DSpace Repository

Aplicação de práticas integrativas e complementares em estudantes de enfermagem: revisão integrativa da literatura

Show simple item record

dc.contributor.advisor Silva, Natália Chantal Magalhães da
dc.contributor.author Costa, Anderson Daniel Machado de Jesus
dc.date.accessioned 2023-07-19T17:24:47Z
dc.date.available 2023-07-19T17:24:47Z
dc.date.issued 2021-12-16
dc.identifier.citation COSTA, Anderson Daniel Machado de Jesus. Aplicação de práticas integrativas e complementares em estudantes de enfermagem: revisão integrativa da literatura. 2021. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, Rio de Janeiro, 2021. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13747
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Aplicação de práticas integrativas e complementares em estudantes de enfermagem: revisão integrativa da literatura pt_BR
dc.title.alternative Aplicación de prácticas integrativas y complemetarias en estudiantes de enfermería: revisión integrativa de la literatura pt_BR
dc.title.alternative Application of integrative and complementary practices in nursing students: integrative literature review pt_BR
dc.type bachelorThesis pt_BR
dc.contributor.referee Silva, Natália Chantal Magalhães da
dc.degree.department CCBS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.subject.cnpq Enfermagem pt_BR
dc.description.abstracten Introduction: Integrative and Complementary Practices in Health (PICS) broaden perspectives in a holistic way for the human being. Considering the disorders that can be experienced by students during the Nursing Course, they can act as potential care strategies. Objective: to identify, in the scientific literature, which PICS have been applied to nursing students. Methodology: an integrative literature review, carried out in the SciELO, LILACS, Medline and PubMed databases, during the months of October and December 2021, based on the guiding question “What integrative and complementary practices have been applied to nursing students?”. Results: 561 articles were identified; however, after selective and critical analysis, 16 articles composed this review. Discussion: Anxiety and stress appear as the main purposes of using integrative and complementary therapies with nursing students, making the PICS mechanisms for mitigating the university period. Conclusion: the PICS most frequently applied to nursing students are: music therapy, mindfulness meditation, followed by floral and traditional Chinese medicine techniques. pt_BR
dc.description.abstractes Introducción: las Prácticas Integrativas y Complementarias en Salud (PICS) amplían perspectivas de manera holística para el ser humano. Teniendo en cuenta los trastornos que pueden experimentar los estudiantes durante el Curso de Enfermería, estos pueden actuar como posibles estrategias de atención. Objetivo: identificar en la literatura científica qué PICS se han aplicado a estudiantes de enfermería. Metodología: revisión integradora de la literatura, realizada en las bases de datos SciELO, LILACS, Medline y PubMed, durante los meses de octubre y diciembre de 2021, a partir de la pregunta orientadora “¿Qué prácticas integradoras y complementarias se han aplicado a los estudiantes de enfermería?”. Resultados: se identificaron 561 artículos; sin embargo, luego de un análisis selectivo y crítico, 16 artículos compusieron esta revisión. Discusión: La ansiedad y el estrés aparecen como los principales propósitos del uso de terapias integradoras y complementarias con estudiantes de enfermería, constituyendo los mecanismos PICS para mitigar el período universitario. Conclusión: los PICS aplicados con mayor frecuencia a los estudiantes de enfermería son: musicoterapia, meditación mindfulness, seguida de técnicas florales y de medicina tradicional china. pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Introdução: as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) ampliam os olhares de forma holística para o ser humano. Tendo em vista as desordens que podem ser experienciadas por estudantes no decorrer do Curso de Enfermagem, elas podem atuar como potenciais estratégias de cuidado. Objetivo: identificar, na literatura científica, quais as PICS que vêm sendo aplicadas em estudantes de enfermagem. Metodologia: revisão integrativa da literatura, realizada nas bases SciELO, LILACS, Medline e PubMed, durante os meses de outubro e dezembro de 2021, a partir da questão norteadora “Quais práticas integrativas e complementares vêm sendo aplicadas em estudantes de enfermagem?”. Resultados: foram identificados 561 artigos; contudo, após análise seletiva e crítica, 16 artigos compuseram esta revisão. Discussão: Ansiedade e estresse aparecem como as principais finalidades do uso das terapias integrativas e complementares junto aos estudantes de enfermagem, tornando as PICS mecanismos de atenuação do período universitário. Conclusão: as PICS mais frequentemente aplicadas em estudantes de enfermagem, são: musicoterapia, meditação mindfulness, seguido dos florais e das técnicas da medicina tradicional chinesa. pt_BR
dc.subject.pt Enfermagem pt_BR
dc.degree.course Bacharelado em Enfermagem pt_BR
dc.degree.college Escola de Enfermagem Alfredo Pinto pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|