DSpace Repository

Conhecimentos e atitudes de alunos de Odontologia sobre pessoas vivendo com HIV/aids

Show simple item record

dc.contributor.advisor Israel, Mônica Simões
dc.contributor.author Costa, Michelle Soraia Espinola
dc.date.accessioned 2023-08-08T15:43:06Z
dc.date.available 2023-08-08T15:43:06Z
dc.date.issued 2022-06-14
dc.identifier.citation ESPINOLA, Michelle Soraia. Conhecimentos e atitudes de alunos de Odontologia sobre pessoas vivendo com HIV/aids. 2022. 77 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Infecção HIV/Aids e Hepatites virais na Área de DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS). Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13829
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Conhecimentos e atitudes de alunos de Odontologia sobre pessoas vivendo com HIV/aids pt_BR
dc.title.alternative Knowledge and attitudes of dentistry students about people living with HIV/AIDS pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Israel, Mônica Simões
dc.contributor.referee Senna, Gilmar Weber
dc.contributor.referee Ribeiro, Luiz Cláudio Pereira
dc.contributor.referee Nogueira, Carlos José
dc.contributor.referee Dantas, Estélio Henrique Marin
dc.degree.department CCBS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Profissional pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Infecção HIV/AIDS e Hepatites Virais pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS DA SAÚDE pt_BR
dc.subject.cnpq MEDICINA pt_BR
dc.subject.cnpq DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS pt_BR
dc.subject.en HIV Infections pt_BR
dc.subject.en Education, Dental, Continuing pt_BR
dc.subject.en Health Knowledge, Attitudes, Practice pt_BR
dc.description.abstracten The aim of the study was to evaluate and compare the knowledge and attitudes of students from the last periods of Dentistry College in Rio de Janeiro, about the dental care of people living with HIV/AIDS before and after a theoretical classroom on the subject. For this, 24 participants were selected (26.12 ± 5.14 years). All the students answered one questionary, a title destined to a reference of the following variables: (a) to evaluate the students' knowledge; and (b) identify the attitudes and practices of these students regarding the care that should be provided to people living with HIV/AIDS. The data were observed according to their general assessment and the answers to each question before and after the presentation of the theoretical video classroom. According to the data, the general assessment of dental students was statistically different (p < 0.0000) when observed Pre- and Post-intervention. It should be considered a need to add a specific module on HIV/AIDS infection to the Dentistry College, specific interventions with the aim of training the same student to teach great practice on HIV/AIDS. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt O objetivo do presente estudo foi avaliar e comparar os conhecimentos de alunos dos últimos períodos de Odontologia de duas Faculdades de Odontologia do Rio de Janeiro, acerca do atendimento Odontológico de pessoas vivendo com HIV/aids antes e após uma aula teórica sobre o assunto. Para isso, 24 participantes foram selecionados (26,12 ± 5,14 anos). Todos os estudantes de Odontologia responderam um questionário destinado a obter informações acerca das seguintes variáveis: (a) avaliar os conhecimentos dos estudantes; e (b) identificar as atitudes e práticas destes estudantes acerca do atendimento que deve ser prestado às pessoas que vivem com HIV/aids. Os dados foram observados segundo a sua pontuação geral e respostas a cada pergunta antes e depois da participação de uma vídeo aula teórica. Segundo os dados da pontuação geral dos estudantes de Odontologia, foi identificado diferença significativa (p < 0,000) quando observados pré e pós-intervenção. Sugere-se considerar a necessidade de acrescentar ao currículo universitário um módulo didático específico de infecção HIV/Aids, ou mesmo, pontuais intervenções com a finalidade de formar o estudante de odontologia sobre esse tema de grande relevância prática pt_BR
dc.subject.pt Infecções por HIV pt_BR
dc.subject.pt Educação Continuada em Odontologia pt_BR
dc.subject.pt Conhecimentos, atitudes e prática em saúde pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|