dc.contributor.advisor |
Calil Junior, Alberto |
|
dc.contributor.author |
Casimiro, Lilian Cristina da Silva Ramos |
|
dc.date.accessioned |
2023-05-31T20:27:53Z |
|
dc.date.available |
2023-05-31T20:27:53Z |
|
dc.date.issued |
2022-07-22 |
|
dc.identifier.citation |
CASIMIRO, Lilian Cristina da Silva Ramos. Política de leitura na Socioeducação do Degase: propostas para sua construção. 2022. 136 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Biblioteconomia)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13666 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Política de leitura na Socioeducação do Degase: propostas para sua construção |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Reading policies in the Socioeducation of Degase: proposals for their Construction |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Elisa Campos, Machado |
|
dc.contributor.referee |
Calil Junior, Alberto |
|
dc.contributor.referee |
Machado, Elisa Campos |
|
dc.contributor.referee |
Alencar, Patrícia Vargas |
|
dc.contributor.referee |
Julião, Elionaldo Fernandes |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
BIBLIOTECONOMIA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Reading |
pt_BR |
dc.subject.en |
Reader training |
pt_BR |
dc.subject.en |
Adolescents in deprivation of liberty |
pt_BR |
dc.subject.en |
Reading Policies |
pt_BR |
dc.subject.en |
Degase |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This research seeks guidelines for the construction of a policy to encourage reading by adolescents and young people, who live in conditions of social vulnerability and are complying with the Department of Socio-educational Measures in General (Degase). It is characterized as an exploratory research, of an applied nature with a qualitative approach. It adopts the bibliographic and documental survey with the application of content analysis based on Bardin's proposal. It presents the concepts of reading, social policy, socio-education, public reading and, specifying the types of reading for understanding, interpretation and enjoyment. Shows the program for young people in deprivation of liberty in the socio-educational system of the State of Rio de Janeiro, where it can be seen that they are between the ages of 15 and 17, and mostly male (97%), black (76%) and attending the 5th and 6th year of elementary school, and living with more than 6 people in the same house, needing to work between the ages of 10 and 15 and the responsible family member has not completed elementary school. It analyzes the international, national and Rio de Janeiro state documents that guide socio-education in Degase, and verifies the orientation of the implementation of libraries with an offer of books, newspapers, magazines and other informative resources, as well as the guarantee of fundamental fundamental rights to the human person, especially in the condition of children and adolescents, among them, education, culture and leisure. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta pesquisa busca apresentar propostas para a construção de uma política de estímulo à leitura de adolescentes e jovens, que vivem em condições de vulnerabilidade social e encontram-se cumprindo medida socioeducativa no Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase). Caracteriza-se como uma pesquisa exploratória, de natureza aplicada com abordagem qualitativa. Adota o levantamento bibliográfico e documental com aplicação da análise de conteúdo baseado na proposta de Bardin. Apresenta os conceitos de adolescência, vulnerabilidade social, socioeducação, Políticas Públicas e leitura, especificando seus tipos em leitura para compreensão, interpretação e fruição. Exibe o panorama dos jovens em privação de liberdade no sistema socioeducativo do Estado do Rio de Janeiro, onde constata que estão na faixa etária de 15 e 17 anos, e em sua maioria do sexo masculino (97%), negros (76%), cursando o 5º e o 6º ano do ensino fundamental, e residindo com mais de 6 pessoas na mesma casa, precisando trabalhar entre os 10 e 15 anos e o familiar responsável não completou o ensino fundamental. Analisa os documentos internacionais, nacionais e do estado do Rio de Janeiro que norteiam a socioeducação no Degase, e verifica a orientação da implementação de bibliotecas com a oferta de livros, jornais, revistas e outros recursos informacionais, bem como a garantia dos direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sobretudo na condição de criança e adolescente, dentre eles, a educação, cultura e lazer. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Formação de leitores |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Adolescentes em privação de liberdade |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Políticas de leitura |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Degase |
pt_BR |