dc.contributor.advisor |
Antunes, Gladson Octaviano |
|
dc.contributor.author |
Santos, Fábio Silva dos |
|
dc.date.accessioned |
2023-08-18T21:26:32Z |
|
dc.date.available |
2023-08-18T21:26:32Z |
|
dc.date.issued |
2023-06-20 |
|
dc.identifier.citation |
SANTOS, Fábio Silva dos. Exploring new possibilities in analysis learning combinatory: an activity with desmos. 54f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13839 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Explorando novas possibilidades na aprendizagem de Análise Combinatória: uma atividade com o Desmos |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Exploring new possibilities in analysis learning combinatory: an activity with desmos |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Antunes, Gladson Octaviano |
|
dc.contributor.referee |
Oliveira Júnior, Montauban Moreira de |
|
dc.contributor.referee |
Paula, Michel Cambrainha de |
|
dc.degree.department |
CCET |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Matemática |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MATEMÁTICA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Combinatorial Mathematics |
pt_BR |
dc.subject.en |
Classroom Activities |
pt_BR |
dc.subject.en |
Desmos Platform |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This work presents a proposed activity developed on the Desmos platform with the aim of
enhancing students' understanding of Combinatorics through the use of diverse symbolic
representations. The activity was applied to a group of 60 third-year high school students in a
public school in Nova Iguaçu, Rio de Janeiro. The work includes a detailed description of the
activity's implementation and an analysis of the strategies used by students to solve the
presented problems. By utilizing the Desmos platform, the activity allowed for the exploration
of different forms of symbolic representation and promoted a dynamic and interactive learning
environment for the students. The results of the analysis indicate that the proposed activity can
be an effective tool for teaching Combinatorics and provides an innovative approach to enhance
students' understanding in this area. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Este trabalho apresenta uma proposta de atividade desenvolvida na plataforma Desmos com o
objetivo de aprimorar a compreensão dos estudantes em Análise Combinatória, utilizando
representações simbólicas diversificadas. A atividade foi aplicada a um grupo de 60 estudantes
do terceiro ano do ensino médio em uma escola pública em Nova Iguaçu, Rio de Janeiro. O
trabalho inclui uma descrição detalhada da aplicação da atividade e uma análise das estratégias
utilizadas pelos alunos para resolver os problemas apresentados. Ao utilizar a plataforma
Desmos, a atividade permitiu a exploração de diferentes formas de representação simbólica e
promoveu um ambiente de aprendizagem dinâmico e interativo para os alunos. Os resultados
da análise indicam que a atividade proposta pode ser uma ferramenta eficaz para o ensino de
Análise Combinatória e proporciona uma abordagem inovadora para aprimorar a compreensão
dos estudantes nessa área. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Análise Combinatória |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Atividades para Sala de Aula |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Plataforma Desmos |
pt_BR |