dc.contributor.advisor |
Quaranta, Daniel Eduardo |
|
dc.contributor.author |
Costa, Ricardo Vieira da |
|
dc.date.accessioned |
2023-10-23T21:17:12Z |
|
dc.date.available |
2023-10-23T21:17:12Z |
|
dc.date.issued |
2023-02 |
|
dc.identifier.citation |
Costa, Ricardo Vieira da. Folguedos imaginários: rastros poéticos de uma genética composicional. 2023. 147 f. Tese (Doutorado em Música). Programa de Pós-Graduação em Música, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2023. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13884 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
. Folguedos imaginários: rastros poéticos de uma genética composicional |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Quaranta, Daniel Eduardo |
|
dc.contributor.referee |
Lima, Marcelo Carneiro de |
|
dc.contributor.referee |
Holmes, Bryan |
|
dc.contributor.referee |
Bertissolo, Guilherme |
|
dc.contributor.referee |
Rios Filho, Fabio |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, Letras e Artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
composition |
pt_BR |
dc.subject.en |
popular culture |
pt_BR |
dc.subject.en |
genetic criticism |
pt_BR |
dc.subject.en |
compositional genetics |
pt_BR |
dc.subject.en |
transmutation |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
In this research, we study the processes involved in the composition of sound and audiovisual poetics, based on experience with manifestations of popular culture. We propose compositional genetics as a set of auxiliary tools in the composition of the works of the artistic project Folguedos Imaginários, from poetic immersion in existential territories, to the processes of transmutation of sound materials. The research had a multicentric character when we bribed different theoretical currents to provide theoretical support to our investigation. For this, we exchanged concepts from autoethnography; of cartography; spectromorphology and mainly from genetic criticism, with the aim of creating an auxiliary methodological corpus of compositional processes. We focus on the creative path and, above all, how the production of subjectivity in the works of the artistic project was developed. Finally, we verified that the compositional genetics provides scenarios and poetic plans that generate the traces of the creative movement. These traces are subjective, imagined, and are indicated by the transcontexts generated through the transmutation of sound and visual materials. Therefore, we conclude that compositional genetics, inserted in the compositional processes, can be an important theoretical-methodological horizon in the dynamics of composing and can contribute to a better understanding of artistic making itself. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Nesta pesquisa, estudamos os processos envolvidos na composição de poéticas sonoras e audiovisuais, a partir da experiência com manifestações da cultura popular. Propomos a genética composicional como um conjunto de ferramentas auxiliares na composição das obras do projeto artístico Folguedos Imaginários, desde a imersão poética em territórios existenciais, até os processos de transmutação dos materiais sonoros. A pesquisa teve um caráter multicêntrico quando bricolamos diferentes correntes teóricas para prover suporte teórico à nossa investigação. Para isso, permutamos conceitos da autoetnografia; da cartografia; da espectromorfologia e; principalmente, da crítica genética, com o objetivo de criarmos um corpus metodológico auxiliar dos processos composicionais. Lançamos o foco para o percurso criativo e, sobretudo, como se desenvolveu a produção de subjetividade nas obras do projeto artístico. Enfim, verificamos que a genética composicional provê cenários e planos poéticos que geram os rastros do movimento criador. Esses rastros têm caráter subjetivo, imaginados, e são indiciados pelos transcontextos gerados através da transmutação dos materiais sonoros e visuais. Portanto, concluímos que a genética composicional, inserida nos processos composicionais, pode ser um importante horizonte teórico-metodológico na dinâmica do compor e pode contribuir para melhor compreensão do próprio fazer artístico. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
composição |
pt_BR |
dc.subject.pt |
cultura popular |
pt_BR |
dc.subject.pt |
crítica genética |
pt_BR |
dc.subject.pt |
genética composicional |
pt_BR |
dc.subject.pt |
transmutação |
pt_BR |