dc.contributor.advisor |
Corrêa, Vanessa de Almeida Ferreira |
|
dc.contributor.author |
Pereira, Camila Rezende de Castilho |
|
dc.date.accessioned |
2023-08-03T15:43:47Z |
|
dc.date.available |
2023-08-03T15:43:47Z |
|
dc.date.issued |
2022-06-30 |
|
dc.identifier.citation |
PEREIRA, Camila Rezende de Castilho. Ensino do cuidado em oncologia sob a ótica de discentes de enfermagem, medicina e nutrição. 2022. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, Rio de Janeiro, 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13793 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Ensino do cuidado em oncologia sob a ótica de discentes de enfermagem, medicina e nutrição |
pt_BR |
dc.type |
bachelorThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Corrêa, Vanessa de Almeida Ferreira |
|
dc.degree.department |
CCBS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Enfermagem |
pt_BR |
dc.subject.en |
Health sciences |
pt_BR |
dc.subject.en |
Health team interdisciplinary |
pt_BR |
dc.subject.en |
Medical Oncology |
pt_BR |
dc.subject.en |
Educational measurement |
pt_BR |
dc.subject.en |
Universities |
pt_BR |
dc.subject.es |
Ciencias de la salud |
pt_BR |
dc.subject.es |
Grupo de salud interdisciplinario |
pt_BR |
dc.subject.es |
Oncología médica |
pt_BR |
dc.subject.es |
Evaluación educacional |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Identificar o ensino da prática de cuidado em oncologia sob a ótica de discentes de Cursos de Graduação em Enfermagem, Nutrição e Medicina localizados no estado do Rio de Janeiro, Brasil. Métodos: Pesquisa qualitativa, realizada com 87 discentes de graduação de Enfermagem, Nutrição e Medicina, via questionário remoto, durante março a maio de 2022. Utilizou-se a análise de conteúdo temático-categorial Resultados: Construiu-se quatro categorias, intituladas: Ensino teórico por meio de disciplinas obrigatórias; Vivências durante a formação voltadas à prática do cuidado em oncologia; Busca pela temática de oncologia e Necessidade de aprofundamento na temática oncologia durante a formação. Conclusão: O ensino da oncologia apresenta-se por meio de diversas disciplinas obrigatórias durante o curso, sem disciplina específica, promovendo a busca por atividades extracurriculares pelos discentes; tendo uma escassez de oportunidades de ensino prático. Sugere-se a formação profissional qualificada para o controle do câncer. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ciências da saúde |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Equipe interdisciplinar de saúde |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Oncologia |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Avaliação do ensino |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Universidades |
pt_BR |
dc.degree.course |
Bacharelado em Enfermagem |
pt_BR |
dc.degree.college |
Escola de Enfermagem Alfredo Pinto |
pt_BR |