DSpace Repository

Tempo, Natureza e Ensino: tecendo diálogos para os desafios do Antropoceno nas aulas de História

Show simple item record

dc.contributor.advisor Turin, Rodrigo
dc.contributor.author Vicentini, Giovanna Ferreira
dc.date.accessioned 2023-08-17T19:54:03Z
dc.date.available 2023-08-17T19:54:03Z
dc.date.issued 2023-05-18
dc.identifier.citation VICENTINI, Giovanna Ferreira. Tempo, Natureza e Ensino: tecendo diálogos para os desafios do Antropoceno nas aulas de História. 2023. 83 f. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino de História)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13835
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Tempo, Natureza e Ensino: tecendo diálogos para os desafios do Antropoceno nas aulas de História pt_BR
dc.title.alternative Time, Nature and Teaching: Weaving dialogues for the challenges of the Anthropocene in History classes pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Turin, Rodrigo
dc.contributor.referee Lowande, Walter Francisco Figueiredo
dc.contributor.referee Cesco, Susana
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Profissional pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Ensino de História pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS HUMANAS pt_BR
dc.subject.cnpq HISTÓRIA pt_BR
dc.subject.en History Teaching pt_BR
dc.subject.en Environmental History pt_BR
dc.subject.en BNCC pt_BR
dc.subject.en Curriculum pt_BR
dc.subject.en Anthropocene pt_BR
dc.description.abstracten This dissertation brings Environmental History as a didactic proposal for History classes in the second segment of elementary school, with a didactic sequence designed for the 6th year. This perspective is necessary in the teaching of History to fill gaps left by the normative curriculum, which is aligned with managerial policies of an individualistic and marketing nature, serving global interests. This new History curriculum for basic education is presented in the National Common Curricular Base, a document that can be analyzed as a mechanism for synchronizing the temporalities of the present, distancing the school community from the ecological, climatic and environmental problems of our time, presented here as Anthropocene. Debates about a possible new Geological Epoch have entered History, making us rethink its foundations and methods in the face of a planetary and urgent issue: the conditions for human life on Earth from this century onwards, challenging the idea of progress that founded the modern world. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt A presente dissertação traz a História Ambiental como uma proposta didática para as aulas de História do segundo segmento do ensino fundamental, com uma sequência didática pensada para o 6º ano. Essa perspectiva se faz necessária no ensino de História para preencher lacunas deixadas pelo currículo normativo, que se alinha a políticas gerencialistas de caráter individualista e mercadológico, atendendo a interesses globais. Esse novo currículo de História para a educação básica se apresenta na Base Nacional Comum Curricular, documento que pode ser analisado como um mecanismo de sincronização das temporalidades do presente, afastando a comunidade escolar dos problemas ecológicos, climáticos e ambientais do nosso tempo, aqui apresentados como Antropoceno. Os debates sobre uma possível nova Época geológica têm adentrado a História, nos fazendo repensar seus fundamentos e métodos frente a uma questão planetária e urgente: as condições para a vida humana na Terra a partir deste século, desafiando a ideia de progresso que fundou o mundo moderno. pt_BR
dc.subject.pt Ensino de História pt_BR
dc.subject.pt História Ambiental pt_BR
dc.subject.pt BNCC pt_BR
dc.subject.pt Currículo pt_BR
dc.subject.pt Antropoceno pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|