dc.contributor.advisor |
Martarelli, Luzia da Costa Tonon |
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dc.contributor.author |
Viola, Ana Carolina Soares |
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dc.date.accessioned |
2023-07-21T20:40:27Z |
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dc.date.available |
2023-07-21T20:40:27Z |
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dc.date.issued |
2023-05-08 |
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dc.identifier.citation |
VIOLA, Ana Carolina Soares. Jogos como ferramenta no ensino de matemática na EJA. 53f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13764 |
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dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Jogos como ferramenta no ensino de matemática na EJA. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Game as a tool in mathematics teaching in EJA. |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Martarelli, Luzia da Costa Tonon |
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dc.contributor.referee |
Mello, Cristiane de |
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dc.contributor.referee |
Souza, Fabiano dos Santos |
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dc.degree.department |
CCET |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Matemática |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MATEMÁTICA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Game |
pt_BR |
dc.subject.en |
Youth and Adult Education (EJA) |
pt_BR |
dc.subject.en |
Mathematics |
pt_BR |
dc.subject.en |
Trail of Remains |
pt_BR |
dc.subject.en |
Password Game |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
Some of the great challenges that educators face is to make mathematics interesting
and less feared by students, it is often necessary to use extra methods, such as (chalk
and blackboard). An example of how educators can overcome these challenges is
proposed in this work, which is using games, in addition to being interesting, can help
improve student performance in terms of mathematical content.The Constructivist
Theory by Piaget applied for youth and adult education was reinforced by Paulo Freire
and endorses that cognitive schemes develop from the internalization of the
individual's experiences in the world around him, harmonizing with more complex
stages. Thus, new schemes are accommodated in place of the previous ones, giving
rise to intellectual development based on the harmonization of cognitive schemes,
called rebalancing. The teaching of Mathematics based on this method requires
immersing the student in experiences that cause them cognitive conflict so that they
can produce innovative schemes of knowledge that are better adapted to the
experience. Games will be used to perform the function of provoking this conflict. This
work was carried out through the action-research methodology with activities carried
out in Youth and Adult Education classes at a school in the city of Rio de Janeiro,
where we verified that the students felt very excited about the execution of the games
and the questions raised verbally about the contents were very well developed by the
students. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Alguns dos grandes desafios que os educadores encontram é tornar a Matemática
interessante e menos temida pelos estudantes e, para isso, muitas vezes é necessário
fazer uso de métodos extras (quadro e giz). Um bom exemplo de como se pode
superar esses desafios dos educadores é o tema proposto neste trabalho, que é usar
jogos, que além de interessantes, podem ajudar a melhorar o desempenho dos alunos
no que diz respeito aos conteúdos matemáticos. A teoria construtivista de Piaget e
seu uso na educação de jovens e adultos, reforçada por Freire, defende que os
esquemas cognitivos se desenvolvem a partir da internalização das vivências e
experiências do indivíduo no mundo que o cerca, harmonizando-se com etapas mais
complexas. Assim, esquemas novos se acomodam no lugar dos anteriores, dando-se
o desenvolvimento intelectual, embasado na harmonização dos esquemas cognitivos,
chamado de reequilibração. O ensino de Matemática, baseado nesse método, requer
afundar o estudante em experiências que lhes causem conflito cognitivo, para que
possam produzir esquemas inovadores de conhecimento que se adaptam melhor à
experiência. Utiliza-se os jogos para realizar a função de provocar esse conflito. Esse
trabalho foi realizado através da metodologia pesquisa-ação com atividades
realizadas em turmas da Educação de Jovens e Adultos de uma escola do município
do Rio de Janeiro, onde foi verificado que os alunos se sentiram muito animados com
a execução dos jogos. As questões levantadas verbalmente, acerca dos conteúdos,
foram muito bem desenvolvidas pelos educandos. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Jogos |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação de Jovens e Adultos (EJA) |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Matemática |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Trilha dos Restos |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Jogo da Senha |
pt_BR |