DSpace Repository

A relação entre a Literatura Cinzenta e a Memória Institucional: um estudo de caso no Núcleo de Documentação e Memória do Colégio Pedro II

Show simple item record

dc.contributor.advisor Saldanha, Gustavo Silva
dc.contributor.author Andrade, Douglas Felipe de
dc.date.accessioned 2023-07-12T19:14:11Z
dc.date.available 2023-07-12T19:14:11Z
dc.date.issued 2022-02-15
dc.identifier.citation ANDRADE, Douglas Felipe de. A relação entre a Literatura Cinzenta e a Memória Institucional: um estudo de caso no Núcleo de Documentação e Memória do Colégio Pedro II. 2022. 142 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Biblioteconomia)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13733
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title A relação entre a Literatura Cinzenta e a Memória Institucional: um estudo de caso no Núcleo de Documentação e Memória do Colégio Pedro II pt_BR
dc.title.alternative The relationship between gray literature and Institutional Memory: a case study at the Documentation and Memory Center of Colégio Pedro II pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Saldanha, Gustavo Silva
dc.contributor.referee Nascimento, Bruna Silva do
dc.contributor.referee Santos, Beatriz Boclin Marques dos
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Profissional pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO pt_BR
dc.subject.cnpq BIBLIOTECONOMIA pt_BR
dc.subject.en Colégio Pedro II pt_BR
dc.subject.en Gray literature pt_BR
dc.subject.en Documentation and Memory Center (NUDOM) pt_BR
dc.subject.en Memory pt_BR
dc.subject.en Education – Brazil pt_BR
dc.description.abstracten This work maps and describes the characteristics of the gray Literature present in the Documentation and Memory Center of 'College Pedro II' as a way of building institutional memory and discusses its relationship with the Memory of the institution. The set of contemplated research documentary materials, collections of dissertations and theses, theses of competitions for the disciplines' chairs, yearbooks, directors' reports and historical memory (historical documents such as ceremonies' speeches, lists of alumni, among others). It carries out a bibliographic survey as methodological procedure, it's classified as a descriptive research and deals with a case study with a quali-quantitative approach where in addition to the informational analisys' it was also carried out in a bibliometric study used to map and execute different indicators over the collections. Points out that the preservation of this literature has contributed significantly for the keeping of the institutional memory and how its collections are still valuable sources of research nowadays. It reveals that the studied collection contributes to the emergence of the identity that praises the institution as a place of tradition and historic memory. It confirms NUDOM's performance as producer, interlocutor and official guardian of the memories about the history of 'College Pedro II'. It verifies, in the applied plan, that the result of this work supports the updating of the catalog of thesis, dissertations and monographs, as well as the creation of a catalog of gray collections of Pedro II school; on a theoretical plan, it finds that documentation underlies the materiality of the institutional memory of country's education, attesting to the view that the gray literature investigated is placed, on the one hand, outside the showcases of commercial circulation and scientific communication, on the other, and in the symbolic-identity center of the social existence of organizations. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Esse trabalho mapeia e descreve as características da Literatura Cinzenta presente no Núcleo de Documentação e Memória (NUDOM) do Colégio Pedro II como forma de construção da memória institucional. Discute a relação entre essa categoria documental e a Memória do Colégio Pedro II. O conjunto documental objeto da investigação contempla as coleções de Dissertações e Teses, Teses de Concurso para Cátedra, Anuários, Relatórios de Diretores, e Memória Histórica (documentos históricos como discursos proferidos em solenidades, relação de Bacharéis, entre outros). Realiza como procedimento metodológico um levantamento bibliográfico, a pesquisa é descritiva e documental e trata-se de um estudo de caso com abordagem quantitativa no qual além das análises informacionais desenvolve também um estudo bibliométrico que permitiu mapear e gerar diferentes indicadores sobre as coleções. Aponta que a preservação dessa literatura contribuiu de maneira significativa para a preservação da memória institucional e que as coleções são fontes de pesquisa valiosas até os dias atuais. Desvela que o acervo estudado contribui para fazer emergir a identidade que enaltece a instituição como lugar de tradição e memória. Confirma a atuação do NUDOM como produtor, interlocutor e guardião oficial das memórias sobre a história do Colégio Pedro II. Constata, no plano aplicado, que o resultado desse trabalho subsidia a atualização do Catálogo de teses, dissertações e monografias, bem como a criação de um catálogo de coleções cinzentas do Colégio Pedro II; no plano teórico, constata que documentação fundamenta a materialidade da memória institucional da educação no país, atestando a visão de que a Literatura Cinzenta investigada se coloca, de um lado, à margem das vitrines da circulação comercial e da comunicação científica e, de outro, no centro simbólico-identitário da existência social das organizações. pt_BR
dc.subject.pt Colégio Pedro II pt_BR
dc.subject.pt Literatura Cinzenta pt_BR
dc.subject.pt Núcleo de Documentação e Memória (NUDOM) pt_BR
dc.subject.pt Memória pt_BR
dc.subject.pt Educação – Brasil pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|