dc.contributor.advisor |
Magalhães, Aline Montenegro |
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dc.contributor.author |
Moreira, Jael dos Santos Oliveira Lopes |
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dc.date.accessioned |
2023-08-18T20:10:39Z |
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dc.date.available |
2023-08-18T20:10:39Z |
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dc.date.issued |
2022-12-15 |
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dc.identifier.citation |
MOREIRA, Jael dos Santos Oliveira Lopes. Imagens na trilha da história fotografias de negros de Christiano Júnior do Museu histórico nacional: possibilidades para o ensino de história. 2022. 119 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13838 |
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dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Imagens na trilha da história fotografias de negros de Christiano Júnior do Museu histórico nacional: possibilidades para o ensino de história |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Images on the trail of history photographs of blacks from Christiano Júnior of the national historical Museum: possibilities for the teaching of history |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Magalhães, Aline Montenegro |
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dc.contributor.referee |
Zamorano, Rafael |
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dc.contributor.referee |
Costa, Warley da |
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dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em História |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
HISTÓRIA |
pt_BR |
dc.subject.en |
History Teaching |
pt_BR |
dc.subject.en |
Images |
pt_BR |
dc.subject.en |
Ethnic-racial relations |
pt_BR |
dc.subject.en |
EJA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Museum |
pt_BR |
dc.subject.en |
Workshop class |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
I present in this study the analysis of the images of the virtual exhibition
"Photographs of Brazilian customs: the black look behind the portraits of Christiano
Junior" published by the National Historical Museum, to reflect on the possibilities of
using these images in the teaching of history, especially in discussions about time in
history and about the Afro-diasporic population. In this sense, we established dialogue
with authors who study the importance of images in the field of history such as Paulo
Knauss (2006), Ana Maria Mauad (2014), Aline Montenegro Magalhães and Maria do
Carmo T. Rainho, (2020), as well as colonial theorists, such as Aníbal Quijano (2005)
Walter D. Mignolo (2017) and Boaventura de Sousa Santos (2008) among others.
The attentive look at the digital images of the black with the interaction of the
museum led me to reflect on the appropriations of the images to be considered a
didactic resource. I was interested in its use for the preparation of a miniproject from a
workshop class sequence to be worked with high school students in the EJA (Youth
and Adult Education) modality, to facilitate historical knowledge from the present, but
seeking a relationship of continuities with the past.
As a result, I bring the exhibition performed by the students, which generated
gain of experience and learning for the school community, as well as the engagement
of the class, as I could notice from the execution of the miniproject: Images on the
history trail. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Apresento neste estudo, a análise das imagens da exposição virtual
"Fotografias de costumes brasileiros: o negro olhar por trás dos retratos de Christiano
Junior" publicizadas pelo Museu Histórico Nacional, para refletir sobre as
possibilidades de uso dessas imagens no ensino de história, especialmente nas
discussões sobre o tempo na história e sobre a população afro-diaspórica. Nesse
sentido, estabelecemos diálogo com autores que estudam a importância das imagens
no campo da história como Paulo Knauss (2006), Ana Maria Mauad (2014), Aline
Montenegro Magalhães e Maria do Carmo T. Rainho, (2020), bem como os teóricos
decoloniais, a exemplo de Aníbal Quijano (2005) Walter D. Mignolo (2017) e
Boaventura de Sousa Santos (2008) entre outros.
O olhar atento às imagens digitais do negro com a interação do museu levoume
a refletir sobre as apropriações das imagens para serem consideradas recurso
didático. Interessei-me em sua utilização para confecção de miniprojeto a partir de
sequência de aula-oficina a ser trabalhada com alunos de Ensino Médio na
modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos), para facilitar o conhecimento
histórico partindo do presente, porém buscando relação de continuidades com o
passado.
Como resultado, trago a exposição realizada pelos estudantes, que gerou
ganho de experiência e aprendizado para a comunidade escolar, bem como o
engajamento da turma, como pude notar a partir da execução do miniprojeto: Imagens
na trilha da história. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Imagens |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Relações étnico-raciais |
pt_BR |
dc.subject.pt |
EJA |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Museu |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Aula-oficina |
pt_BR |