dc.contributor.advisor |
Turin, Rodrigo |
|
dc.contributor.author |
Vicentini, Giovanna Ferreira |
|
dc.date.accessioned |
2023-08-17T19:54:03Z |
|
dc.date.available |
2023-08-17T19:54:03Z |
|
dc.date.issued |
2023-05-18 |
|
dc.identifier.citation |
VICENTINI, Giovanna Ferreira. Tempo, Natureza e Ensino: tecendo diálogos para os desafios do Antropoceno nas aulas de História. 2023. 83 f. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino de História)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13835 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Tempo, Natureza e Ensino: tecendo diálogos para os desafios do Antropoceno nas aulas de História |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Time, Nature and Teaching: Weaving dialogues for the challenges of the Anthropocene in History classes |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Turin, Rodrigo |
|
dc.contributor.referee |
Lowande, Walter Francisco Figueiredo |
|
dc.contributor.referee |
Cesco, Susana |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
HISTÓRIA |
pt_BR |
dc.subject.en |
History Teaching |
pt_BR |
dc.subject.en |
Environmental History |
pt_BR |
dc.subject.en |
BNCC |
pt_BR |
dc.subject.en |
Curriculum |
pt_BR |
dc.subject.en |
Anthropocene |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This dissertation brings Environmental History as a didactic proposal for History classes in
the second segment of elementary school, with a didactic sequence designed for the 6th year. This perspective is necessary in the teaching of History to fill gaps left by the normative curriculum, which is aligned with managerial policies of an individualistic and marketing nature, serving global interests. This new History curriculum for basic education is presented in the National Common Curricular Base, a document that can be analyzed as a mechanism for synchronizing the temporalities of the present, distancing the school community from the ecological, climatic and environmental problems of our time, presented here as Anthropocene. Debates about a possible new Geological Epoch have entered History, making us rethink its foundations and methods in the face of a planetary and urgent issue: the conditions for human life on Earth from this century onwards, challenging the idea of progress that founded the modern world. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A presente dissertação traz a História Ambiental como uma proposta didática para as aulas de História do segundo segmento do ensino fundamental, com uma sequência didática pensada para o 6º ano. Essa perspectiva se faz necessária no ensino de História para preencher lacunas deixadas pelo currículo normativo, que se alinha a políticas gerencialistas de caráter individualista e mercadológico, atendendo a interesses globais. Esse novo currículo de História para a educação básica se apresenta na Base Nacional Comum Curricular, documento que pode ser analisado como um mecanismo de sincronização das temporalidades do presente, afastando a comunidade escolar dos problemas ecológicos, climáticos e ambientais do nosso tempo, aqui apresentados como Antropoceno. Os debates sobre uma possível nova Época geológica têm adentrado a História, nos fazendo repensar seus fundamentos e métodos frente a uma questão planetária e urgente: as condições para a vida humana na Terra a partir deste século, desafiando a ideia de progresso que fundou o mundo moderno. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject.pt |
História Ambiental |
pt_BR |
dc.subject.pt |
BNCC |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Currículo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Antropoceno |
pt_BR |