dc.contributor.advisor |
Silva, Jane Santos da |
|
dc.contributor.author |
Pimenta, Fabiana de Souza |
|
dc.date.accessioned |
2023-08-17T19:53:27Z |
|
dc.date.available |
2023-08-17T19:53:27Z |
|
dc.date.issued |
2022-12-16 |
|
dc.identifier.citation |
PIMENTA, Fabiana de Souza. Jogando com a Aldeia Maracanã (RJ): resistência e educação diferenciada. 2022. 115 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13834 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Jogando com a aldeia Maracanã (RJ): resistência e educação diferenciada |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Playing with Village Maracanã (RJ): resistance and differentiated education |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Silva, Jane Santos da |
|
dc.contributor.referee |
Borges, Vera Lúcia Bogéa |
|
dc.contributor.referee |
Paiva, Andréa Lúcia da Silva de |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
HISTÓRIA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Maracanã Village |
pt_BR |
dc.subject.en |
Resistance |
pt_BR |
dc.subject.en |
Education |
pt_BR |
dc.subject.en |
Educational games |
pt_BR |
dc.subject.en |
Profhistória |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The objective of this work is to present a pedagogical material that is based on a proposal for a didactic sequence to be implemented in schools in the metropolitan region of Rio de Janeiro in order to support Law 11.645/08, which includes indigenous history and culture in the curriculum. compulsory basic education in Brazil. The reference is based on the principle that it is necessary to know and dialogue with indigenous teachers and authors who work in the pluriethnic Maracanã village, located in the city of Rio de Janeiro. Educators and activists from Aldeia Urbana Maracanã are included in this educational proposal, due to their contributions in the initial and continuing training of teachers and work in educational institutions. The History of Aldeia Maracanã will be presented according to the perspectives chosen by its members, who despite resisting in different ways, defend indigenous protagonism in urban centers. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O objetivo deste trabalho é apresentar um material pedagógico que tem como base uma proposta de sequência didática para a implementação nas escolas da região metropolitana do Rio de Janeiro de forma a fundamentar a Lei nº 11.645/08, que inclui a história e a cultura indígena no currículo obrigatório do ensino básico no Brasil. A referência parte do princípio de que é necessário conhecer e dialogar com professores e autores indígenas atuantes na aldeia pluriétnica Maracanã, localizada na cidade do Rio de Janeiro. Educadores e ativistas da Aldeia Urbana Maracanã são contemplados nesta proposta educacional, devido a suas contribuições na formação inicial e continuada de professores e atuação nas instituições de ensino. A História da Aldeia Maracanã será apresentada segundo as perspectivas escolhidas pelos seus membros, que apesar de resistirem de formas diferenciadas, defendem o protagonismo indígena nos centros urbanos. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Aldeia Maracanã |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Resistência |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Jogos educativos |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Profhistória |
pt_BR |