dc.contributor.advisor |
Simões, Bruno Francisco Teixeira |
|
dc.contributor.author |
Silva, João Batista Alves da |
|
dc.date.accessioned |
2023-07-19T20:06:09Z |
|
dc.date.available |
2023-07-19T20:06:09Z |
|
dc.date.issued |
2023-04-18 |
|
dc.identifier.citation |
SILVA, João Batista Alves da. A linguagem R na Educação Básica: o desenvolvimento de um site para auxiliar no ensino e aprendizagem de estatística. 2023. 156f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13749 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
A linguagem R na educação básica: o desenvolvimento de um site para auxiliar no ensino e aprendizagem de estatística. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The R language in basic education: the development of a website to assist in the teaching and learning of statistics. |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Simões, Bruno Francisco Teixeira |
|
dc.contributor.referee |
Penna, Fabio Xavier |
|
dc.contributor.referee |
Melo, Felipe Rafael Ribeiro |
|
dc.contributor.referee |
Silva, Mauren Porciúncula Moreira da |
|
dc.degree.department |
CCET |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Matemática |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MATEMÁTICA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Statistical Literacy |
pt_BR |
dc.subject.en |
Statistics Teaching |
pt_BR |
dc.subject.en |
R Language |
pt_BR |
dc.subject.en |
Statistical Software |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
Statistics in the 21st century has become an important data analysis tool for data scientists. So
called, in the current perspective, those who transform data into useful information and
knowledge. Students have a world of information at hand, having answers, with just a few
clicks, to various questions at any time. However, as evidenced by teaching practice, they still
find it difficult to read data beyond memorized calculations of statistical measures. Minimally
interpreting a pie chart and correctly extracting the analyzed variables from the various graphs
are examples of these difficulties. This situation is characterized by low statistical literacy,
precluding another level of knowledge, statistical thinking, in which the information contained
in the graph would be transported to a contextualized and critical analysis, reading the story
that the data tells us. We therefore propose, with this research, the development of a website to
be used as a statistical tool to assist the Basic Education teacher. The site uses the statistical
potential of the R language. Among other features, the student will be able to import data from
different sources and, with one click, generate graphs and measures. Statistical literacy will be
worked on as the student manipulates data from its raw form, organizes and prepares it for its
correct description and analysis. The calculations are transparent, so that the student can
dedicate himself to reading, interpreting, extracting information and analyzing for decision-
making based on the data. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A Estatística no século XXI, tornou-se uma importante ferramenta de análise de dados para os
cientistas de dados. Assim chamados, na perspectiva atual, aqueles que transformam dados em
informação útil e conhecimento. Os alunos estão com um mundo de informações na mão, tendo
respostas, com apenas alguns cliques, para diversas questões a qualquer momento. Porém,
conforme constatado pela prática docente, ainda encontram dificuldades em ler os dados para
além de cálculos memorizados de medidas estatísticas. Interpretar minimamente um gráfico de
setores e extrair corretamente dos diversos gráficos as variáveis analisadas, são exemplos dessas
dificuldades. Essa situação caracteriza-se em um baixo letramento estatístico, impossibilitando
outro nível de conhecimento, o pensamento estatístico, no qual as informações contidas no
gráfico seriam transportadas para uma análise contextualizada e crítica, sendo lida a história
que os dados nos contam. Propomos então, com essa pesquisa, o desenvolvimento de um site a
ser utilizado como ferramenta estatística para auxiliar o professor da Educação Básica. O site
utiliza o potencial estatístico da linguagem R. Dentre outras funcionalidades, o aluno poderá
importar dados de diversas fontes e, com um clique, gerar gráficos e medidas. O letramento
estatístico será trabalhado na medida em que o aluno manipula o dado desde sua forma bruta,
o organiza e o prepara para sua correta descrição e análise. Os cálculos ficam transparentes, de
forma que o aluno poderá se dedicar a leitura, interpretação, extração de informações e análises
para uma tomada de decisão sustentada nos dados. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Letramento Estatístico |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ensino de Estatística |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Linguagem R |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Software Estatístico |
pt_BR |