dc.contributor.advisor |
Soares, Bruno Brulon |
|
dc.contributor.author |
Herkenhoff, Augusto Emilio Estellita |
|
dc.date.accessioned |
2023-11-03T16:47:14Z |
|
dc.date.available |
2023-11-03T16:47:14Z |
|
dc.date.issued |
2019-08-26 |
|
dc.identifier.citation |
HERKENHOFF, Augusto Emilio Estellita. A comunicação das gravuras de Oswaldo Goeldi sob a guarda da Biblioteca Nacional. Orientador: Bruno Brulon Soares. 2019. 147 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13889 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
A comunicação das gravuras de Oswaldo Goeldi sob a guarda da Biblioteca Nacional |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The communication of prints by Oswaldo Goeldi under the care of the National Library |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Soares, Bruno Brulon |
|
dc.contributor.referee |
Moraes, Julia Nolasco de |
|
dc.contributor.referee |
Simão, Luciano Vinhosa |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Memória Social |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Área: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS. Subárea: MUSEOLOGIA. |
pt_BR |
dc.subject.en |
Museology |
pt_BR |
dc.subject.en |
museological communication |
pt_BR |
dc.subject.en |
library |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This research focuses on the prints by Oswaldo Goeldi (OG) from the Biblioteca Nacional (BN) collection. The musealization in an institution that is not a museum, but which has kept pieces of art since the beginning and has the largest collection of images of Brazil. Whether museums or libraries, have been using interdisciplinary concepts dear to these cultural apparatuses, and adopting attitudes that promotes bigger transformation in the society were are inserted. The collection of OG prints in BN has over one hundred entries, among the more than 250,000 in Iconography and ten million in the BN. It was being built by donations and acquisitions, with many posthumous impressions. This collection was the first of a national artist to be digitized by BN and therefore made available to the general public. The musealization, according to the concept of Desvallées and Mairesse (2013), is carried out in the library: all stages of preservation, ie. the selection, acquisition, management and conservation of the pieces; research and consequent cataloguing; as well as communication through exhibitions and publications. This is the largest digital collection of OG, and it is an innovative attitude of BN to put it online, considering that institutions that have larger physical collections have not done so yet, in order to broaden the democratization of this unique collection. Nevertheless, this access is used more by researchers than by the general public. In order to improve the communication of this collection, in addition to what is already done by BN (loan of works for exhibitions, for publications, exhibitions using the pieces of the collection, availability for research). It is important to work on curatorial texts about the artist and his work, virtual exhibitions, exhibitions in the spaces of BN, cataloguing, exhibitions in partnerships with other institutions, in order to broaden the dialogue of the general public with this collection. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta pesquisa tem como foco as gravuras de Oswaldo Goeldi (OG) do acervo da Biblioteca Nacional (BN), sua musealização em uma instituição que não é um museu, mas que guarda objetos de arte desde sua criação e que possui o maior acervo de imagens do Brasil. Partimos da hipótese segundo a qual, sejam museus, sejam bibliotecas, essas instituições têm utilizado conceitos interdisciplinares caros a esses aparatos culturais, e vêm adotando atitudes que proporcionam maior transformação da sociedade na qual estão inseridos por meio do acesso à informação. O acervo das gravuras de OG na BN tem mais de uma centena de entradas, entre as mais de 250.000 da Iconografia e de dez milhões de toda a BN. Foi sendo construído por doações e aquisições, com muitas impressões póstumas. Esse acervo foi o primeiro de artista nacional a ser digitalizado pela BN estando, portanto, disponibilizado para o grande público. A musealização, de acordo com o conceito de Desvallées e Mairesse (2013) é realizada na biblioteca: todas as etapas da preservação, ou seja, a seleção, a aquisição, a gestão e a conservação das peças; a pesquisa e consequente catalogação; assim como a comunicação através de exposições e publicações. Essa é a maior coleção digital de OG, sendo uma atitude inovadora da BN colocá-la na rede, considerando que instituições que possuem coleções físicas maiores ainda não o fizeram, de forma a ampliar a democratização desse acervo ímpar. No entanto, o acesso a essa coleção é maior entre pesquisadores do que pelo grande público. Para estruturar a comunicação desse acervo, além das ações já realizadas pela BN (empréstimo de obras para exposições, para publicações, realização de exposição com o uso das peças, disponibilização para pesquisa), é importante que outros passos sejam dados, por exemplo, na elaboração de textos curatoriais sobre o artista e sua obra, exposição virtual, exposições em seus espaços expográficos, realização de catálogo, exposições em parcerias com outras instituições, de forma a ampliar o diálogo do grande público com esse acervo. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Museologia |
pt_BR |
dc.subject.pt |
comunicação museológica |
pt_BR |
dc.subject.pt |
biblioteca |
pt_BR |