dc.contributor.advisor |
Corrêa, Vanessa de Almeida Ferreira |
|
dc.contributor.author |
Cavalcante, Clara Beatriz Teixeira Lima |
|
dc.date.accessioned |
2023-07-20T14:45:11Z |
|
dc.date.available |
2023-07-20T14:45:11Z |
|
dc.date.issued |
2021-12-16 |
|
dc.identifier.citation |
CAVALCANTE, Clara Beatriz Teixeira Lima. Ensino da prática de cuidado em oncologia na graduação em enfermagem: estudo qualitativo. 2021. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, Rio de Janeiro, 2021. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13755 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Ensino da prática de cuidado em oncologia na graduação em enfermagem: estudo qualitativo |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Teaching undergraduate nursing care practice in oncology: a qualitative study |
pt_BR |
dc.title.alternative |
La enseñanza de la práctica de los cuidados oncológicos en la enfermería de pregrado: un estudio cualitativo |
pt_BR |
dc.type |
bachelorThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Corrêa, Vanessa de Almeida Ferreira |
|
dc.degree.department |
CCBS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Enfermagem |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Objetivo: Identificar o ensino da prática de cuidado em oncologia sob a ótica de discentes de um Curso de Graduação em Enfermagem. Materiais e métodos: Pesquisa transversal, qualitativa. A coleta de dados desenvolveu-se com 54 discentes de um Curso de Graduação em Enfermagem localizado no Estado do Rio de Janeiro, no período entre novembro de 2020 e janeiro de 2021, através de questionário virtual. Analisou-se os dados através da análise de conteúdo temático-categorial. Resultados: Três categorias respondem ao objetivo: estratégias de ensino em oncologia; temáticas abordadas na formação; e propostas de discentes para a qualificação do ensino em oncologia. As estratégias de ensino perpassam disciplinas obrigatórias e optativas; além de atividades extracurriculares, voltado ao campo da atenção primária e hospitalar. As estratégias teóricas, mais presentes do que as estratégias de ensino-prático, relacionaram-se aos estágios do câncer, conceitos básicos de oncologia e prática do enfermeiro. Conclusão: Os participantes apresentaram a necessidade de inserção da oncologia nas diversas disciplinas que compõem o currículo e uso de metodologias participativas. Atenta-se para a necessidade de novos estudos que identifiquem o ensino da prática de em oncologia na formação de enfermeiros, de modo a refletir e qualificar as estratégias e metodologias de ensino. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Enfermagem oncológica |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação superior |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação em enfermagem |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Oncologia |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Cuidados de enfermagem |
pt_BR |
dc.degree.course |
Bacharelado em Enfermagem |
pt_BR |
dc.degree.college |
Escola de Enfermagem Alfredo Pinto |
pt_BR |