DSpace Repository

Explorando novas possibilidades na aprendizagem de Análise Combinatória: uma atividade com o Desmos

Show simple item record

dc.contributor.advisor Antunes, Gladson Octaviano
dc.contributor.author Santos, Fábio Silva dos
dc.date.accessioned 2023-08-18T21:26:32Z
dc.date.available 2023-08-18T21:26:32Z
dc.date.issued 2023-06-20
dc.identifier.citation SANTOS, Fábio Silva dos. Exploring new possibilities in analysis learning combinatory: an activity with desmos. 54f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13839
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Explorando novas possibilidades na aprendizagem de Análise Combinatória: uma atividade com o Desmos pt_BR
dc.title.alternative Exploring new possibilities in analysis learning combinatory: an activity with desmos pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Antunes, Gladson Octaviano
dc.contributor.referee Oliveira Júnior, Montauban Moreira de
dc.contributor.referee Paula, Michel Cambrainha de
dc.degree.department CCET pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Profissional pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Matemática pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA pt_BR
dc.subject.cnpq MATEMÁTICA pt_BR
dc.subject.en Combinatorial Mathematics pt_BR
dc.subject.en Classroom Activities pt_BR
dc.subject.en Desmos Platform pt_BR
dc.description.abstracten This work presents a proposed activity developed on the Desmos platform with the aim of enhancing students' understanding of Combinatorics through the use of diverse symbolic representations. The activity was applied to a group of 60 third-year high school students in a public school in Nova Iguaçu, Rio de Janeiro. The work includes a detailed description of the activity's implementation and an analysis of the strategies used by students to solve the presented problems. By utilizing the Desmos platform, the activity allowed for the exploration of different forms of symbolic representation and promoted a dynamic and interactive learning environment for the students. The results of the analysis indicate that the proposed activity can be an effective tool for teaching Combinatorics and provides an innovative approach to enhance students' understanding in this area. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Este trabalho apresenta uma proposta de atividade desenvolvida na plataforma Desmos com o objetivo de aprimorar a compreensão dos estudantes em Análise Combinatória, utilizando representações simbólicas diversificadas. A atividade foi aplicada a um grupo de 60 estudantes do terceiro ano do ensino médio em uma escola pública em Nova Iguaçu, Rio de Janeiro. O trabalho inclui uma descrição detalhada da aplicação da atividade e uma análise das estratégias utilizadas pelos alunos para resolver os problemas apresentados. Ao utilizar a plataforma Desmos, a atividade permitiu a exploração de diferentes formas de representação simbólica e promoveu um ambiente de aprendizagem dinâmico e interativo para os alunos. Os resultados da análise indicam que a atividade proposta pode ser uma ferramenta eficaz para o ensino de Análise Combinatória e proporciona uma abordagem inovadora para aprimorar a compreensão dos estudantes nessa área. pt_BR
dc.subject.pt Análise Combinatória pt_BR
dc.subject.pt Atividades para Sala de Aula pt_BR
dc.subject.pt Plataforma Desmos pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|