dc.contributor.advisor |
Israel, Mônica Simões |
|
dc.contributor.author |
Costa, Michelle Soraia Espinola |
|
dc.date.accessioned |
2023-08-08T15:43:06Z |
|
dc.date.available |
2023-08-08T15:43:06Z |
|
dc.date.issued |
2022-06-14 |
|
dc.identifier.citation |
ESPINOLA, Michelle Soraia. Conhecimentos e atitudes de alunos de Odontologia sobre pessoas vivendo com HIV/aids. 2022. 77 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Infecção HIV/Aids e Hepatites virais na Área de DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS). Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13829 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Conhecimentos e atitudes de alunos de Odontologia sobre pessoas vivendo com HIV/aids |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Knowledge and attitudes of dentistry students about people living with HIV/AIDS |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Israel, Mônica Simões |
|
dc.contributor.referee |
Senna, Gilmar Weber |
|
dc.contributor.referee |
Ribeiro, Luiz Cláudio Pereira |
|
dc.contributor.referee |
Nogueira, Carlos José |
|
dc.contributor.referee |
Dantas, Estélio Henrique Marin |
|
dc.degree.department |
CCBS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Infecção HIV/AIDS e Hepatites Virais |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS DA SAÚDE |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MEDICINA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS |
pt_BR |
dc.subject.en |
HIV Infections |
pt_BR |
dc.subject.en |
Education, Dental, Continuing |
pt_BR |
dc.subject.en |
Health Knowledge, Attitudes, Practice |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The aim of the study was to evaluate and compare the knowledge and attitudes of
students from the last periods of Dentistry College in Rio de Janeiro, about the dental
care of people living with HIV/AIDS before and after a theoretical classroom on the
subject. For this, 24 participants were selected (26.12 ± 5.14 years). All the students
answered one questionary, a title destined to a reference of the following variables: (a)
to evaluate the students' knowledge; and (b) identify the attitudes and practices of
these students regarding the care that should be provided to people living with
HIV/AIDS. The data were observed according to their general assessment and the
answers to each question before and after the presentation of the theoretical video
classroom. According to the data, the general assessment of dental students was
statistically different (p < 0.0000) when observed Pre- and Post-intervention. It should
be considered a need to add a specific module on HIV/AIDS infection to the Dentistry
College, specific interventions with the aim of training the same student to teach great
practice on HIV/AIDS. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O objetivo do presente estudo foi avaliar e comparar os conhecimentos de alunos dos
últimos períodos de Odontologia de duas Faculdades de Odontologia do Rio de
Janeiro, acerca do atendimento Odontológico de pessoas vivendo com HIV/aids antes
e após uma aula teórica sobre o assunto. Para isso, 24 participantes foram
selecionados (26,12 ± 5,14 anos). Todos os estudantes de Odontologia responderam
um questionário destinado a obter informações acerca das seguintes variáveis: (a)
avaliar os conhecimentos dos estudantes; e (b) identificar as atitudes e práticas destes
estudantes acerca do atendimento que deve ser prestado às pessoas que vivem com
HIV/aids. Os dados foram observados segundo a sua pontuação geral e respostas a
cada pergunta antes e depois da participação de uma vídeo aula teórica. Segundo os
dados da pontuação geral dos estudantes de Odontologia, foi identificado diferença
significativa (p < 0,000) quando observados pré e pós-intervenção. Sugere-se
considerar a necessidade de acrescentar ao currículo universitário um módulo didático
específico de infecção HIV/Aids, ou mesmo, pontuais intervenções com a finalidade
de formar o estudante de odontologia sobre esse tema de grande relevância prática |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Infecções por HIV |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação Continuada em Odontologia |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Conhecimentos, atitudes e prática em saúde |
pt_BR |