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O reconhecimento da identidade negra na Biblioteca Escolar: potencialidade abertas pela pesquisa bibliográfica em ação cultural na contemporaneidade

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dc.contributor.advisor Saldanha, Gustavo Silva
dc.contributor.author Oliveira, Danielle Carvalho
dc.date.accessioned 2023-07-12T18:30:01Z
dc.date.available 2023-07-12T18:30:01Z
dc.date.issued 2022-07-29
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Danielle Carvalho. O reconhecimento da identidade negra na Biblioteca Escolar: potencialidade abertas pela pesquisa bibliográfica em ação cultural na contemporaneidade. 2022. 136 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Biblioteconomia)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13722
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title O reconhecimento da identidade negra na Biblioteca Escolar: potencialidade abertas pela pesquisa bibliográfica em ação cultural na contemporaneidade pt_BR
dc.title.alternative The recognition of Black identity in the School Library: potentialities opened up by bibliographical research on cultural action in contemporaneity pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Saldanha, Gustavo Silva
dc.contributor.referee Calil Junior, Alberto
dc.contributor.referee Silva, Leyde Klebia Rodrigues da
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Profissional pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO pt_BR
dc.subject.cnpq BIBLIOTECONOMIA pt_BR
dc.subject.en School Library – Instituto Federal do Rio de Janeiro pt_BR
dc.subject.en Black Identity pt_BR
dc.subject.en Cultural Action pt_BR
dc.subject.en Federal Law 10.639/2003 pt_BR
dc.description.abstracten The theme of the project deals with the recognition of black memory and identity in the school library. For this it becomes fundamental the historical look about the understanding of racism in Brazilian society, in librarianship and the interpretations/representations about black culture that have been manifested in librarianship literature after the adoption of the Federal Law No. 10.639 in 2003. The objective of this work is to identify, systematize theories, methods and techniques for the development of cultural actions aimed at the valorization of black cultures in the School Library of IFRJ, São Gonçalo campus. To this end, it suggests the creation of guidelines for action that can contribute to school librarians to disseminate through cultural actions the African and/or Afro-Brazilian culture to the student body, through the mediation of literary reading and oral mediation. For the development of the study, the methodology used was bibliographic research with the purpose of presenting considerations about cultural action as a dynamic work that transverses the memory and identities of black culture and its application in the library. The results indicate that librarians have little action in the development of cultural actions focused on ethnic and racial issues in school libraries, probably as a result of the fragility of public policies, the lack of structuring of compulsory courses offered by universities and the lack of incentives from government authorities. This work intends to contribute to the process of reflection and action of educational professionals of information in the development of strategies to combat racism in Brazilian libraries. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt O tema do projeto versa sobre o reconhecimento da memória e da identidade negra na biblioteca escolar. Para isso torna-se fundamental o olhar histórico sobre a compreensão do racismo na sociedade brasileira, na biblioteconomia e das interpretações/representações sobre a cultura negra que tem sido manifestada na Literatura biblioteconômica depois da adoção da Lei Federal nº 10.639 em 2003. O objetivo deste trabalho é identificar, sistematizar teorias, métodos e técnicas para o desenvolvimento de ações culturais voltadas para a valorização das culturas negras na Biblioteca Escolar da IFRJ, campus São Gonçalo. Para tal, sugere a criação de Diretrizes de atuação podendo contribuir para que bibliotecários escolares difundem por meio de ações culturais a cultura Africana e/ou Afro-Brasileira ao corpo discente, através da mediação da leitura literária e mediação oral. Para o desenvolvimento do estudo, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica com o propósito de apresentar considerações acerca da ação cultural enquanto trabalho dinâmico que transversa a memória e identidades de cultura negra e sua aplicação na biblioteca. Os resultados apontam que os bibliotecários apresentam pouca atuação no desenvolvimento de ações culturais voltadas para questões étnico raciais em Bibliotecas Escolares, provavelmente, em consequência da fragilidade de políticas públicas, pela carência de estruturação das disciplinas obrigatórias de cursos oferecidos pelas universidades; e a falta de incentivos das autoridades governamentais. Esta obra pretende contribuir para o processo de reflexão e ação de profissionais educacionais da informação na elaboração de estratégias de combate ao racismo nas bibliotecas brasileiras. pt_BR
dc.subject.pt Biblioteca Escolar – Instituto Federal do Rio de Janeiro pt_BR
dc.subject.pt Identidade Negra pt_BR
dc.subject.pt Ação Cultural pt_BR
dc.subject.pt Lei Federal 10.639/2003 pt_BR


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