DSpace Repository

Instrumento para avaliação de impacto da governança de Plataformas Digitais sobre modelos de negócio dos participantes de Ecossistemas de Negócios.

Show simple item record

dc.contributor.advisor Silva, Bruna Diirr Gonçalves da
dc.contributor.author Fonseca, Sérgio Leal
dc.date.accessioned 2023-07-17T19:50:44Z
dc.date.available 2023-07-17T19:50:44Z
dc.date.issued 2022-04-12
dc.identifier.citation FONSECA, Sérgio Leal. Instrumento para avaliação de impacto da governança de Plataformas Digitais sobre modelos de negócio dos participantes de Ecossistemas de Negócios. 117f. Dissertação ( Mestrado em Informática ) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13739
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Instrumento para avaliação de impacto da governança de Plataformas Digitais sobre modelos de negócio dos participantes de Ecossistemas de Negócios. pt_BR
dc.title.alternative Instrument for assessing the impact of governance of Digital Platforms on business models of Business Ecosystem participants. pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Silva, Bruna Diirr Gonçalves da
dc.contributor.referee Santos, Rodrigo Pereira dos
dc.contributor.referee Figueiredo, Rejane Maria da Costa
dc.degree.department CCET pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Informática pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pt_BR
dc.subject.en Business Ecosystems pt_BR
dc.subject.en Digital Platforms pt_BR
dc.subject.en Catalog pt_BR
dc.subject.en Business Model pt_BR
dc.subject.en Value Proposition pt_BR
dc.subject.en Value Creation pt_BR
dc.subject.en Value Appropriation pt_BR
dc.description.abstracten In the last decade, digital platforms have gained importance in the orchestration of in- terorganizational relationships, becoming control points in various business ecosystems. This can generate conflicts between platform leaders and other participants in the search for opportunities for value creation and appropriation. Although factors linked to digital platforms that influence the business model of participants in business ecosystems can be found, they are dispersed in multiple works, The literature presents factors that influence the business model in different works and in a non-systematized way, making the task of effectively analyzing the effects of this influence complex. In this way, a catalog of types and relationships is proposed that consolidate and connect the factors present in the liter- ature, with the elements of a business model: proposition, creation and appropriation of value. The catalog was evaluated with participants from business ecosystems, allowing to identify how the use of this instrument improved the understanding of factors linked to digital platforms that influence their business model. The main contribution of the re- search is the consolidation of existing elements in the literature in a catalog of types and relationships that offer an objective model for the analysis of the influence relationships of digital platforms on the business model of business ecosystem participants. The inten- tion is that this instrument can be used by organizations that are providers of platforms or consumers of their services to guide their strategic decisions. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Na última década, as plataformas digitais ganharam importância na orquestração das relações interorganizacionais, tornando-se pontos de controle em diversos ecossistemas de negócio, o que pode gerar conflitos entre os líderes das plataformas e outros participantes na busca de oportunidades para criação e apropriação de valor. Ainda que possam ser en- contrados fatores ligados às plataformas digitais que influenciam o modelo de negócio dos participantes dos ecossistemas de negócio, eles estão dispersos em múltiplos trabalhos, A literatura apresenta fatores que influenciam o modelo de negócio em distintos trabalhos e de forma não sistematizada, tornando complexa a tarefa de analisar efetivamente os efeitos essa influência. Dessa forma, propõe-se um catálogo de tipos e relações que consolide e conecte os fatores presentes na literatura, com os elementos de um modelo de negócio: proposição, criação e apropriação de valor. O catálogo foi experimentado junto a partici- pantes de ecossistemas de negócios, permitindo identificar como o uso deste instrumento melhorou a compreensão dos fatores ligados às plataformas digitais que influenciam seu modelo de negócios. A principal contribuição da pesquisa é a consolidação de elemen- tos existentes na literatura em um catálogo de tipos e relações que oferecem um modelo objetivo para a análise das relações de influência das plataformas digitais sobre o mod- elo de negócio de participantes de ecossistema de negócios. A intenção é de que este instrumento possa ser utilizado por organizações que sejam provedoras de plataformas ou consumidoras de seus serviços para orientar as suas decisões estratégicas. pt_BR
dc.subject.pt Ecossistemas de Negócios pt_BR
dc.subject.pt Plataformas Digitais pt_BR
dc.subject.pt Catálogo pt_BR
dc.subject.pt Modelo de Negócio pt_BR
dc.subject.pt Proposição de Valor pt_BR
dc.subject.pt Criação de Valor pt_BR
dc.subject.pt Apropriação de Valor pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|