dc.contributor.advisor |
Pinto, Marco Tulio de Paula |
|
dc.contributor.author |
Angelim, Jonatas Weima Cunha |
|
dc.date.accessioned |
2023-10-23T21:14:37Z |
|
dc.date.available |
2023-10-23T21:14:37Z |
|
dc.date.issued |
2023-08 |
|
dc.identifier.citation |
Angelim, Jonatas Weima Cunha. A música brasileira de concerto para saxofone: as obras com técnicas estendidas nas instituições acadêmicas do Brasil e o trabalho colaborativo em novas composições. 269 f. Tese (Doutorado em Música) – Instituto Villa-Lobos, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13873 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
A música brasileira de concerto para saxofone: as obras com técnicas estendidas nas instituições acadêmicas do Brasil e o trabalho colaborativo em novas composições |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Pinto, Marco Tulio de Paula |
|
dc.contributor.referee |
Barrenechea, Sérgio Azra |
|
dc.contributor.referee |
Lucas, Marcos Vieira |
|
dc.contributor.referee |
Di Cavalcanti, Maria José Bernardes |
|
dc.contributor.referee |
Mainhard, Veruschka Bluhm |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, Letras e Artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Saxophone |
pt_BR |
dc.subject.en |
Brazilian Concert Music |
pt_BR |
dc.subject.en |
Extended Saxophone Techniques |
pt_BR |
dc.subject.en |
Music Collaboration |
pt_BR |
dc.subject.en |
Interpretive Practices |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This thesis consists of research on Brazilian concert music for saxophone, more specifically directed to an investigation of works with extended techniques of this instrument that are applied in academic institutions in Brazil in the professional and artistic training of their interpreters. After surveying the institutions that offer higher education in saxophone in the country and cataloging the national works used by their teachers in their syllabus, a study was carried out on how extended techniques are explored in Brazilian concert music for saxophone from this perspective and how this repertoire is present (or not) in academic environments. Considering the importance of a Brazilian repertoire that demands knowledge about modern saxophone techniques, both for the artistic and professional training of the Brazilian instrumentalist and for the enrichment of literature, we seek, through the results raised in this research, to encourage the practice and study of concert works. The musical collaboration work between this author and the volunteer composers consisted of experimenting, reflecting, contextualizing and encouraging the use of contemporary practices in current compositional production for saxophone in Brazil, generated in the creation of new pieces with extended techniques that are studied here and made available for artistic and academic purposes. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta tese consiste em uma pesquisa sobre música brasileira de concerto para saxofone, voltada mais especificamente a uma investigação sobre as obras com técnicas estendidas deste instrumento que são aplicadas nas instituições acadêmicas do Brasil na formação profissional e artística dos seus intérpretes, além disso, a tese apresenta também os resultados gerados a partir do trabalho colaborativo entre o autor deste estudo e compositores brasileiros que se voluntariaram a participar da pesquisa, a fim de criar novas composições para saxofone utilizando suas técnicas estendidas. Após levantamento das instituições que oferecem o ensino superior em saxofone no país e realizada catalogação das obras nacionais utilizadas por seus docentes em seus respectivos conteúdos programáticos, foi realizado um estudo sobre o quanto as técnicas estendidas são exploradas na música de concerto brasileira para saxofone a partir desse recorte e como esse repertório se faz presente (ou não) nos ambientes acadêmicos. Considerando a importância de um repertório brasileiro que demande conhecimento sobre as técnicas modernas do saxofone, tanto para a formação artístico-profissional do instrumentista brasileiro quanto para o enriquecimento da literatura, buscamos, através dos resultados levantados nesta pesquisa, fomentar a prática e o estudo de obras de concerto. O trabalho de colaboração musical entre este autor e os compositores voluntários consistiu em experimentar, refletir, contextualizar e incentivar o uso das práticas contemporâneas na produção composicional atual para saxofone no Brasil, resultando na criação de novas peças com técnicas estendidas que são aqui estudadas e disponibilizadas para fins artísticos e acadêmicos. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Saxofone |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Música Brasileira de Concerto |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Técnicas Estendidas do Saxofone |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Colaboração Musical |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Práticas Interpretativas |
pt_BR |