dc.contributor.advisor |
Silva, Bruna Diirr Gonçalves da |
|
dc.contributor.author |
Fonseca, Sérgio Leal |
|
dc.date.accessioned |
2023-07-17T19:50:44Z |
|
dc.date.available |
2023-07-17T19:50:44Z |
|
dc.date.issued |
2022-04-12 |
|
dc.identifier.citation |
FONSECA, Sérgio Leal. Instrumento para avaliação de impacto da governança de Plataformas Digitais sobre modelos de negócio dos participantes de Ecossistemas de Negócios. 117f. Dissertação ( Mestrado em Informática ) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13739 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Instrumento para avaliação de impacto da governança de Plataformas Digitais sobre modelos de negócio dos participantes de Ecossistemas de Negócios. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Instrument for assessing the impact of governance of Digital Platforms on business models of Business Ecosystem participants. |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Silva, Bruna Diirr Gonçalves da |
|
dc.contributor.referee |
Santos, Rodrigo Pereira dos |
|
dc.contributor.referee |
Figueiredo, Rejane Maria da Costa |
|
dc.degree.department |
CCET |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Informática |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Business Ecosystems |
pt_BR |
dc.subject.en |
Digital Platforms |
pt_BR |
dc.subject.en |
Catalog |
pt_BR |
dc.subject.en |
Business Model |
pt_BR |
dc.subject.en |
Value Proposition |
pt_BR |
dc.subject.en |
Value Creation |
pt_BR |
dc.subject.en |
Value Appropriation |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
In the last decade, digital platforms have gained importance in the orchestration of in-
terorganizational relationships, becoming control points in various business ecosystems.
This can generate conflicts between platform leaders and other participants in the search
for opportunities for value creation and appropriation. Although factors linked to digital
platforms that influence the business model of participants in business ecosystems can be
found, they are dispersed in multiple works, The literature presents factors that influence
the business model in different works and in a non-systematized way, making the task of
effectively analyzing the effects of this influence complex. In this way, a catalog of types
and relationships is proposed that consolidate and connect the factors present in the liter-
ature, with the elements of a business model: proposition, creation and appropriation of
value. The catalog was evaluated with participants from business ecosystems, allowing
to identify how the use of this instrument improved the understanding of factors linked
to digital platforms that influence their business model. The main contribution of the re-
search is the consolidation of existing elements in the literature in a catalog of types and
relationships that offer an objective model for the analysis of the influence relationships
of digital platforms on the business model of business ecosystem participants. The inten-
tion is that this instrument can be used by organizations that are providers of platforms or
consumers of their services to guide their strategic decisions. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Na última década, as plataformas digitais ganharam importância na orquestração das
relações interorganizacionais, tornando-se pontos de controle em diversos ecossistemas de
negócio, o que pode gerar conflitos entre os líderes das plataformas e outros participantes
na busca de oportunidades para criação e apropriação de valor. Ainda que possam ser en-
contrados fatores ligados às plataformas digitais que influenciam o modelo de negócio dos
participantes dos ecossistemas de negócio, eles estão dispersos em múltiplos trabalhos, A
literatura apresenta fatores que influenciam o modelo de negócio em distintos trabalhos e
de forma não sistematizada, tornando complexa a tarefa de analisar efetivamente os efeitos
essa influência. Dessa forma, propõe-se um catálogo de tipos e relações que consolide e
conecte os fatores presentes na literatura, com os elementos de um modelo de negócio:
proposição, criação e apropriação de valor. O catálogo foi experimentado junto a partici-
pantes de ecossistemas de negócios, permitindo identificar como o uso deste instrumento
melhorou a compreensão dos fatores ligados às plataformas digitais que influenciam seu
modelo de negócios. A principal contribuição da pesquisa é a consolidação de elemen-
tos existentes na literatura em um catálogo de tipos e relações que oferecem um modelo
objetivo para a análise das relações de influência das plataformas digitais sobre o mod-
elo de negócio de participantes de ecossistema de negócios. A intenção é de que este
instrumento possa ser utilizado por organizações que sejam provedoras de plataformas ou
consumidoras de seus serviços para orientar as suas decisões estratégicas. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ecossistemas de Negócios |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Plataformas Digitais |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Catálogo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Modelo de Negócio |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Proposição de Valor |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Criação de Valor |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Apropriação de Valor |
pt_BR |