dc.contributor.advisor |
Saldanha, Gustavo Silva |
|
dc.contributor.author |
Andrade, Douglas Felipe de |
|
dc.date.accessioned |
2023-07-12T19:14:11Z |
|
dc.date.available |
2023-07-12T19:14:11Z |
|
dc.date.issued |
2022-02-15 |
|
dc.identifier.citation |
ANDRADE, Douglas Felipe de. A relação entre a Literatura Cinzenta e a Memória Institucional: um estudo de caso no Núcleo de Documentação e Memória do Colégio Pedro II. 2022. 142 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Biblioteconomia)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13733 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
A relação entre a Literatura Cinzenta e a Memória Institucional: um estudo de caso no Núcleo de Documentação e Memória do Colégio Pedro II |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The relationship between gray literature and Institutional Memory: a case study at the Documentation and Memory Center of Colégio Pedro II |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Saldanha, Gustavo Silva |
|
dc.contributor.referee |
Nascimento, Bruna Silva do |
|
dc.contributor.referee |
Santos, Beatriz Boclin Marques dos |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
BIBLIOTECONOMIA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Colégio Pedro II |
pt_BR |
dc.subject.en |
Gray literature |
pt_BR |
dc.subject.en |
Documentation and Memory Center (NUDOM) |
pt_BR |
dc.subject.en |
Memory |
pt_BR |
dc.subject.en |
Education – Brazil |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This work maps and describes the characteristics of the gray Literature present in the
Documentation and Memory Center of 'College Pedro II' as a way of building
institutional memory and discusses its relationship with the Memory of the institution.
The set of contemplated research documentary materials, collections of dissertations
and theses, theses of competitions for the disciplines' chairs, yearbooks, directors'
reports and historical memory (historical documents such as ceremonies' speeches, lists
of alumni, among others). It carries out a bibliographic survey as methodological
procedure, it's classified as a descriptive research and deals with a case study with a
quali-quantitative approach where in addition to the informational analisys' it was also
carried out in a bibliometric study used to map and execute different indicators over the
collections. Points out that the preservation of this literature has contributed
significantly for the keeping of the institutional memory and how its collections are still
valuable sources of research nowadays. It reveals that the studied collection contributes
to the emergence of the identity that praises the institution as a place of tradition and
historic memory. It confirms NUDOM's performance as producer, interlocutor and
official guardian of the memories about the history of 'College Pedro II'. It verifies, in
the applied plan, that the result of this work supports the updating of the catalog of
thesis, dissertations and monographs, as well as the creation of a catalog of gray
collections of Pedro II school; on a theoretical plan, it finds that documentation
underlies the materiality of the institutional memory of country's education, attesting to
the view that the gray literature investigated is placed, on the one hand, outside the
showcases of commercial circulation and scientific communication, on the other, and in
the symbolic-identity center of the social existence of organizations. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esse trabalho mapeia e descreve as características da Literatura Cinzenta presente no
Núcleo de Documentação e Memória (NUDOM) do Colégio Pedro II como forma de
construção da memória institucional. Discute a relação entre essa categoria documental
e a Memória do Colégio Pedro II. O conjunto documental objeto da investigação
contempla as coleções de Dissertações e Teses, Teses de Concurso para Cátedra,
Anuários, Relatórios de Diretores, e Memória Histórica (documentos históricos como
discursos proferidos em solenidades, relação de Bacharéis, entre outros). Realiza como
procedimento metodológico um levantamento bibliográfico, a pesquisa é descritiva e
documental e trata-se de um estudo de caso com abordagem quantitativa no qual além
das análises informacionais desenvolve também um estudo bibliométrico que permitiu
mapear e gerar diferentes indicadores sobre as coleções. Aponta que a preservação
dessa literatura contribuiu de maneira significativa para a preservação da memória
institucional e que as coleções são fontes de pesquisa valiosas até os dias atuais.
Desvela que o acervo estudado contribui para fazer emergir a identidade que enaltece a
instituição como lugar de tradição e memória. Confirma a atuação do NUDOM como
produtor, interlocutor e guardião oficial das memórias sobre a história do Colégio Pedro
II. Constata, no plano aplicado, que o resultado desse trabalho subsidia a atualização do
Catálogo de teses, dissertações e monografias, bem como a criação de um catálogo de
coleções cinzentas do Colégio Pedro II; no plano teórico, constata que documentação
fundamenta a materialidade da memória institucional da educação no país, atestando a
visão de que a Literatura Cinzenta investigada se coloca, de um lado, à margem das
vitrines da circulação comercial e da comunicação científica e, de outro, no centro
simbólico-identitário da existência social das organizações. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Colégio Pedro II |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Literatura Cinzenta |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Núcleo de Documentação e Memória (NUDOM) |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Memória |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação – Brasil |
pt_BR |