DSpace Repository

Desafios da graduação em enfermagem no Brasil em meio à pandemia por COVID-19: revisão Integrativa

Show simple item record

dc.contributor.advisor Silva, Natália Chantal Magalhães da
dc.contributor.author Lima, Andreza Fontenele
dc.date.accessioned 2023-08-03T15:54:21Z
dc.date.available 2023-08-03T15:54:21Z
dc.date.issued 2022-06-23
dc.identifier.citation TEIXEIRA, Andreza Fontenele. Desafios da graduação em enfermagem no Brasil em meio à pandemia por COVID-19: revisão Integrativa. 2022. 12 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, Rio de Janeiro, 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13798
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Desafios da graduação em enfermagem no Brasil em meio à pandemia por COVID-19: revisão Integrativa pt_BR
dc.title.alternative Challenges of graduation in nursing in Brazil in the midst of the COVID-19 pandemic: integrative review pt_BR
dc.title.alternative Desafíos de la graduación en enfermería en Brasil en medio de la pandemia de COVID-19: revisión integrativa pt_BR
dc.type bachelorThesis pt_BR
dc.contributor.referee Silva, Natália Chantal Magalhães da
dc.degree.department CCBS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.subject.cnpq Enfermagem pt_BR
dc.subject.en Challenges pt_BR
dc.subject.en Remote teaching pt_BR
dc.subject.en Students and teachers pt_BR
dc.subject.en Graduation in nursing pt_BR
dc.subject.en COVID-19 pandemic pt_BR
dc.subject.es Desafíos pt_BR
dc.subject.es Enseñanza remota pt_BR
dc.subject.es Estudiantes y profesores pt_BR
dc.subject.es Graduación en Enfermería pt_BR
dc.subject.es Pandemia de la COVID-19 pt_BR
dc.description.abstracten The present study aimed to identify, in the scientific literature, the challenges of Undergraduate Nursing, faced by professor and students, in the midst of the COVID-19 pandemic. This is an integrative review, carried out between december 2021 and february 2022, where articles were selected in the SciELO, LILACS and CAPES Portal databases of journals. The challenges encountered are related to weaknesses in promoting the bond between student and teacher, in accessing and handling teaching tools and in overload, linked to the accumulation of functions and the adaptation of the home environment. Thus, it can be said that the atypical moment of the pandemic caused several changes in society and exacerbated weaknesses that do not apply only to the academic context, being necessary to deepen the knowledge about the didactic strategies used in this period, as well as their impact in the context of Graduation in Nursing in Brazil. pt_BR
dc.description.abstractes El presente estudio tuvo como objetivo identificar, en la literatura científica, los desafíos de la Graduación en Enfermería, enfrentados por profesores y estudiantes, en medio de la pandemia de la COVID-19. Se trata de una revisión integradora, realizada entre diciembre de 2021 y febrero de 2022, donde se seleccionaron artículos en las bases de datos SciELO, LILACS y del Portal CAPES de revistas. Los desafíos encontrados están relacionados con las debilidades en la promoción del vínculo entre alumno y docente, en el acceso y manejo de los instrumentos didácticos y en la sobrecarga, vinculada a la acumulación de funciones y la adaptación del entorno domiciliario. Así, se puede decir que el momento atípico de la pandemia provoco varios cambios en la sociedad y exacerbó debilidades que no se aplican solo al contexto académico, siendo necessário profundizar el conocimiento sobre las estrategias didácticas utilizadas en este período, así como sus impacto en el contexto de la Graduación en Enfermería en Brasil. pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt O presente estudo teve o objetivo de identificar, na literatura científica, os desafios da Graduação em Enfermagem, enfrentados por professores e estudantes, em meio à pandemia por COVID-19. Trata-se de uma revisão integrativa, realizada entre os meses de dezembro de 2021 a fevereiro de 2022, nas bases de dados SciELO, LILACS e Portal CAPES de periódicos. Os desafios encontrados estão relacionados à fragilidades na promoção do vínculo entre estudante e professor, no acesso e no manuseio de ferramentas didáticas e na sobrecarga, atrelada ao acúmulo de funções e à adaptação do ambiente domiciliar. Assim, pode-se dizer que o momento atípico da pandemia ocasionou diversas mudanças na sociedade e exacerbou fragilidades que não se aplicam apenas ao contexto acadêmico, sendo necessário aprofundar o conhecimento sobre as estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas neste período, bem como o impacto dessas no contexto da Graduação em Enfermagem no Brasil. pt_BR
dc.subject.pt Desafios pt_BR
dc.subject.pt Ensino remoto pt_BR
dc.subject.pt Estudantes e professores pt_BR
dc.subject.pt Graduação em enfermagem pt_BR
dc.subject.pt Pandemia COVID-19 pt_BR
dc.degree.course Bacharelado em Enfermagem pt_BR
dc.degree.college Escola de Enfermagem Alfredo Pinto pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|