dc.description.abstractpt |
Os guardas-parques são hoje responsáveis pela mediação entre a ideia técnico-científica de Conservação da Natureza, institucionalizada, e a sua prática nas Unidades de Conservação. O contexto socioeconômico atual é de ataques às Naturezas corporizadas ou não, com queimadas por todo norte e centro oeste do território nacional, genocídio indígena, epistemicídios do sul global, machismo em todas as instâncias da vida pública e privada, racismo ambiental atingindo seres bióticos, abióticos e memórias, assim como a ininterrupta periferização de corpos pretos e LGBTQIA+. Aqueles que, destinados pelo Estado às práticas de des-re-territorialização de áreas de relevante valor ecológico (e quem estiver nelas), ao entrarem em contato com o meio e seus componentes, podem reagir à Conservação de forma diferente daquelas pressupostas pela legislação e pelo meio acadêmico. O objetivo desta pesquisa, com princípios orientadores da pesquisa-ação, é identificar as noções de Conservação da Natureza presentes nas práticas identificadas como práxis territoriais protagonizadas por esses sujeitos. A partir de uma abordagem ética, política e Geopoética das territorialidades construídas pelos e com os guardas-parques em função, foram vivenciadas práticas pensadas e promovidas pelos guardas-parques a fim de conhecer os saberes presentes, objetivando a construção coletiva de uma frente de práticas situadas e emancipatórias de Conservação da Natureza para a região. Essas vivências foram analisadas sob a luz de uma
Encruzilhada Geopoética, método proposto a partir do encontro de saberes, fazeres, tempos, espaços e formas de tratamento dos dados. A pesquisa, de caráter qualitativo, se desenvolveu a partir dos seguintes métodos de geração de dados: levantamento bibliográfico, análise documental e ações observadas e vivenciadas junto aos sujeitos em pesquisa. Enquanto pesquisadora-observante da (re)produção de conhecimentos na academia, este processo foi descrito e analisado a partir de Escrevivências. Durante a pesquisa e ao final dela, foram construídas coletivamente propostas de práxis pedagógicas em prol do entrelaçamento de resistências à degradação ambiental por funcionários do Parque Estadual Cunhambebe, Unidade de Conservação localizada na região mercantilizada como Costa Verde. |
pt_BR |