dc.contributor.advisor |
Rónai, Laura Tauz |
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dc.contributor.author |
Barbosa, Jéssica Luane de Paula |
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dc.date.accessioned |
2023-10-23T21:15:52Z |
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dc.date.available |
2023-10-23T21:15:52Z |
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dc.date.issued |
2023-01 |
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dc.identifier.citation |
Barbosa, Jéssica Luane de Paula. Tolomeo e Alessandro: Overo La Corona Disprezzata De Domenico Scarlatti. Análise e construção da personagem Seleuce. 2023. Tese (Doutorado em Música) – Programa de Pós Graduação em Música, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13880 |
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dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
. Tolomeo e Alessandro: Overo La Corona Disprezzata De Domenico Scarlatti. Análise e construção da personagem Seleuce |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Rónai, Laura Tauz |
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dc.contributor.referee |
Barancoski, Ingrid |
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dc.contributor.referee |
Mainhard, Veruschka Bluhm |
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dc.contributor.referee |
Costa, Robson Bessa |
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dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, Letras e Artes |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This research presents an analysis of part of the repertoire of a character from the opera Tolomeo e Alessandro overo la corona disprezzata (The work of Ptolemy and Alexander or the despised crown), composed in 1711 and premiered in reduced format in Brazil in 2021 in its first visual record. The dramatic work, staged at The Palace of Arts in Belo Horizonte, MG, comprises three acts and a libretto (Booklet) by Carlo Sigismondo Capece (1652-1728). Seleuce´s character construction process was analyzed in its historical context and in the framework of its narrative, music and the issues arising from such method. Interpretive choices for the character are also presented. The research is justified by the scarcity of academic production about the vocal work of Domenico Scarlatti, especially the opera Tolomeo e Alessandro. The investigation might greatly contribute to the dissemination of the composer's operatic vocal repertoire. |
pt_BR |
dc.description.abstractes |
Esta investigación presenta un análisis de parte del repertorio de un personaje de la ópera Tolomeo e Alessandro overo la corona disprezzata (La obra de Ptolomeo y Alejandro o la corona despreciada), compuesta en 1711 y estrenada en formato reducido en Brasil em 2021 en su primer registro visual. La obra dramática, puesta en escena en el Palacio de las Artes de Belo Horizonte, MG, consta de tres actos y un libreto (Folleto) de Carlo Sigismondo Capece (1652-1728). Se analizó el proceso de construcción del personaje de Seleuce en su contexto histórico y en el marco de su narrativa, música y las cuestiones que se derivan de dicho método. También se presentan opciones interpretativas para el personaje. La investigación se justifica por la escasez de producción académica sobre la obra vocal de Domenico Scarlatti, en especial la ópera Tolomeo e Alessandro. La investigación podría contribuir en gran medida a la difusión del repertorio vocal operístico del compositor. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta pesquisa apresenta uma análise de parte do repertório de um personagem da ópera Tolomeo e Alessandro overo la corona disprezzata, composta em 1711 e estreada em formato reduzido no Brasil em 2021, sendo este o primeiro registro visual dessa obra. Com três atos e libreto de Carlo Sigismondo Capece (1652-1728), a ópera foi encenada no Palácio das Artes, em Belo Horizonte. Nesse recorte foi abordado por meio de análise o processo de construção da personagem Seleuce, com base em um estudo que englobou o contexto histórico no qual a ópera se insere, a narrativa, a música e as questões decorrentes deste processo. Também foram apresentadas as escolhas interpretativas para a personagem. Tal proposta se dá pela escassez de produção acadêmica acerca da obra vocal de Domenico Scarlatti, em especial a ópera Tolomeo e Alessandro, tornando esta pesquisa um veículo que contribuirá para a difusão do repertório vocal operístico do compositor. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ópera |
pt_BR |
dc.subject.pt |
analise |
pt_BR |
dc.subject.pt |
construção de personagem |
pt_BR |