DSpace Repository

Política de leitura na Socioeducação do Degase: propostas para sua construção

Show simple item record

dc.contributor.advisor Calil Junior, Alberto
dc.contributor.author Casimiro, Lilian Cristina da Silva Ramos
dc.date.accessioned 2023-05-31T20:27:53Z
dc.date.available 2023-05-31T20:27:53Z
dc.date.issued 2022-07-22
dc.identifier.citation CASIMIRO, Lilian Cristina da Silva Ramos. Política de leitura na Socioeducação do Degase: propostas para sua construção. 2022. 136 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Biblioteconomia)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13666
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Política de leitura na Socioeducação do Degase: propostas para sua construção pt_BR
dc.title.alternative Reading policies in the Socioeducation of Degase: proposals for their Construction pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.advisor-co Elisa Campos, Machado
dc.contributor.referee Calil Junior, Alberto
dc.contributor.referee Machado, Elisa Campos
dc.contributor.referee Alencar, Patrícia Vargas
dc.contributor.referee Julião, Elionaldo Fernandes
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Profissional pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO pt_BR
dc.subject.cnpq BIBLIOTECONOMIA pt_BR
dc.subject.en Reading pt_BR
dc.subject.en Reader training pt_BR
dc.subject.en Adolescents in deprivation of liberty pt_BR
dc.subject.en Reading Policies pt_BR
dc.subject.en Degase pt_BR
dc.description.abstracten This research seeks guidelines for the construction of a policy to encourage reading by adolescents and young people, who live in conditions of social vulnerability and are complying with the Department of Socio-educational Measures in General (Degase). It is characterized as an exploratory research, of an applied nature with a qualitative approach. It adopts the bibliographic and documental survey with the application of content analysis based on Bardin's proposal. It presents the concepts of reading, social policy, socio-education, public reading and, specifying the types of reading for understanding, interpretation and enjoyment. Shows the program for young people in deprivation of liberty in the socio-educational system of the State of Rio de Janeiro, where it can be seen that they are between the ages of 15 and 17, and mostly male (97%), black (76%) and attending the 5th and 6th year of elementary school, and living with more than 6 people in the same house, needing to work between the ages of 10 and 15 and the responsible family member has not completed elementary school. It analyzes the international, national and Rio de Janeiro state documents that guide socio-education in Degase, and verifies the orientation of the implementation of libraries with an offer of books, newspapers, magazines and other informative resources, as well as the guarantee of fundamental fundamental rights to the human person, especially in the condition of children and adolescents, among them, education, culture and leisure. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Esta pesquisa busca apresentar propostas para a construção de uma política de estímulo à leitura de adolescentes e jovens, que vivem em condições de vulnerabilidade social e encontram-se cumprindo medida socioeducativa no Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase). Caracteriza-se como uma pesquisa exploratória, de natureza aplicada com abordagem qualitativa. Adota o levantamento bibliográfico e documental com aplicação da análise de conteúdo baseado na proposta de Bardin. Apresenta os conceitos de adolescência, vulnerabilidade social, socioeducação, Políticas Públicas e leitura, especificando seus tipos em leitura para compreensão, interpretação e fruição. Exibe o panorama dos jovens em privação de liberdade no sistema socioeducativo do Estado do Rio de Janeiro, onde constata que estão na faixa etária de 15 e 17 anos, e em sua maioria do sexo masculino (97%), negros (76%), cursando o 5º e o 6º ano do ensino fundamental, e residindo com mais de 6 pessoas na mesma casa, precisando trabalhar entre os 10 e 15 anos e o familiar responsável não completou o ensino fundamental. Analisa os documentos internacionais, nacionais e do estado do Rio de Janeiro que norteiam a socioeducação no Degase, e verifica a orientação da implementação de bibliotecas com a oferta de livros, jornais, revistas e outros recursos informacionais, bem como a garantia dos direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sobretudo na condição de criança e adolescente, dentre eles, a educação, cultura e lazer. pt_BR
dc.subject.pt Leitura pt_BR
dc.subject.pt Formação de leitores pt_BR
dc.subject.pt Adolescentes em privação de liberdade pt_BR
dc.subject.pt Políticas de leitura pt_BR
dc.subject.pt Degase pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|