais pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|