DSpace Repository

A robótica no ensino da matemática: uma análise sobre a utilização de ferramentas tecnológicas em turmas do 9° ano.

Show simple item record

dc.contributor.advisor Martarelli, Luzia da Costa Tonon
dc.contributor.author Ribeiro, Willy da Rocha
dc.date.accessioned 2023-07-18T19:44:13Z
dc.date.available 2023-07-18T19:44:13Z
dc.date.issued 2023-05-03
dc.identifier.citation RIBEIRO, Willy da Rocha. A robótica no ensino da matemática: uma análise sobre a utilização de ferramentas tecnológicas em turmas do 9° ano. 2023. 136f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13741
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title A robótica no ensino da matemática: uma análise sobre a utilização de ferramentas tecnológicas em turmas do 9° ano. pt_BR
dc.title.alternative Robotics in mathematics teaching: an analysis on the use of technological tools in 9th grade elementary schools classes. pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Martarelli, Luzia da Costa Tonon
dc.contributor.referee Simões, Bruno Francisco Teixeira
dc.contributor.referee Knopp, Ivo da Silva
dc.contributor.referee Melo, Felipe Rafael Ribeiro
dc.contributor.referee Alves, Renato de Carvalho
dc.degree.department CCET pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Profissional pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Matemática pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA pt_BR
dc.subject.cnpq MATEMÁTICA pt_BR
dc.subject.cnpq MATEMÁTICA APLICADA pt_BR
dc.subject.en Teaching Mathematics pt_BR
dc.subject.en Robotics pt_BR
dc.subject.en Elementary Education pt_BR
dc.description.abstracten The objective of this work is to analyze the impact of the use of robotics tools, in the classroom, on the teaching-learning process of mathematics in 9th grade elementary school classes in the municipal education network of the State of Rio de Janeiro. For this analysis, three activities mediated by technology were carried out, using tools developed in Arduino prototyping as a basis: 1- localization of a point in the Cartesian plane, using a robotic arm; 2- fundamentals of combinatorial analysis, from the "password game" and 3- bases for the study of angles, through paths made by a robotic car. At the end of each of the activities, the students answered mathematical questions relevant to the themes and a pre-structured questionnaire, which sought to assess the potential of the method in the production of knowledge and in the students' interest in the mathematical themes listed. The data of this analysis were tabulated and verified based on the theoretical and methodological crossing of the bibliography that has been dedicated to the theme and, finally, processed and presented graphically for each of the activities. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Este trabalho tem por objetivo analisar o impacto do uso de ferramentas da Robótica em sala de aula, no processo de ensino-aprendizagem da Matemática em turmas do 9o ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino do Estado do Rio de Janeiro. Para essa análise, foram realizadas três atividades mediadas por tecnologia, usando como base ferramentas desenvolvidas em prototipagem Arduino: 1- localização de ponto no plano cartesiano, utilizando Braço Robótico; 2- fundamentos de análise combinatória, a partir do “Jogo da Senha” e 3- bases para o estudo dos ângulos, por meio de trajetos feitos por um Carro Robótico. Ao fim de cada uma das atividades, os alunos responderam a questões Matemáticas pertinentes aos temas e um questionário pré-estruturado, que buscou aferir as potencialidades do método na produção do conhecimento e no interesse dos alunos pelos temas matemáticos arrolados. Os dados desta análise foram tabulados e verificados a partir do cruzamento teórico e metodológico da bibliografia que tem se dedicado ao tema e, por fim, processados e apresentados graficamente para cada uma das atividades. pt_BR
dc.subject.pt Ensino de Matemática pt_BR
dc.subject.pt Robótica pt_BR
dc.subject.pt Ensino Fundamental pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|