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Jogos como ferramenta no ensino de matemática na EJA.

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dc.contributor.advisor Martarelli, Luzia da Costa Tonon
dc.contributor.author Viola, Ana Carolina Soares
dc.date.accessioned 2023-07-21T20:40:27Z
dc.date.available 2023-07-21T20:40:27Z
dc.date.issued 2023-05-08
dc.identifier.citation VIOLA, Ana Carolina Soares. Jogos como ferramenta no ensino de matemática na EJA. 53f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13764
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Jogos como ferramenta no ensino de matemática na EJA. pt_BR
dc.title.alternative Game as a tool in mathematics teaching in EJA. pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Martarelli, Luzia da Costa Tonon
dc.contributor.referee Mello, Cristiane de
dc.contributor.referee Souza, Fabiano dos Santos
dc.degree.department CCET pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Profissional pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Matemática pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA pt_BR
dc.subject.cnpq MATEMÁTICA pt_BR
dc.subject.en Game pt_BR
dc.subject.en Youth and Adult Education (EJA) pt_BR
dc.subject.en Mathematics pt_BR
dc.subject.en Trail of Remains pt_BR
dc.subject.en Password Game pt_BR
dc.description.abstracten Some of the great challenges that educators face is to make mathematics interesting and less feared by students, it is often necessary to use extra methods, such as (chalk and blackboard). An example of how educators can overcome these challenges is proposed in this work, which is using games, in addition to being interesting, can help improve student performance in terms of mathematical content.The Constructivist Theory by Piaget applied for youth and adult education was reinforced by Paulo Freire and endorses that cognitive schemes develop from the internalization of the individual's experiences in the world around him, harmonizing with more complex stages. Thus, new schemes are accommodated in place of the previous ones, giving rise to intellectual development based on the harmonization of cognitive schemes, called rebalancing. The teaching of Mathematics based on this method requires immersing the student in experiences that cause them cognitive conflict so that they can produce innovative schemes of knowledge that are better adapted to the experience. Games will be used to perform the function of provoking this conflict. This work was carried out through the action-research methodology with activities carried out in Youth and Adult Education classes at a school in the city of Rio de Janeiro, where we verified that the students felt very excited about the execution of the games and the questions raised verbally about the contents were very well developed by the students. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Alguns dos grandes desafios que os educadores encontram é tornar a Matemática interessante e menos temida pelos estudantes e, para isso, muitas vezes é necessário fazer uso de métodos extras (quadro e giz). Um bom exemplo de como se pode superar esses desafios dos educadores é o tema proposto neste trabalho, que é usar jogos, que além de interessantes, podem ajudar a melhorar o desempenho dos alunos no que diz respeito aos conteúdos matemáticos. A teoria construtivista de Piaget e seu uso na educação de jovens e adultos, reforçada por Freire, defende que os esquemas cognitivos se desenvolvem a partir da internalização das vivências e experiências do indivíduo no mundo que o cerca, harmonizando-se com etapas mais complexas. Assim, esquemas novos se acomodam no lugar dos anteriores, dando-se o desenvolvimento intelectual, embasado na harmonização dos esquemas cognitivos, chamado de reequilibração. O ensino de Matemática, baseado nesse método, requer afundar o estudante em experiências que lhes causem conflito cognitivo, para que possam produzir esquemas inovadores de conhecimento que se adaptam melhor à experiência. Utiliza-se os jogos para realizar a função de provocar esse conflito. Esse trabalho foi realizado através da metodologia pesquisa-ação com atividades realizadas em turmas da Educação de Jovens e Adultos de uma escola do município do Rio de Janeiro, onde foi verificado que os alunos se sentiram muito animados com a execução dos jogos. As questões levantadas verbalmente, acerca dos conteúdos, foram muito bem desenvolvidas pelos educandos. pt_BR
dc.subject.pt Jogos pt_BR
dc.subject.pt Educação de Jovens e Adultos (EJA) pt_BR
dc.subject.pt Matemática pt_BR
dc.subject.pt Trilha dos Restos pt_BR
dc.subject.pt Jogo da Senha pt_BR


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