DSpace Repository

“Deixar o som andar”: as mobilidades haitianas no brasil a partir de performances sônicas e escutas

Show simple item record

dc.contributor.advisor Cambria, Vincenzo
dc.contributor.author Rosa, Daniel Stringini da
dc.date.accessioned 2023-10-23T21:16:47Z
dc.date.available 2023-10-23T21:16:47Z
dc.date.issued 2023-02
dc.identifier.citation Rosa, Daniel Stringini da. “Deixar o som andar”: as mobilidades haitianas no brasil a partir de performances sônicas e escutas. 2023. 125f. Tese (Doutorado em Música). Programa de Pós-Graduação em Música, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023 pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13883
dc.description.sponsorship capes pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title “Deixar o som andar”: as mobilidades haitianas no brasil a partir de performances sônicas e escutas pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR
dc.contributor.referee Cambria, Vicenzo
dc.contributor.referee Costa, Rodrigo Heringer
dc.contributor.referee Sandroni, Clara
dc.contributor.referee Hikiji, Rose Satiko
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, Letras e Artes pt_BR
dc.subject.en music ethnography pt_BR
dc.subject.en Haitian musicians pt_BR
dc.subject.en contemporary flows pt_BR
dc.subject.en ethnomusicology of listening pt_BR
dc.subject.en sound performance pt_BR
dc.description.abstracten This is an ethnomusicological study of sonic performances and listening along mobilities. From the discourses of Haitian musicians living in Brazil, I investigate the ways in wich their sonic projects are constituted in the contemporary flows. Through the multiples conceptions and perspectives on sound, enunciated by the interlocutors that make up this work, I investigate “musical scenes”, “acoustic environments”, and “sonic territories” that are engender and reshape in these mobilities. With an ethnographic approach, I propose listening on how subjects arrange their displacements, claims, and protagonisms, and how they produce presences and territorializations, having sound as a socio­political referential. I weave dialogues between ethnomusicology, migration studies, and sound studies to create a narrative of migrant sound subjectivities that seeks to stress stigmatizing representations of recent black mobilities in Brazil. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.abstractpt Este é um estudo etnomusicológico das performances sonoro musicais e das escutas através das mobilidades. A partir das narrativas de músicos haitianos vivendo no Brasil, investigo os modos pelos quais seus projetos sônicos são constituídos nestes fluxos contemporâneos. Através dos múltiplos entendimentos e perspectivas sobre o sonoro, enunciados pelos interlocutores que compõem esta tese, investigo “cenas musicais”, “ambientes acústicos” e “territórios sônicos” que são engendrados e reconfigurados nestas mobilidades. Com uma abordagem etnográfica, proponho escutas a respeito de como sujeitos elaboram seus trânsitos, reivindicações e protagonismos, e produzem presenças e territorializações, tendo o sonoro como um referencial sócio político. Teço diálogos entre etnomusicologia, estudos migratórios e estudos do som para criar uma narrativa das subjetividades sonoras migrantes que busca tensionar representações estigmatizantes das recentes mobilidades negras no Brasil. pt_BR
dc.subject.pt etnografia da música pt_BR
dc.subject.pt músicos haitianos pt_BR
dc.subject.pt migrações contemporâneas pt_BR
dc.subject.pt etnomusicologia da escuta pt_BR
dc.subject.pt performance sonora pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|