DSpace Repository

Cenário simulado na atenção básica: consulta de enfermagem em hanseníase

Show simple item record

dc.contributor.advisor Corrêa, Vanessa de Almeida Ferreira
dc.contributor.author Pereira, Jessica França
dc.date.accessioned 2023-07-20T17:59:04Z
dc.date.available 2023-07-20T17:59:04Z
dc.date.issued 2021-12-16
dc.identifier.citation PEREIRA, Jessica França. Cenário simulado na atenção básica: consulta de enfermagem em hanseníase. 2021. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, Rio de Janeiro, 2021. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13760
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights restrictedAccess pt_BR
dc.title Cenário simulado na atenção básica: consulta de enfermagem em hanseníase pt_BR
dc.type bachelorThesis pt_BR
dc.contributor.referee Corrêa, Vanessa de Almeida Ferreira
dc.degree.department CCBS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.subject.cnpq Enfermagem pt_BR
dc.subject.en Leprosy pt_BR
dc.subject.en Nursing pt_BR
dc.subject.en Simulation training pt_BR
dc.subject.en Primary health care pt_BR
dc.subject.es Lepra pt_BR
dc.subject.es Enfermería pt_BR
dc.subject.es Entrenamiento simulado pt_BR
dc.subject.es Atención primaria de salud pt_BR
dc.description.abstracten Introduction: early detection of leprosy is one of the main coping strategies for the disease. Objective: to analyze the content of a simulated scenario in a nursing consultation in the diagnosis of people with leprosy in primary care. Method: descriptive and qualitative study, developed in two stages: construction of the simulated scenario; and content analysis by six health professionals with experience in leprosy, via an online questionnaire between February and May 2021. Thematic-category content analysis was used. Results: the simulated scenario and the possibility of its use in teaching in leprosy are presented. Two categories were constructed: "Necessary characteristics for the construction of the simulated scenario" and "Nursing consultation for people with leprosy". Conclusion: the steps taken to build the scenario and its analysis, brought realism and reliability to the scenario. This is an innovative proposal to encourage the use of simulation in the field of care aimed at teaching leprosy. pt_BR
dc.description.abstractes Introducción: la detección precoz de la lepra es una de las principales estrategias de afrontamiento de la enfermedad. Objetivo: Analizar el contenido de un escenario simulado em una consulta de enfermería en el diagnóstico de personas con lepra en atención primaria. Método: estudio descriptivo y cualitativo, desarrollado en dos etapas: construcción del escenario simulado; y análisis de contenido por seis profesionales de la salud con experiência en lepra, a través de un cuestionario en línea entre febrero y mayo de 2021. Se utilizó el análisis de contenido por categorías temáticas. Resultados: se presenta el escenario simulado y la posibilidad de su uso en la enseñanza en lepra. Se construyeron dos categorías: "Características necesarias para la construcción del escenario simulado" y "Consulta de enfermería para personas con lepra". Conclusión: los pasos dados para construir el escenario y su análisis, aportaron realismo y confiabilidad al escenario. Se trata de una propuesta innovadora para incentivar el uso de la simulación en el ámbito asistencial orientado a la enseñanza de la lepra. pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Introdução: a detecção precoce da hanseníase é uma das principais estratégias de enfrentamento da doença. Objetivo: analisar o conteúdo de um cenário simulado em consulta de enfermagem no diagnóstico à pessoa com hanseníase na atenção básica. Método: estudo descritivo e qualitativo, desenvolvido em duas etapas: construção do cenário simulado; e análise de conteúdo por seis profissionais de saúde com experiência em Hanseníase, via questionário online entre fevereiro e maio de 2021. Utilizou-se a análise de conteúdo temático-categorial. Resultados: apresentou-se o cenário simulado e a possibilidade de seu uso no ensino em Hanseníase. Construiu-se duas categorias: "Características necessárias à construção do cenário simulado" e "Consulta de enfermagem à pessoa com Hanseníase". Conclusão: os passos percorridos para a construção do cenário e sua análise, trouxeram realismo e fidedignidade ao cenário. Trata-se de proposta inovadora no incentivo ao uso da simulação no campo da atenção básica voltada ao ensino da Hanseníase. pt_BR
dc.subject.pt Hanseníase pt_BR
dc.subject.pt Enfermagem pt_BR
dc.subject.pt Treinamento por simulação pt_BR
dc.subject.pt Atenção primária à saúde pt_BR
dc.degree.course Bacharelado em Enfermagem pt_BR
dc.degree.college Escola de Enfermagem Alfredo Pinto pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|