DSpace Repository

Literatura Indígena: a narrativa ensina outra história

Show simple item record

dc.contributor.advisor Cesco, Susana
dc.contributor.author Barros Filho, Ricardo Oliveira
dc.date.accessioned 2023-08-22T19:08:38Z
dc.date.available 2023-08-22T19:08:38Z
dc.date.issued 2022-10-25
dc.identifier.citation BARROS FILHO, Ricardo Oliveira. Literatura Indígena: a narrativa ensina outra história. 2023. 150 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13840
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Literatura Indígena: a narrativa ensina outra história pt_BR
dc.title.alternative Indigenous literature: the narrative teaches another history pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Cesco, Susana
dc.contributor.referee Maleval, Isadora Tavares
dc.contributor.referee Silva, Jane Santos da
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Profissional pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em História pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS HUMANAS pt_BR
dc.subject.cnpq HISTÓRIA pt_BR
dc.subject.en History teaching pt_BR
dc.subject.en Indigenous literature pt_BR
dc.subject.en History of the indigenous movements pt_BR
dc.subject.en Relations between pt_BR
dc.subject.en Literature and History pt_BR
dc.subject.en Brazilian Law 11.645/08 pt_BR
dc.description.abstracten The present work intends to analyze the indigenous representation in literature (fictional and didactic), with the intention of building a "guide" to support the teaching of History among Brazilian public school students. It is based on historiographical research that intends to recover the trajectory of the image of the indigenous people, either through romantic literature or through didactic material produced during the 19th century, in an attempt to investigate how the image of the indigenous peoples was presented by textbooks in the last two centuries. We intend to problematize the crystallization suffered by the image of the indigenous people who, from savage to oppressed, had little place to speak. Through a critical reading of children's books produced by indigenous authors in contemporary times, we seek to demonstrate that the journey of the Brazilian indigenous peoples can and should be told by the very subjects that made their History. This research work believes that the lines of literature are, in their own way, a competent instrument to preserve a more fair cultural memory, establishing themselves as another form of inscription of the indigenous peoples in the History of Brazil. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt O presente trabalho pretende analisar a representação do indígena pela literatura (ficcional e didática), na intenção de construir uma “cartilha” de apoio docente ao ensino da História entre alunos da Rede Pública brasileira. Parte-se de uma pesquisa historiográfica que pretende recuperar a trajetória da imagem do indígena, seja através da literatura romântica, seja através do material didático produzidos ao longo do século XIX, na tentativa de averiguar como a imagem dos povos indígenas foi apresentada por manuais didáticos nos últimos dois séculos. Pretende-se problematizar a cristalização sofrida pela imagem do indígena que, de selvagem a oprimido, pouco teve lugar de fala. Através da leitura crítica de livros infanto-juvenis produzidos por autoria indígena na contemporaneidade, procurar-se-á demonstrar que o percurso dos povos indígenas brasileiros pode e deve ser contado pelos próprios sujeitos que fizeram sua História. Este trabalho de pesquisa acredita que as linhas da literatura são, ao seu modo, um competente instrumento de preservação de uma memória cultural mais justa, firmandose como outra forma de inscrição dos povos indígenas na História do Brasil. pt_BR
dc.subject.pt Ensino de História pt_BR
dc.subject.pt Literatura Indígena pt_BR
dc.subject.pt História dos Movimentos Indígenas pt_BR
dc.subject.pt Relações entre Literatura e História pt_BR
dc.subject.pt Lei 11.645/08 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|