DSpace Repository

Biblioteca escolar: refletindo a prática da mediação de leitura literária

Show simple item record

dc.contributor.advisor Alencar, Patrícia Vargas
dc.contributor.author Nikel, Cristiane Lopes Carvalho
dc.date.accessioned 2023-07-12T18:57:19Z
dc.date.available 2023-07-12T18:57:19Z
dc.date.issued 2022-09-19
dc.identifier.citation NIKEL, Cristiane Lopes Carvalho. Biblioteca escolar: refletindo a prática da mediação de leitura literária. 2022. 120 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Biblioteconomia)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13725
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Biblioteca escolar: refletindo a prática da mediação de leitura literária pt_BR
dc.title.alternative School library: reflecting the pratice of mediation of literary reading pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Alencar, Patrícia Vargas
dc.contributor.referee Elias Junior, Alberto Calil
dc.contributor.referee Pereira, Marli Hermenegilda
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Profissional pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO pt_BR
dc.subject.cnpq BIBLIOTECONOMIA pt_BR
dc.subject.en School Library pt_BR
dc.subject.en Mediation pt_BR
dc.subject.en Reading mediation pt_BR
dc.subject.en Literacy pt_BR
dc.subject.en Literary literacy pt_BR
dc.subject.en Information literacy pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Esta pesquisa investiga a missão da biblioteca escolar diante da mediação da leitura literária em vias do conceito de letramento. As bibliotecas escolares trabalham com o letramento em vias de aquisição da informação no que se consolida e prática pedagógica denominada letramento informacional. Contudo, as bibliotecas escolares também atuam diariamente com a leitura literária em ações quem indicam o letramento literário, sendo estas apagadas na literatura científica da área da Biblioteconomia e Ciência da Informação. As hipóteses são de que a falta de estudos do tema pelas bibliotecas escolares dificultam sua integração ao projeto escolar diante do tema e de que a mediação de leitura literária também desenvolve habilidades informacionais sendo ambas campo de atuação das bibliotecas escolares. Portanto, o objetivo geral desta pesquisa é propor sistematizações de mediações de leitura literária de forma a contribuir para estudos e registros desta ação da mediação da leitura literária. Na parte final, traz a demonstração prática de uma mediação de leitura literária feita pela biblioteca escolar. Neste caminho, os objetivos específicos são: investigar a missão da biblioteca escolar diante da mediação da leitura literária em vias de letramento, mapear o tema da prática da mediação da leitura literária e letramento diante das bibliotecas escolares do Colégio Pedro II e analisar esta prática de mediação da leitura literária na perspectiva do letramento trabalhado na biblioteca escolar. Nesta investigação, serão estudados os conceitos de biblioteca escolar, mediação, mediação de leitura, letramento, letramento literário e letramento informacional (Paiva e Duarte, 2017; Martins, 2019; Almeida Júnior, 2007; Soares, 1998; Cosson, 2006; Gasque, 2012, 2020; Campello, 2009). pt_BR
dc.subject.pt Biblioteca Escolar pt_BR
dc.subject.pt Mediação pt_BR
dc.subject.pt Mediação da leitura pt_BR
dc.subject.pt Letramento pt_BR
dc.subject.pt Letramento literário pt_BR
dc.subject.pt Letramento informacional pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|