dc.contributor.advisor |
Martarelli, Luzia da Costa Tonon |
|
dc.contributor.author |
Ribeiro, Willy da Rocha |
|
dc.date.accessioned |
2023-07-18T19:44:13Z |
|
dc.date.available |
2023-07-18T19:44:13Z |
|
dc.date.issued |
2023-05-03 |
|
dc.identifier.citation |
RIBEIRO, Willy da Rocha. A robótica no ensino da matemática: uma análise sobre a utilização de ferramentas tecnológicas em turmas do 9° ano. 2023. 136f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13741 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
A robótica no ensino da matemática: uma análise sobre a utilização de ferramentas tecnológicas em turmas do 9° ano. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Robotics in mathematics teaching: an analysis on the use of technological tools in 9th grade elementary schools classes. |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Martarelli, Luzia da Costa Tonon |
|
dc.contributor.referee |
Simões, Bruno Francisco Teixeira |
|
dc.contributor.referee |
Knopp, Ivo da Silva |
|
dc.contributor.referee |
Melo, Felipe Rafael Ribeiro |
|
dc.contributor.referee |
Alves, Renato de Carvalho |
|
dc.degree.department |
CCET |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Matemática |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MATEMÁTICA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MATEMÁTICA APLICADA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Teaching Mathematics |
pt_BR |
dc.subject.en |
Robotics |
pt_BR |
dc.subject.en |
Elementary Education |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The objective of this work is to analyze the impact of the use of robotics tools, in the classroom,
on the teaching-learning process of mathematics in 9th grade elementary school classes in the
municipal education network of the State of Rio de Janeiro. For this analysis, three activities
mediated by technology were carried out, using tools developed in Arduino prototyping as a
basis: 1- localization of a point in the Cartesian plane, using a robotic arm; 2- fundamentals of
combinatorial analysis, from the "password game" and 3- bases for the study of angles, through
paths made by a robotic car. At the end of each of the activities, the students answered
mathematical questions relevant to the themes and a pre-structured questionnaire, which sought
to assess the potential of the method in the production of knowledge and in the students' interest
in the mathematical themes listed. The data of this analysis were tabulated and verified based
on the theoretical and methodological crossing of the bibliography that has been dedicated to
the theme and, finally, processed and presented graphically for each of the activities. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Este trabalho tem por objetivo analisar o impacto do uso de ferramentas da Robótica em sala
de aula, no processo de ensino-aprendizagem da Matemática em turmas do 9o ano do Ensino
Fundamental da rede municipal de ensino do Estado do Rio de Janeiro. Para essa análise, foram
realizadas três atividades mediadas por tecnologia, usando como base ferramentas
desenvolvidas em prototipagem Arduino: 1- localização de ponto no plano cartesiano,
utilizando Braço Robótico; 2- fundamentos de análise combinatória, a partir do “Jogo da Senha”
e 3- bases para o estudo dos ângulos, por meio de trajetos feitos por um Carro Robótico. Ao
fim de cada uma das atividades, os alunos responderam a questões Matemáticas pertinentes aos
temas e um questionário pré-estruturado, que buscou aferir as potencialidades do método na
produção do conhecimento e no interesse dos alunos pelos temas matemáticos arrolados. Os
dados desta análise foram tabulados e verificados a partir do cruzamento teórico e metodológico
da bibliografia que tem se dedicado ao tema e, por fim, processados e apresentados
graficamente para cada uma das atividades. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ensino de Matemática |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Robótica |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ensino Fundamental |
pt_BR |