dc.contributor.advisor |
Cambria, Vicenzo |
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dc.contributor.author |
Tamarit, Ferran |
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dc.date.accessioned |
2023-10-20T20:32:11Z |
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dc.date.available |
2023-10-20T20:32:11Z |
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dc.date.issued |
2023-01 |
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dc.identifier.citation |
Tamarit, Ferran. ÒYE TI ÀWỌN ỌMỌ ÌLÙ. A sabedoria dos filhos do tambor: caminhos para um musipensar candomblecista. 2023. 704 p. Tese de doutorado (Doutorado em Música) - Programa de Pós- Graduação em Música do Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13871 |
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dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
ÒYE TI ÀWON OMO ÌLÙ - A sabedoria dos filhos do tambor: caminhos para um musipensar candomblecista |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Caimbra, Vicenzo |
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dc.contributor.referee |
Araújo Júnior, Samuel Mello |
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dc.contributor.referee |
Makl, Luís Ferreira |
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dc.contributor.referee |
Mukuna, Kazadi wa |
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dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, Letras e Artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Drum |
pt_BR |
dc.subject.en |
Atabaque |
pt_BR |
dc.subject.en |
Candomblé |
pt_BR |
dc.subject.en |
Musical-Thought |
pt_BR |
dc.subject.en |
Afro-Brazilian Religions |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
Starting with the premise that knowledge is always situated, partial, political and negotiated, the present dissertation intends to review, expand and reformulate questions in my master’s research. Thus, I start from the drums themselves and my condition as a tamborero to map a thought-felt musical know-how, which I propose to conceptualize as a musipensar or musicalthought: a systematic praxis around ritual/sacred drums and the complex relational web of AfroLatin-American and Caribbean “musical arts”. I propose a heuristic exercise of contrapunteo or counterpoint between my experience and the experience of other tamboreros and tamboreras. In this way, I transcreate a habitus of acoustic and motional musical-thought. This approach allows us to creatively translate that which is paradigmatically “behind” our way of dobrar rum – in my case – learned over years with my teacher Claudecy D'Jagun. I map out the melo-timbre-rhythms of atabaques and batás as clues of a “theory-in-practice” from transcreations, heuristic systematizations of music-thinking concepts. These concepts emerge from our drumliteratures such as toque, clave, metal, drumheads, the earth, movement, embellishments, basic patterns, rhythmic changes, breaks, rodar a base or tocar pausado. Therefore, I try not only to translate them through writing and recreating in a modified score, in counterpoint to the normative standards of western musicology. In this way, I expect to expand our canons of musical-thought in accordance to the real diversity of our societies. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Partindo da premissa que o conhecimento é sempre parcial, situado, político e negociado, a presente tese pretende rever, ampliar e reformular questões da minha pesquisa de mestrado. Parto assim dos próprios tambores e da minha condição de tamborero para cartografar um “saber fazer” musical sentipensado, que proponho conceituar como um musipensar: uma práxis sistemática em volta dos tambores rituais/sagrados e da complexa teia relacional das “artes musicais” afro-latino-americanas e caribenhas. Proponho um exercício heurístico de contrapunteo entre a minha experiência e as experiências de outros tamboreros e tamboreras para transcriar um habitus musipensado acústico-mocional. Essa abordagem nos permite traduzir criativamente aquilo que está paradigmaticamente “por trás” do nosso jeito de dobrar rum – no meu caso, aprendido durante anos com o meu mestre Claudecy D’Jagun. Mapeio os melo-timbre-ritmos dos atabaques e batás como pistas de uma “teoria-na-prática” a partir de transcriações, de sistematizações heurísticas de conceitos musipensados. Esses conceitos emergem das nossas tamborlituras, como toque, clave, ferro, couro, chão, movimento, floreio, base, passagem, quebrar, rodar a base ou tocar pausado. Portanto, trato não só de traduzi-los escrevendo e recriando-os numa partitura modificada, mas de contrapunteá-los com alguns pressupostos normativos da musicologia ocidental. Dessa forma, espero alargar nossos cânones a partir de musipensares mais acordes com a real diversidade das nossas sociedades. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Tambor |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Atabaque |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Candomblé |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Musipensar |
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dc.subject.pt |
Religiões Afro-Brasileiras |
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