| dc.contributor.advisor | Cambria, Vicenzo | |
| dc.contributor.author | Tamarit, Ferran | |
| dc.date.accessioned | 2023-10-20T20:32:11Z | |
| dc.date.available | 2023-10-20T20:32:11Z | |
| dc.date.issued | 2023-01 | |
| dc.identifier.citation | Tamarit, Ferran. ÒYE TI ÀWỌN ỌMỌ ÌLÙ. A sabedoria dos filhos do tambor: caminhos para um musipensar candomblecista. 2023. 704 p. Tese de doutorado (Doutorado em Música) - Programa de Pós- Graduação em Música do Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/unirio/13871 | |
| dc.description.sponsorship | n/a | pt_BR |
| dc.language.iso | Portuguese | pt_BR |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.title | ÒYE TI ÀWON OMO ÌLÙ - A sabedoria dos filhos do tambor: caminhos para um musipensar candomblecista | pt_BR |
| dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
| dc.contributor.referee | Caimbra, Vicenzo | |
| dc.contributor.referee | Araújo Júnior, Samuel Mello | |
| dc.contributor.referee | Makl, Luís Ferreira | |
| dc.contributor.referee | Mukuna, Kazadi wa | |
| dc.degree.department | CLA | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO | pt_BR |
| dc.degree.local | Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Linguística, Letras e Artes | pt_BR |
| dc.subject.en | Drum | pt_BR |
| dc.subject.en | Atabaque | pt_BR |
| dc.subject.en | Candomblé | pt_BR |
| dc.subject.en | Musical-Thought | pt_BR |
| dc.subject.en | Afro-Brazilian Religions | pt_BR |
| dc.description.abstracten | Starting with the premise that knowledge is always situated, partial, political and negotiated, the present dissertation intends to review, expand and reformulate questions in my master’s research. Thus, I start from the drums themselves and my condition as a tamborero to map a thought-felt musical know-how, which I propose to conceptualize as a musipensar or musicalthought: a systematic praxis around ritual/sacred drums and the complex relational web of AfroLatin-American and Caribbean “musical arts”. I propose a heuristic exercise of contrapunteo or counterpoint between my experience and the experience of other tamboreros and tamboreras. In this way, I transcreate a habitus of acoustic and motional musical-thought. This approach allows us to creatively translate that which is paradigmatically “behind” our way of dobrar rum – in my case – learned over years with my teacher Claudecy D'Jagun. I map out the melo-timbre-rhythms of atabaques and batás as clues of a “theory-in-practice” from transcreations, heuristic systematizations of music-thinking concepts. These concepts emerge from our drumliteratures such as toque, clave, metal, drumheads, the earth, movement, embellishments, basic patterns, rhythmic changes, breaks, rodar a base or tocar pausado. Therefore, I try not only to translate them through writing and recreating in a modified score, in counterpoint to the normative standards of western musicology. In this way, I expect to expand our canons of musical-thought in accordance to the real diversity of our societies. | pt_BR |
| dc.degree.country | Brasil | pt_BR |
| dc.description.sponsordocumentnumber | n/a | pt_BR |
| dc.description.abstractpt | Partindo da premissa que o conhecimento é sempre parcial, situado, político e negociado, a presente tese pretende rever, ampliar e reformular questões da minha pesquisa de mestrado. Parto assim dos próprios tambores e da minha condição de tamborero para cartografar um “saber fazer” musical sentipensado, que proponho conceituar como um musipensar: uma práxis sistemática em volta dos tambores rituais/sagrados e da complexa teia relacional das “artes musicais” afro-latino-americanas e caribenhas. Proponho um exercício heurístico de contrapunteo entre a minha experiência e as experiências de outros tamboreros e tamboreras para transcriar um habitus musipensado acústico-mocional. Essa abordagem nos permite traduzir criativamente aquilo que está paradigmaticamente “por trás” do nosso jeito de dobrar rum – no meu caso, aprendido durante anos com o meu mestre Claudecy D’Jagun. Mapeio os melo-timbre-ritmos dos atabaques e batás como pistas de uma “teoria-na-prática” a partir de transcriações, de sistematizações heurísticas de conceitos musipensados. Esses conceitos emergem das nossas tamborlituras, como toque, clave, ferro, couro, chão, movimento, floreio, base, passagem, quebrar, rodar a base ou tocar pausado. Portanto, trato não só de traduzi-los escrevendo e recriando-os numa partitura modificada, mas de contrapunteá-los com alguns pressupostos normativos da musicologia ocidental. Dessa forma, espero alargar nossos cânones a partir de musipensares mais acordes com a real diversidade das nossas sociedades. | pt_BR |
| dc.subject.pt | Tambor | pt_BR |
| dc.subject.pt | Atabaque | pt_BR |
| dc.subject.pt | Candomblé | pt_BR |
| dc.subject.pt | Musipensar | pt_BR |
| dc.subject.pt | Religiões Afro-Brasileiras | pt_BR |