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Memórias que narram: uma análise das performances narrativas e identitárias da protagonista em “Americanah”

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dc.contributor.advisor Melo, Glenda Cristina de Valim
dc.contributor.author Santos, Tayene Mendonça
dc.date.accessioned 2023-08-22T19:10:46Z
dc.date.available 2023-08-22T19:10:46Z
dc.date.issued 2023-06-19
dc.identifier.citation SANTOS, Tayene Mendonça. Memórias que narram: uma análise das performances narrativas e identitárias da protagonista em “Americanah”. 2023. 121 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13841
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Memórias que narram: uma análise das performances narrativas e identitárias da protagonista em “Americanah” pt_BR
dc.title.alternative "Memories that tell: an Analysis of Narrative and Identity Performances of the Protagonist in 'Americanah' pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.advisor-co Oliveira, Samuel Silva Rodrigues de
dc.contributor.referee Melo, Glenda Cristina de Valim
dc.contributor.referee Rodrigues, Raquel Terezinha
dc.contributor.referee Pinto, Diana de Souza
dc.contributor.referee Oliveira, Samuel Silva Rodrigues de
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Memória Social pt_BR
dc.subject.cnpq MULTIDISCIPLINAR pt_BR
dc.subject.en Race pt_BR
dc.subject.en Gender pt_BR
dc.subject.en Memory pt_BR
dc.subject.en Narrative pt_BR
dc.subject.en Performance pt_BR
dc.description.abstracten In contrast to discourses that allege the non-existence of racism today, debates and research on racial issues continue to be developed and to promote reflections on the subject. In order to contribute to such research, in this work, it was observed in what ways the narrated memories of the protagonist of the novel Americanah, written by Chimamanda Ngozi Adichie, can be analyzed as performances of race and gender. For this purpose, we aligned the concepts of memory as a constant construction proposed by Halbwachs (1968) with the assumptions of language as action (AUSTIN, 2007; BUTLER, 2003), indexicality (COLLINS, 2020) and narrative as performance (RIESSMAN, 2005). Based on these theories, excerpts from the novel in which the protagonist, a Nigerian black woman, interacts with three boyfriends she had throughout her life were analyzed: Obinze, Ifemelu's first romantic partner and also Nigerian; Curt, her first interracial relationship who has an American nationality; and Blaine, a black American university professor who is politically engaged in the anti-racist struggle. Therefore, the aim of this qualitative research is to observe the interactions between Ifemelu and Obinze, Curt and Blaine to investigate which performances are indexed to her, and if the memories constructed about these relationships conform to such performances. The racial and gender issues studied here are permeated by the assumptions of Munanga (2004; 2019), Kilomba (2019), Gomes (2005), Almeida (2020), and Butler (2003). The analysis indicates that, through the narrated memories throughout the novel, the protagonist performs race in different ways depending on the location she is in and on the interactions she is involved in. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Em contrapartida a discursos que alegam a não existência de racismo nos dias de hoje, debates e pesquisas sobre questões raciais continuam a ser desenvolvidos e seguem promovendo reflexões sobre o assunto. A fim de contribuir em tais pesquisas, neste trabalho, foram observadas de que formas as memórias narradas da protagonista do romance “Americanah”, escrito pela autora Chimamanda Ngozi Adichie, podem ser analisadas como performances de raça e de gênero. Para isso, alinhamos os conceitos de memória como uma constante construção propostos por Halbwachs (1968) aos pressupostos de linguagem como ação (AUSTIN, 2007; BUTLER, 2003), de indexicalidade (COLLINS, 2020) e de narrativa como performance (RIESSMAN, 2005). A partir de tais teorias, foram analisados excertos do romance em que há interação entre a protagonista, uma mulher negra nigeriana, e três namorados que ela teve ao longo de sua vida: Obinze, primeiro parceiro romântico de Ifemelu e também nigeriano; Curt, primeiro relacionamento interracial e de nacionalidade americana; e Blaine, professor universitário negro e americano politicamente engajado na luta antirracista. O objetivo desta pesquisa de cunho qualitativo, portanto, é observar as interações entre Ifemelu e Obinze, Curt e Blaine para investigar quais performances são indexadas a ela e, ainda, se as memórias construídas sobre estas relações conformam tais performances. As questões raciais e de gênero aqui estudadas perpassam pelos pressupostos de Munanga (2004; 2019), Kilomba (2019), Gomes (2005), Almeida (2020) e Butler (2003). As análises apontam que, através das memórias narradas ao longo do romance, a protagonista performa raça de maneiras distintas a depender do local em que se encontra e das interações em que está envolvida. pt_BR
dc.subject.pt Raça pt_BR
dc.subject.pt Gênero pt_BR
dc.subject.pt Memória pt_BR
dc.subject.pt Narrativa pt_BR
dc.subject.pt Performance pt_BR


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