DSpace Repository

. Tolomeo e Alessandro: Overo La Corona Disprezzata De Domenico Scarlatti. Análise e construção da personagem Seleuce

Show simple item record

dc.contributor.advisor Rónai, Laura Tauz
dc.contributor.author Barbosa, Jéssica Luane de Paula
dc.date.accessioned 2023-10-23T21:15:52Z
dc.date.available 2023-10-23T21:15:52Z
dc.date.issued 2023-01
dc.identifier.citation Barbosa, Jéssica Luane de Paula. Tolomeo e Alessandro: Overo La Corona Disprezzata De Domenico Scarlatti. Análise e construção da personagem Seleuce. 2023. Tese (Doutorado em Música) – Programa de Pós Graduação em Música, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13880
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title . Tolomeo e Alessandro: Overo La Corona Disprezzata De Domenico Scarlatti. Análise e construção da personagem Seleuce pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR
dc.contributor.referee Rónai, Laura Tauz
dc.contributor.referee Barancoski, Ingrid
dc.contributor.referee Mainhard, Veruschka Bluhm
dc.contributor.referee Costa, Robson Bessa
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, Letras e Artes pt_BR
dc.description.abstracten This research presents an analysis of part of the repertoire of a character from the opera Tolomeo e Alessandro overo la corona disprezzata (The work of Ptolemy and Alexander or the despised crown), composed in 1711 and premiered in reduced format in Brazil in 2021 in its first visual record. The dramatic work, staged at The Palace of Arts in Belo Horizonte, MG, comprises three acts and a libretto (Booklet) by Carlo Sigismondo Capece (1652-1728). Seleuce´s character construction process was analyzed in its historical context and in the framework of its narrative, music and the issues arising from such method. Interpretive choices for the character are also presented. The research is justified by the scarcity of academic production about the vocal work of Domenico Scarlatti, especially the opera Tolomeo e Alessandro. The investigation might greatly contribute to the dissemination of the composer's operatic vocal repertoire. pt_BR
dc.description.abstractes Esta investigación presenta un análisis de parte del repertorio de un personaje de la ópera Tolomeo e Alessandro overo la corona disprezzata (La obra de Ptolomeo y Alejandro o la corona despreciada), compuesta en 1711 y estrenada en formato reducido en Brasil em 2021 en su primer registro visual. La obra dramática, puesta en escena en el Palacio de las Artes de Belo Horizonte, MG, consta de tres actos y un libreto (Folleto) de Carlo Sigismondo Capece (1652-1728). Se analizó el proceso de construcción del personaje de Seleuce en su contexto histórico y en el marco de su narrativa, música y las cuestiones que se derivan de dicho método. También se presentan opciones interpretativas para el personaje. La investigación se justifica por la escasez de producción académica sobre la obra vocal de Domenico Scarlatti, en especial la ópera Tolomeo e Alessandro. La investigación podría contribuir en gran medida a la difusión del repertorio vocal operístico del compositor. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Esta pesquisa apresenta uma análise de parte do repertório de um personagem da ópera Tolomeo e Alessandro overo la corona disprezzata, composta em 1711 e estreada em formato reduzido no Brasil em 2021, sendo este o primeiro registro visual dessa obra. Com três atos e libreto de Carlo Sigismondo Capece (1652-1728), a ópera foi encenada no Palácio das Artes, em Belo Horizonte. Nesse recorte foi abordado por meio de análise o processo de construção da personagem Seleuce, com base em um estudo que englobou o contexto histórico no qual a ópera se insere, a narrativa, a música e as questões decorrentes deste processo. Também foram apresentadas as escolhas interpretativas para a personagem. Tal proposta se dá pela escassez de produção acadêmica acerca da obra vocal de Domenico Scarlatti, em especial a ópera Tolomeo e Alessandro, tornando esta pesquisa um veículo que contribuirá para a difusão do repertório vocal operístico do compositor. pt_BR
dc.subject.pt Ópera pt_BR
dc.subject.pt analise pt_BR
dc.subject.pt construção de personagem pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|