dc.contributor.advisor |
Fetzner, Andréa Rosana |
|
dc.contributor.author |
Teixeira, Noemi A. Goes |
|
dc.date.accessioned |
2023-10-23T21:14:47Z |
|
dc.date.available |
2023-10-23T21:14:47Z |
|
dc.date.issued |
2023-07 |
|
dc.identifier.citation |
Teixeira, Noemi A. Goes. Documentos curriculares para o ensino de música na Secretaria Municipal do Rio de Janeiro: um estudo do período 1991 a 2022. 2022. Dissertação (Mestrado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13874 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Documentos curriculares para o ensino de música na Secretaria Municipal do Rio de Janeiro: um estudo do período 1991 a 2022 |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Fetzner, Andréa Rosana |
|
dc.contributor.referee |
Sobreira, Silvia |
|
dc.contributor.referee |
Noguera, Monique Andries |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, Letras e Artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Music Curriculum in basic education |
pt_BR |
dc.subject.en |
study of curricular texts |
pt_BR |
dc.subject.en |
SME/RJ Carioca Music Curriculum |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This research intends to analyze the curricular perspectives and the structure of the documents, proposed in the area of Music by the Municipal Department of Education of Rio de Janeiro (SME/RJ), with the intention of guiding the teaching curricular practices. In this sense, the study, from a qualitative perspective, involves a documentary study and seeks to contextualize this production of documents in the field of curriculum studies. For the theoretical basis of the analysis, we work with different curricular perspectives, highlighting the approach of the proposals as curricular texts, recognizing that, in any reality, we find documents that apply realities and dispute discourses, making circular curricular ideas in dispute. Four curricular documents published between 1991 and 2020 were analyzed. This study aims to contribute to the understanding of the contexts in which they were constructed, their theoretical affiliations, with regard to the perspectives of music teaching and curricular understandings, as well as the interrelationships between national and local documents. As a result, it was possible to perceive the theoretical disputes, continuities and conceptual ruptures between the different documents that address practices in music teaching. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/*a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta pesquisa propõe analisar as perspectivas curriculares e a estrutura dos documentos, propostos na área de Música pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME/RJ), com a intenção de orientar as práticas curriculares docentes. Nesse sentido, a pesquisa, de perspectiva qualitativa, envolve um estudo documental e busca contextualizar esta produção de documentos no campo dos estudos curriculares. Para embasamento teórico da análise, o estudo se apoia em perspectivas pós estruturalistas, destacando-se a abordagem das propostas como textos curriculares, reconhecendo que, em qualquer contexto, encontram-se documentos que produzem realidades e disputam discursos, fazendo circular ideias curriculares em conflito. Foram analisados quatro documentos curriculares publicados entre 1991 e 2020. Este estudo pretende contribuir para o entendimento dos contextos em que foram construídos, suas filiações teóricas, no que se referem às perspectivas de ensino de Música e de entendimentos curriculares, assim como as interrelações entre documentos nacionais e locais. Como resultado, foi possível perceber as disputas teóricas, as continuidades e rupturas conceituais entre os diferentes documentos que se dirigem às práticas no ensino de Música. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Currículo de Música no ensino básico |
pt_BR |
dc.subject.pt |
estudo de textos curriculares |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Currículo Carioca de Música da SME/RJ |
pt_BR |