dc.contributor.advisor |
Cambria, Vincenzo |
|
dc.contributor.author |
Rosa, Daniel Stringini da |
|
dc.date.accessioned |
2023-10-23T21:16:47Z |
|
dc.date.available |
2023-10-23T21:16:47Z |
|
dc.date.issued |
2023-02 |
|
dc.identifier.citation |
Rosa, Daniel Stringini da. “Deixar o som andar”: as mobilidades haitianas no brasil a partir de performances sônicas e escutas. 2023. 125f. Tese (Doutorado em Música). Programa de Pós-Graduação em Música, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13883 |
|
dc.description.sponsorship |
capes |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
“Deixar o som andar”: as mobilidades haitianas no brasil a partir de performances sônicas e escutas |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Cambria, Vicenzo |
|
dc.contributor.referee |
Costa, Rodrigo Heringer |
|
dc.contributor.referee |
Sandroni, Clara |
|
dc.contributor.referee |
Hikiji, Rose Satiko |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, Letras e Artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
music ethnography |
pt_BR |
dc.subject.en |
Haitian musicians |
pt_BR |
dc.subject.en |
contemporary flows |
pt_BR |
dc.subject.en |
ethnomusicology of listening |
pt_BR |
dc.subject.en |
sound performance |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This is an ethnomusicological study of sonic performances and listening along mobilities. From the discourses of Haitian musicians living in Brazil, I investigate the ways in wich their sonic projects are constituted in the contemporary flows. Through the multiples conceptions and perspectives on sound, enunciated by the interlocutors that make up this work, I investigate “musical scenes”, “acoustic environments”, and “sonic territories” that are engender and reshape in these mobilities. With an ethnographic approach, I propose listening on how subjects arrange their displacements, claims, and protagonisms, and how they produce presences and territorializations, having sound as a sociopolitical referential. I weave dialogues between ethnomusicology, migration studies, and sound studies to create a narrative of migrant sound subjectivities that seeks to stress stigmatizing representations of recent black mobilities in Brazil. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Este é um estudo etnomusicológico das performances sonoro musicais e das escutas através das mobilidades. A partir das narrativas de músicos haitianos vivendo no Brasil, investigo os modos pelos quais seus projetos sônicos são constituídos nestes fluxos contemporâneos. Através dos múltiplos entendimentos e perspectivas sobre o sonoro, enunciados pelos interlocutores que compõem esta tese, investigo “cenas musicais”, “ambientes acústicos” e “territórios sônicos” que são engendrados e reconfigurados nestas mobilidades. Com uma abordagem etnográfica, proponho escutas a respeito de como sujeitos elaboram seus trânsitos, reivindicações e protagonismos, e produzem presenças e territorializações, tendo o sonoro como um referencial sócio político. Teço diálogos entre etnomusicologia, estudos migratórios e estudos do som para criar uma narrativa das subjetividades sonoras migrantes que busca tensionar representações estigmatizantes das recentes mobilidades negras no Brasil. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
etnografia da música |
pt_BR |
dc.subject.pt |
músicos haitianos |
pt_BR |
dc.subject.pt |
migrações contemporâneas |
pt_BR |
dc.subject.pt |
etnomusicologia da escuta |
pt_BR |
dc.subject.pt |
performance sonora |
pt_BR |