dc.contributor.advisor |
Silva, Laura Johanson da |
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dc.contributor.author |
Lopes, Letícia de Souza |
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dc.date.accessioned |
2023-08-07T15:40:58Z |
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dc.date.available |
2023-08-07T15:40:58Z |
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dc.date.issued |
2022-07-07 |
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dc.identifier.citation |
LOPES, Letícia de Souza. Expressões do transtorno do espectro do autismo em crianças do sexo feminino: implicações para a enfermagem. 2022. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, Rio de Janeiro, 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13809 |
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dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Expressões do transtorno do espectro do autismo em crianças do sexo feminino: implicações para a enfermagem |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Expressions of autism spectrum disorder in female children: implications for nursing |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Expressions du trouble du spectre autique chez les enfants de sexe féminin: implications pour les soins infirmiers |
pt_BR |
dc.type |
bachelorThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Silva, Laura Johanson da |
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dc.degree.department |
CCBS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Enfermagem |
pt_BR |
dc.subject.en |
Autism spectrum disorder |
pt_BR |
dc.subject.en |
Children |
pt_BR |
dc.subject.en |
Signs and symptoms |
pt_BR |
dc.subject.en |
Camouflage |
pt_BR |
dc.subject.fr |
Trouble du spectre autistique |
pt_BR |
dc.subject.fr |
Enfants |
pt_BR |
dc.subject.fr |
Signes et symptômes |
pt_BR |
dc.subject.fr |
Camouflage |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
To identify how the expression of Autism production. Method: An integrative literature review was conducted using the PubMed, EBSCO, EMBASE and LILACS databases, and then the articles were summarized to identify the important points found and analyze them. Results: Eight articles were analyzed, identifying commonalities among studies conducted in different countries, suggesting a possible cause for the difficulty in identifying ASD in female children. The main similarities among the studies point to a phenotypically particular presentation in girls, marked by behaviors and defense mechanisms that escape the norm but cause damage, especially to mental health. Conclusion: The literature on the expression of ASD symptoms in girls is still scarce, and reinforces the importance of knowledge about the nuances of the symptoms to ensure early and effective intervention, improving the prognosis of these children. |
pt_BR |
dc.description.abstractfr |
Identifier comment les expressions du trouble du spectre autistique chez les filles est mise en correspondance avec la production scientifique. Méthode: Une revue intégrative de la littérature a été réalisée en utilisant les bases de données PubMed, EBSCO, EMBASE et LILACS, puis les articles ont été ficelés pour identifier les points importants trouvés et les analyser. Résultats : huit articles ont été analysés, identifiant les points communs entre les études réalisées dans différents pays, suggérant une cause possible de la difficulté à identifier les TSA chez les enfants de sexe féminin. Les principales similitudes entre les études mettent en évidence une présentation phénotypique particulière chez les filles, marquée par des comportements et des mécanismes de défense qui échappent à la norme mais qui causent des dommages, principalement à la santé mentale. Conclusion: La littérature sur l'expression des symptômes des TSA chez les filles est encore rare, et renforce l'importance de connaître les nuances des symptômes pour assurer une intervention précoce et efficace, améliorant le pronostic de ces enfants. |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Identificar como está mapeada a produção científica a respeito das expressões do Transtorno do Espectro do Autismo em meninas. Método: Foi realizada uma revisão integrativa de literatura, utilizando as bases de dados PubMed, EBSCO, EMBASE e LILACS, e em seguida, o fichamento dos artigos para identificar os pontos importantes encontrados e analisá-los. Resultados: Foram analisados 8 artigos, identificados os pontos em comum entre estudos realizados em diferentes países, sugerindo uma possível causa para a dificuldade de identificação do TEA em crianças do sexo feminino. As principais similaridades entre os estudos apontam para uma apresentação fenotipicamente particular em meninas, marcada por comportamentos e mecanismos de defesa que fogem da norma mas que provocam danos, principalmente à saúde mental. Conclusão: A literatura acerca da expressão dos sintomas do TEA em meninas ainda é escassa, e reforça a importância do conhecimento a respeito das nuances dos sintomas para garantir uma intervenção precoce e eficaz, melhorando o prognóstico dessas crianças. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Transtorno do espectro do autismo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Crianças |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Sinais e sintomas |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Camuflagem |
pt_BR |
dc.degree.course |
Bacharelado em Enfermagem |
pt_BR |
dc.degree.college |
Escola de Enfermagem Alfredo Pinto |
pt_BR |