DSpace Repository

Ensino da prática de cuidado em oncologia na graduação em enfermagem: estudo qualitativo

Show simple item record

dc.contributor.advisor Corrêa, Vanessa de Almeida Ferreira
dc.contributor.author Cavalcante, Clara Beatriz Teixeira Lima
dc.date.accessioned 2023-07-20T14:45:11Z
dc.date.available 2023-07-20T14:45:11Z
dc.date.issued 2021-12-16
dc.identifier.citation CAVALCANTE, Clara Beatriz Teixeira Lima. Ensino da prática de cuidado em oncologia na graduação em enfermagem: estudo qualitativo. 2021. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, Rio de Janeiro, 2021. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13755
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Ensino da prática de cuidado em oncologia na graduação em enfermagem: estudo qualitativo pt_BR
dc.title.alternative Teaching undergraduate nursing care practice in oncology: a qualitative study pt_BR
dc.title.alternative La enseñanza de la práctica de los cuidados oncológicos en la enfermería de pregrado: un estudio cualitativo pt_BR
dc.type bachelorThesis pt_BR
dc.contributor.referee Corrêa, Vanessa de Almeida Ferreira
dc.degree.department CCBS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.subject.cnpq Enfermagem pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Objetivo: Identificar o ensino da prática de cuidado em oncologia sob a ótica de discentes de um Curso de Graduação em Enfermagem. Materiais e métodos: Pesquisa transversal, qualitativa. A coleta de dados desenvolveu-se com 54 discentes de um Curso de Graduação em Enfermagem localizado no Estado do Rio de Janeiro, no período entre novembro de 2020 e janeiro de 2021, através de questionário virtual. Analisou-se os dados através da análise de conteúdo temático-categorial. Resultados: Três categorias respondem ao objetivo: estratégias de ensino em oncologia; temáticas abordadas na formação; e propostas de discentes para a qualificação do ensino em oncologia. As estratégias de ensino perpassam disciplinas obrigatórias e optativas; além de atividades extracurriculares, voltado ao campo da atenção primária e hospitalar. As estratégias teóricas, mais presentes do que as estratégias de ensino-prático, relacionaram-se aos estágios do câncer, conceitos básicos de oncologia e prática do enfermeiro. Conclusão: Os participantes apresentaram a necessidade de inserção da oncologia nas diversas disciplinas que compõem o currículo e uso de metodologias participativas. Atenta-se para a necessidade de novos estudos que identifiquem o ensino da prática de em oncologia na formação de enfermeiros, de modo a refletir e qualificar as estratégias e metodologias de ensino. pt_BR
dc.subject.pt Enfermagem oncológica pt_BR
dc.subject.pt Educação superior pt_BR
dc.subject.pt Educação em enfermagem pt_BR
dc.subject.pt Oncologia pt_BR
dc.subject.pt Cuidados de enfermagem pt_BR
dc.degree.course Bacharelado em Enfermagem pt_BR
dc.degree.college Escola de Enfermagem Alfredo Pinto pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|