dc.contributor.advisor |
Alencar, Patrícia Vargas |
|
dc.contributor.author |
Nikel, Cristiane Lopes Carvalho |
|
dc.date.accessioned |
2023-07-12T18:57:19Z |
|
dc.date.available |
2023-07-12T18:57:19Z |
|
dc.date.issued |
2022-09-19 |
|
dc.identifier.citation |
NIKEL, Cristiane Lopes Carvalho. Biblioteca escolar: refletindo a prática da mediação de leitura literária. 2022. 120 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Biblioteconomia)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13725 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Biblioteca escolar: refletindo a prática da mediação de leitura literária |
pt_BR |
dc.title.alternative |
School library: reflecting the pratice of mediation of literary reading |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Alencar, Patrícia Vargas |
|
dc.contributor.referee |
Elias Junior, Alberto Calil |
|
dc.contributor.referee |
Pereira, Marli Hermenegilda |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
BIBLIOTECONOMIA |
pt_BR |
dc.subject.en |
School Library |
pt_BR |
dc.subject.en |
Mediation |
pt_BR |
dc.subject.en |
Reading mediation |
pt_BR |
dc.subject.en |
Literacy |
pt_BR |
dc.subject.en |
Literary literacy |
pt_BR |
dc.subject.en |
Information literacy |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta pesquisa investiga a missão da biblioteca escolar diante da mediação da leitura literária em vias do conceito de letramento. As bibliotecas escolares trabalham com o letramento em vias de aquisição da informação no que se consolida e prática pedagógica denominada letramento informacional. Contudo, as bibliotecas escolares também atuam diariamente com a leitura literária em ações quem indicam o letramento literário, sendo estas apagadas na literatura científica da área da Biblioteconomia e Ciência da Informação. As hipóteses são de que a falta de estudos do tema pelas bibliotecas escolares dificultam sua integração ao projeto escolar diante do tema e de que a mediação de leitura literária também desenvolve habilidades informacionais sendo ambas campo de atuação das bibliotecas escolares. Portanto, o objetivo geral desta pesquisa é propor sistematizações de mediações de leitura literária de forma a contribuir para estudos e registros desta ação da mediação da leitura literária. Na parte final, traz a demonstração prática de uma mediação de leitura literária feita pela biblioteca escolar. Neste caminho, os objetivos específicos são: investigar a missão da biblioteca escolar diante da mediação da leitura literária em vias de letramento, mapear o tema da prática da mediação da leitura literária e letramento diante das bibliotecas escolares do Colégio Pedro II e analisar esta prática de mediação da leitura literária na perspectiva do letramento trabalhado na biblioteca escolar. Nesta investigação, serão estudados os conceitos de biblioteca escolar, mediação, mediação de leitura, letramento, letramento literário e letramento informacional (Paiva e Duarte, 2017; Martins, 2019; Almeida Júnior, 2007; Soares, 1998; Cosson, 2006; Gasque, 2012, 2020; Campello, 2009). |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Biblioteca Escolar |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Mediação |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Mediação da leitura |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Letramento |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Letramento literário |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Letramento informacional |
pt_BR |