dc.contributor.advisor |
Cesco, Susana |
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dc.contributor.author |
Barros Filho, Ricardo Oliveira |
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dc.date.accessioned |
2023-08-22T19:08:38Z |
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dc.date.available |
2023-08-22T19:08:38Z |
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dc.date.issued |
2022-10-25 |
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dc.identifier.citation |
BARROS FILHO, Ricardo Oliveira. Literatura Indígena: a narrativa ensina outra história. 2023. 150 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13840 |
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dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Literatura Indígena: a narrativa ensina outra história |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Indigenous literature: the narrative teaches another history |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Cesco, Susana |
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dc.contributor.referee |
Maleval, Isadora Tavares |
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dc.contributor.referee |
Silva, Jane Santos da |
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dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em História |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
HISTÓRIA |
pt_BR |
dc.subject.en |
History teaching |
pt_BR |
dc.subject.en |
Indigenous literature |
pt_BR |
dc.subject.en |
History of the indigenous movements |
pt_BR |
dc.subject.en |
Relations between |
pt_BR |
dc.subject.en |
Literature and History |
pt_BR |
dc.subject.en |
Brazilian Law 11.645/08 |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The present work intends to analyze the indigenous representation in literature
(fictional and didactic), with the intention of building a "guide" to support the teaching
of History among Brazilian public school students. It is based on historiographical
research that intends to recover the trajectory of the image of the indigenous people,
either through romantic literature or through didactic material produced during the 19th
century, in an attempt to investigate how the image of the indigenous peoples was
presented by textbooks in the last two centuries. We intend to problematize the
crystallization suffered by the image of the indigenous people who, from savage to
oppressed, had little place to speak. Through a critical reading of children's books
produced by indigenous authors in contemporary times, we seek to demonstrate that the
journey of the Brazilian indigenous peoples can and should be told by the very subjects
that made their History. This research work believes that the lines of literature are, in
their own way, a competent instrument to preserve a more fair cultural memory,
establishing themselves as another form of inscription of the indigenous peoples in the
History of Brazil. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O presente trabalho pretende analisar a representação do indígena pela
literatura (ficcional e didática), na intenção de construir uma “cartilha” de apoio docente
ao ensino da História entre alunos da Rede Pública brasileira. Parte-se de uma pesquisa
historiográfica que pretende recuperar a trajetória da imagem do indígena, seja através
da literatura romântica, seja através do material didático produzidos ao longo do século
XIX, na tentativa de averiguar como a imagem dos povos indígenas foi apresentada por
manuais didáticos nos últimos dois séculos. Pretende-se problematizar a cristalização
sofrida pela imagem do indígena que, de selvagem a oprimido, pouco teve lugar de fala.
Através da leitura crítica de livros infanto-juvenis produzidos por autoria indígena na
contemporaneidade, procurar-se-á demonstrar que o percurso dos povos indígenas
brasileiros pode e deve ser contado pelos próprios sujeitos que fizeram sua História.
Este trabalho de pesquisa acredita que as linhas da literatura são, ao seu modo, um
competente instrumento de preservação de uma memória cultural mais justa, firmandose
como outra forma de inscrição dos povos indígenas na História do Brasil. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Literatura Indígena |
pt_BR |
dc.subject.pt |
História dos Movimentos Indígenas |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Relações entre Literatura e História |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Lei 11.645/08 |
pt_BR |