DSpace Repository

A formação profissional do enfermeiro obstetra: considerações substantivas para o ensino

Show simple item record

dc.contributor.advisor Rocha, Cristiane Rodrigues da
dc.contributor.author Santos, Ana Carolina Rodegheri
dc.date.accessioned 2023-07-19T17:19:13Z
dc.date.available 2023-07-19T17:19:13Z
dc.date.issued 2021-12-02
dc.identifier.citation SANTOS, Ana Carolina Rodegheri. A formação profissional do enfermeiro obstetra: considerações substantivas para o ensino. 2021. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, Rio de Janeiro, 2021. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13745
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title A formação profissional do enfermeiro obstetra: considerações substantivas para o ensino pt_BR
dc.type bachelorThesis pt_BR
dc.contributor.referee Rocha, Cristiane Rodrigues da
dc.degree.department CCBS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.subject.cnpq Enfermagem pt_BR
dc.subject.cnpq Enfermagem obstétrica pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Objetivo: Analisar a formação por competência dos profissionais da enfermagem obstétrica nas publicações científicas. Método: É um estudo de revisão integrativa com a análise narrativa, avaliando como os ensinos práticos e teóricos influenciam na formação da competência profissional. Resultados: Análise comparativa de 16 artigos, publicados entre 2013 e 2020, 14 deles em inglês, 1 em português e 1 em espanhol, que permitiram a construção de duas categorias de análise: Teoria e Prática clínica e Difusão da formação por competência pelo mundo. Conclusão: Conclui-se que a formação baseada em competência preocupasse com o saber-fazer e saber-agir e isto não é adquirido somente pelo conhecimento baseado na teoria ou pesquisa, mas pela tríade conhecimento, habilidade e atitudes, advindas não só da realização da prática clínica, mas muito fortalecida por ela. E desta maneira, o currículo deve abranger tanto no âmbito teórico como no prático as competências essenciais da profissão. pt_BR
dc.subject.pt Enfermagem obstétrica pt_BR
dc.subject.pt Competência clínica pt_BR
dc.subject.pt Parto normal pt_BR
dc.subject.pt Educação baseada em competência pt_BR
dc.subject.pt Prática profissional pt_BR
dc.degree.course Bacharelado em Enfermagem pt_BR
dc.degree.college Escola de Enfermagem Alfredo Pinto pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|