dc.contributor.advisor |
Bieri, Andrea |
|
dc.contributor.author |
Lobo, Vanessa (Vanessa da Silva Alves) |
|
dc.date.accessioned |
2023-07-07T18:59:59Z |
|
dc.date.available |
2023-07-07T18:59:59Z |
|
dc.date.issued |
2022-12 |
|
dc.identifier.citation |
Lobo, Vanessa (Vanessa da Silva Alves). Encontros Brincantes – Um Olhar sobre Recursos Pedagógicos na Prática Cênica junto à Primeiríssima Infância. 2022. 140f. Dissertação (Mestrado Profissional – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Artes Cênicas). Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/ UNIRIO. Rio de Janeiro, 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13707 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Encontros Brincantes – Um Olhar sobre Recursos Pedagógicos na Prática Cênica junto à Primeiríssima Infância |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Bieri, Andrea |
|
dc.contributor.referee |
Manhães, Juliana Bittencourt |
|
dc.contributor.referee |
Perobelli, Mariene Hundertmarck |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, Letras e Artes |
pt_BR |
dc.subject.es |
Pedagogía Lúdica |
pt_BR |
dc.subject.es |
Cuentacuentos |
pt_BR |
dc.subject.es |
Primerísima Infancia |
pt_BR |
dc.subject.es |
Estudios de la Infancia |
pt_BR |
dc.subject.es |
Investigación con Bebés |
pt_BR |
dc.description.abstractes |
Esta disertación tiene como objetivo relatar el proceso de acciones pedagógicas en el campo de las Artes Escénicas realizadas con bebés y niños pequeños por la autora, con el Cuentacuentos como hilo condutctor en las actividades realizadas desde 2009, con énfasis em los Encuentros Lúdicos realizados en 2021, en persona y, ocasionalmente durante la pandemia de Covid-19, en línea. El marco teórico de este estudio está compuesto por la pedagogía del oprimido; por el pensamiento de Augusto Boal, especialmente cuando enfatiza la relación entre el hacer artístico y la espontaneidad, característica que se destaca en los niños pequeños; por reflexiones decoloniales de Aílton Krenak, Sônia Guajajara y Kaká Werá y por investigadoras de la infancia como Lídia Hortélio y Léa Tiriba. El texto busca promover reflexiones sobre la importancia de la presencia de las artes, en especial de las Artes Escénicas, en el contexto de la Primerísima Infancia, etapa de mayor aprendizaje de cualquier ser humano, y también presentar posibilidades para la realización de este trabajo, como la presentación de guiones de acción y dinámicas que utiliza la autora con el público atendido por ella. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A presente dissertação tem como objetivo relatar o processo de ações pedagógicas no campo das Artes Cênicas realizado junto a bebês e crianças pequenas por parte da autora, tendo a Contação de Histórias como fio condutor nas atividades realizadas desde 2009, com destaque para os Encontros Brincantes realizados em 2021, de forma presencial e, pontualmente durante a pandemia de Covid-19, online. O referencial teórico deste estudo é composto pela pedagogia do oprimido; pelo pensamento de Augusto Boal, em especial quando ele ressalta a relação existente entre o fazer artístico e a espontaneidade, característica que se destaca nas crianças pequenas; por reflexões decoloniais de Aílton Krenak, Sônia Guajajara e Kaká Werá e de pesquisadoras da infância, como Lídia Hortélio e Léa Tiriba. O texto busca promover reflexões sobre a importância da presença das artes, em especial das Artes Cênicas, no contexto da Primeiríssima Infância, fase de maior aprendizado em qualquer ser humano, e também apresentar possibilidades para a realização desse trabalho, como a apresentação de roteiros de ação e dinâmicas utilizadas pela autora junto ao público por ela atendido. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Contação de Histórias |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Pedagogia Brincante |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Primeiríssima Infância |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Estudos da Infância |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Pesquisa com Bebês |
pt_BR |