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Documentos curriculares para o ensino de música na Secretaria Municipal do Rio de Janeiro: um estudo do período 1991 a 2022

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dc.contributor.advisor Fetzner, Andréa Rosana
dc.contributor.author Teixeira, Noemi A. Goes
dc.date.accessioned 2023-10-23T21:14:47Z
dc.date.available 2023-10-23T21:14:47Z
dc.date.issued 2023-07
dc.identifier.citation Teixeira, Noemi A. Goes. Documentos curriculares para o ensino de música na Secretaria Municipal do Rio de Janeiro: um estudo do período 1991 a 2022. 2022. Dissertação (Mestrado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13874
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Documentos curriculares para o ensino de música na Secretaria Municipal do Rio de Janeiro: um estudo do período 1991 a 2022 pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Fetzner, Andréa Rosana
dc.contributor.referee Sobreira, Silvia
dc.contributor.referee Noguera, Monique Andries
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, Letras e Artes pt_BR
dc.subject.en Music Curriculum in basic education pt_BR
dc.subject.en study of curricular texts pt_BR
dc.subject.en SME/RJ Carioca Music Curriculum pt_BR
dc.description.abstracten This research intends to analyze the curricular perspectives and the structure of the documents, proposed in the area of Music by the Municipal Department of Education of Rio de Janeiro (SME/RJ), with the intention of guiding the teaching curricular practices. In this sense, the study, from a qualitative perspective, involves a documentary study and seeks to contextualize this production of documents in the field of curriculum studies. For the theoretical basis of the analysis, we work with different curricular perspectives, highlighting the approach of the proposals as curricular texts, recognizing that, in any reality, we find documents that apply realities and dispute discourses, making circular curricular ideas in dispute. Four curricular documents published between 1991 and 2020 were analyzed. This study aims to contribute to the understanding of the contexts in which they were constructed, their theoretical affiliations, with regard to the perspectives of music teaching and curricular understandings, as well as the interrelationships between national and local documents. As a result, it was possible to perceive the theoretical disputes, continuities and conceptual ruptures between the different documents that address practices in music teaching. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/*a pt_BR
dc.description.abstractpt Esta pesquisa propõe analisar as perspectivas curriculares e a estrutura dos documentos, propostos na área de Música pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME/RJ), com a intenção de orientar as práticas curriculares docentes. Nesse sentido, a pesquisa, de perspectiva qualitativa, envolve um estudo documental e busca contextualizar esta produção de documentos no campo dos estudos curriculares. Para embasamento teórico da análise, o estudo se apoia em perspectivas pós estruturalistas, destacando-se a abordagem das propostas como textos curriculares, reconhecendo que, em qualquer contexto, encontram-se documentos que produzem realidades e disputam discursos, fazendo circular ideias curriculares em conflito. Foram analisados quatro documentos curriculares publicados entre 1991 e 2020. Este estudo pretende contribuir para o entendimento dos contextos em que foram construídos, suas filiações teóricas, no que se referem às perspectivas de ensino de Música e de entendimentos curriculares, assim como as interrelações entre documentos nacionais e locais. Como resultado, foi possível perceber as disputas teóricas, as continuidades e rupturas conceituais entre os diferentes documentos que se dirigem às práticas no ensino de Música. pt_BR
dc.subject.pt Currículo de Música no ensino básico pt_BR
dc.subject.pt estudo de textos curriculares pt_BR
dc.subject.pt Currículo Carioca de Música da SME/RJ pt_BR


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