DSpace Repository

Jogando com a aldeia Maracanã (RJ): resistência e educação diferenciada

Show simple item record

dc.contributor.advisor Silva, Jane Santos da
dc.contributor.author Pimenta, Fabiana de Souza
dc.date.accessioned 2023-08-17T19:53:27Z
dc.date.available 2023-08-17T19:53:27Z
dc.date.issued 2022-12-16
dc.identifier.citation PIMENTA, Fabiana de Souza. Jogando com a Aldeia Maracanã (RJ): resistência e educação diferenciada. 2022. 115 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13834
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Jogando com a aldeia Maracanã (RJ): resistência e educação diferenciada pt_BR
dc.title.alternative Playing with Village Maracanã (RJ): resistance and differentiated education pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Silva, Jane Santos da
dc.contributor.referee Borges, Vera Lúcia Bogéa
dc.contributor.referee Paiva, Andréa Lúcia da Silva de
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Profissional pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Ensino de História pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS HUMANAS pt_BR
dc.subject.cnpq HISTÓRIA pt_BR
dc.subject.en Maracanã Village pt_BR
dc.subject.en Resistance pt_BR
dc.subject.en Education pt_BR
dc.subject.en Educational games pt_BR
dc.subject.en Profhistória pt_BR
dc.description.abstracten The objective of this work is to present a pedagogical material that is based on a proposal for a didactic sequence to be implemented in schools in the metropolitan region of Rio de Janeiro in order to support Law 11.645/08, which includes indigenous history and culture in the curriculum. compulsory basic education in Brazil. The reference is based on the principle that it is necessary to know and dialogue with indigenous teachers and authors who work in the pluriethnic Maracanã village, located in the city of Rio de Janeiro. Educators and activists from Aldeia Urbana Maracanã are included in this educational proposal, due to their contributions in the initial and continuing training of teachers and work in educational institutions. The History of Aldeia Maracanã will be presented according to the perspectives chosen by its members, who despite resisting in different ways, defend indigenous protagonism in urban centers. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt O objetivo deste trabalho é apresentar um material pedagógico que tem como base uma proposta de sequência didática para a implementação nas escolas da região metropolitana do Rio de Janeiro de forma a fundamentar a Lei nº 11.645/08, que inclui a história e a cultura indígena no currículo obrigatório do ensino básico no Brasil. A referência parte do princípio de que é necessário conhecer e dialogar com professores e autores indígenas atuantes na aldeia pluriétnica Maracanã, localizada na cidade do Rio de Janeiro. Educadores e ativistas da Aldeia Urbana Maracanã são contemplados nesta proposta educacional, devido a suas contribuições na formação inicial e continuada de professores e atuação nas instituições de ensino. A História da Aldeia Maracanã será apresentada segundo as perspectivas escolhidas pelos seus membros, que apesar de resistirem de formas diferenciadas, defendem o protagonismo indígena nos centros urbanos. pt_BR
dc.subject.pt Aldeia Maracanã pt_BR
dc.subject.pt Resistência pt_BR
dc.subject.pt Educação pt_BR
dc.subject.pt Jogos educativos pt_BR
dc.subject.pt Profhistória pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|