dc.contributor.advisor |
Saldanha, Gustavo Silva |
|
dc.contributor.author |
Oliveira, Danielle Carvalho |
|
dc.date.accessioned |
2023-07-12T18:30:01Z |
|
dc.date.available |
2023-07-12T18:30:01Z |
|
dc.date.issued |
2022-07-29 |
|
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Danielle Carvalho. O reconhecimento da identidade negra na Biblioteca Escolar: potencialidade abertas pela pesquisa bibliográfica em ação cultural na contemporaneidade. 2022. 136 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Biblioteconomia)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13722 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
O reconhecimento da identidade negra na Biblioteca Escolar: potencialidade abertas pela pesquisa bibliográfica em ação cultural na contemporaneidade |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The recognition of Black identity in the School Library: potentialities opened up by bibliographical research on cultural action in contemporaneity |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Saldanha, Gustavo Silva |
|
dc.contributor.referee |
Calil Junior, Alberto |
|
dc.contributor.referee |
Silva, Leyde Klebia Rodrigues da |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
BIBLIOTECONOMIA |
pt_BR |
dc.subject.en |
School Library – Instituto Federal do Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.subject.en |
Black Identity |
pt_BR |
dc.subject.en |
Cultural Action |
pt_BR |
dc.subject.en |
Federal Law 10.639/2003 |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The theme of the project deals with the recognition of black memory and identity in the
school library. For this it becomes fundamental the historical look about the
understanding of racism in Brazilian society, in librarianship and the interpretations/representations about black culture that have been manifested in
librarianship literature after the adoption of the Federal Law No. 10.639 in 2003. The
objective of this work is to identify, systematize theories, methods and techniques for
the development of cultural actions aimed at the valorization of black cultures in the
School Library of IFRJ, São Gonçalo campus. To this end, it suggests the creation of
guidelines for action that can contribute to school librarians to disseminate through
cultural actions the African and/or Afro-Brazilian culture to the student body, through
the mediation of literary reading and oral mediation. For the development of the study,
the methodology used was bibliographic research with the purpose of presenting
considerations about cultural action as a dynamic work that transverses the memory
and identities of black culture and its application in the library. The results indicate that
librarians have little action in the development of cultural actions focused on ethnic
and racial issues in school libraries, probably as a result of the fragility of public
policies, the lack of structuring of compulsory courses offered by universities and the
lack of incentives from government authorities. This work intends to contribute to the
process of reflection and action of educational professionals of information in the
development of strategies to combat racism in Brazilian libraries. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O tema do projeto versa sobre o reconhecimento da memória e da identidade negra
na biblioteca escolar. Para isso torna-se fundamental o olhar histórico sobre a
compreensão do racismo na sociedade brasileira, na biblioteconomia e das
interpretações/representações sobre a cultura negra que tem sido manifestada na
Literatura biblioteconômica depois da adoção da Lei Federal nº 10.639 em 2003. O
objetivo deste trabalho é identificar, sistematizar teorias, métodos e técnicas para o
desenvolvimento de ações culturais voltadas para a valorização das culturas negras
na Biblioteca Escolar da IFRJ, campus São Gonçalo. Para tal, sugere a criação de
Diretrizes de atuação podendo contribuir para que bibliotecários escolares difundem
por meio de ações culturais a cultura Africana e/ou Afro-Brasileira ao corpo discente,
através da mediação da leitura literária e mediação oral. Para o desenvolvimento do
estudo, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica com o propósito de
apresentar considerações acerca da ação cultural enquanto trabalho dinâmico que
transversa a memória e identidades de cultura negra e sua aplicação na biblioteca.
Os resultados apontam que os bibliotecários apresentam pouca atuação no
desenvolvimento de ações culturais voltadas para questões étnico raciais em
Bibliotecas Escolares, provavelmente, em consequência da fragilidade de políticas
públicas, pela carência de estruturação das disciplinas obrigatórias de cursos
oferecidos pelas universidades; e a falta de incentivos das autoridades governamentais. Esta obra pretende contribuir para o processo de reflexão e ação de profissionais educacionais da informação na elaboração de estratégias de combate ao racismo nas bibliotecas brasileiras. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Biblioteca Escolar – Instituto Federal do Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Identidade Negra |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ação Cultural |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Lei Federal 10.639/2003 |
pt_BR |