dc.contributor.advisor |
Vetromilla, Clayton |
|
dc.contributor.author |
Vieira, Rebeca |
|
dc.date.accessioned |
2023-10-23T21:16:34Z |
|
dc.date.available |
2023-10-23T21:16:34Z |
|
dc.date.issued |
2023 |
|
dc.identifier.citation |
Vieira, Rebeca. A criatividade no processo de construção da performance: uma experiência autoetnográfica. 2023. 125f. Tese (Doutorado em Música). Programa de Pós-Graduação em Música, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13882 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
A criatividade no processo de construção da performance: uma experiência autoetnográfica |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Mendes, Doriana |
|
dc.contributor.referee |
Vetromilla, Clayton |
|
dc.contributor.referee |
Mendes, Doriana |
|
dc.contributor.referee |
Quaranta, Daniel Eduardo |
|
dc.contributor.referee |
Rónai, Laura Tauz |
|
dc.contributor.referee |
Silva, Vladimir Alexandro Pereira |
|
dc.contributor.referee |
Machado, Regina |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, Letras e Artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Creativity |
pt_BR |
dc.subject.en |
Performance |
pt_BR |
dc.subject.en |
Artistic Research |
pt_BR |
dc.subject.en |
Autoethnography |
pt_BR |
dc.subject.en |
Genetic Criticism |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
Based on the premise that creativity is innate, this research aimed to investigate the creativity manifested in the construction process of musical performance. To this end, a review was carried out on the term creativity and its insertion in the interpretative practice in research of Brazilian theses and dissertations, knowing what has been discussed in the area of performance so far. Autoethnography was presented as a powerful methodological tool, capable of encompassing feelings, impressions and subjectivities involved in practical experience and in the field of aesthetic research. Consulting my process documents, I elaborated an autoethnographic report about my artistic work in the construction process of the performances resulting from the Pérolas para Jobim concert in 2018. In search of the creative traces of this process, I used the theoretical framework of genetic criticism – also called of process criticism – for the analysis of this experience and ratification of my hypothesis. It is a research with an ex-post-facto design, an investigation based on an experience prior to the research, which was not carried out in its time with the intention of serving to test a hypothesis, rather, it is itself that gave rise to my thesis that all performance is, in its genesis, creative. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Partindo da premissa que a criatividade é inata, esta pesquisa teve como objetivo central investigar a criatividade manifesta no processo de construção da performance musical. Para tanto, foi realizada uma revisão sobre o termo criatividade e sua inserção na prática interpretativa em pesquisas de teses e dissertações brasileiras, conhecendo o que se tem discutido na área da performance até o momento. A autoetnografia apresentou-se como uma ferramenta metodológica potente, capaz de abarcar sentimentos, impressões e subjetividades envolvidas na experiência prática e no campo da pesquisa estética. Consultando meus documentos de processo, elaborei um relato autoetnográfico sobre o meu fazer artístico no processo de construção das performances resultantes do concerto Pérolas para Jobim do ano de 2018. Em busca dos rastros criativos desse processo, utilizei o referencial teórico da crítica genética – também chamada de crítica de processos – para a análise dessa experiência e ratificação da minha hipótese. Tratase de uma pesquisa com um delineamento ex-post-facto, uma investigação a partir de uma experiência anterior à pesquisa, que não foi realizada em seu tempo com o intuito de servir à testagem de uma hipótese, antes, é ela mesma que suscitou minha tese de que toda performance é, em sua gênese, criativa. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Criatividade |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Performance |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Pesquisa Artística |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Autoetnografia |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Crítica Genética |
pt_BR |