dc.contributor.advisor |
Silva, Natália Chantal Magalhães da |
|
dc.contributor.author |
Lima, Andreza Fontenele |
|
dc.date.accessioned |
2023-08-03T15:54:21Z |
|
dc.date.available |
2023-08-03T15:54:21Z |
|
dc.date.issued |
2022-06-23 |
|
dc.identifier.citation |
TEIXEIRA, Andreza Fontenele. Desafios da graduação em enfermagem no Brasil em meio à pandemia por COVID-19: revisão Integrativa. 2022. 12 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, Rio de Janeiro, 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13798 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Desafios da graduação em enfermagem no Brasil em meio à pandemia por COVID-19: revisão Integrativa |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Challenges of graduation in nursing in Brazil in the midst of the COVID-19 pandemic: integrative review |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Desafíos de la graduación en enfermería en Brasil en medio de la pandemia de COVID-19: revisión integrativa |
pt_BR |
dc.type |
bachelorThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Silva, Natália Chantal Magalhães da |
|
dc.degree.department |
CCBS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Enfermagem |
pt_BR |
dc.subject.en |
Challenges |
pt_BR |
dc.subject.en |
Remote teaching |
pt_BR |
dc.subject.en |
Students and teachers |
pt_BR |
dc.subject.en |
Graduation in nursing |
pt_BR |
dc.subject.en |
COVID-19 pandemic |
pt_BR |
dc.subject.es |
Desafíos |
pt_BR |
dc.subject.es |
Enseñanza remota |
pt_BR |
dc.subject.es |
Estudiantes y profesores |
pt_BR |
dc.subject.es |
Graduación en Enfermería |
pt_BR |
dc.subject.es |
Pandemia de la COVID-19 |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The present study aimed to identify, in the scientific literature, the challenges of Undergraduate Nursing, faced by professor and students, in the midst of the COVID-19 pandemic. This is an integrative review, carried out between december 2021 and february 2022, where articles were selected in the SciELO, LILACS and CAPES Portal databases of journals. The challenges encountered are related to weaknesses in promoting the bond between student and teacher, in accessing and handling teaching tools and in overload, linked to the accumulation of functions and the adaptation of the home environment. Thus, it can be said that the atypical moment of the pandemic caused several changes in society and exacerbated weaknesses that do not apply only to the academic context, being necessary to deepen the knowledge about the didactic strategies used in this period, as well as their impact in the context of Graduation in Nursing in Brazil. |
pt_BR |
dc.description.abstractes |
El presente estudio tuvo como objetivo identificar, en la literatura científica, los desafíos de la Graduación en Enfermería, enfrentados por profesores y estudiantes, en medio de la pandemia de la COVID-19. Se trata de una revisión integradora, realizada entre diciembre de 2021 y febrero de 2022, donde se seleccionaron artículos en las bases de datos SciELO, LILACS y del Portal CAPES de revistas. Los desafíos encontrados están relacionados con las debilidades en la promoción del vínculo entre alumno y docente, en el acceso y manejo de los instrumentos didácticos y en la sobrecarga, vinculada a la acumulación de funciones y la adaptación del entorno domiciliario. Así, se puede decir que el momento atípico de la pandemia provoco varios cambios en la sociedad y exacerbó debilidades que no se aplican solo al contexto académico, siendo necessário profundizar el conocimiento sobre las estrategias didácticas utilizadas en este período, así como sus impacto en el contexto de la Graduación en Enfermería en Brasil. |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O presente estudo teve o objetivo de identificar, na literatura científica, os desafios da Graduação em Enfermagem, enfrentados por professores e estudantes, em meio à pandemia por COVID-19. Trata-se de uma revisão integrativa, realizada entre os meses de dezembro de 2021 a fevereiro de 2022, nas bases de dados SciELO, LILACS e Portal CAPES de periódicos. Os desafios encontrados estão relacionados à fragilidades na promoção do vínculo entre estudante e professor, no acesso e no manuseio de ferramentas didáticas e na sobrecarga, atrelada ao acúmulo de funções e à adaptação do ambiente domiciliar. Assim, pode-se dizer que o momento atípico da pandemia ocasionou diversas mudanças na sociedade e exacerbou fragilidades que não se aplicam apenas ao contexto acadêmico, sendo necessário aprofundar o conhecimento sobre as estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas neste período, bem como o impacto dessas no contexto da Graduação em Enfermagem no Brasil. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Desafios |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ensino remoto |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Estudantes e professores |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Graduação em enfermagem |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Pandemia COVID-19 |
pt_BR |
dc.degree.course |
Bacharelado em Enfermagem |
pt_BR |
dc.degree.college |
Escola de Enfermagem Alfredo Pinto |
pt_BR |