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O papel do educador na alimentação escolar: um relato de experiência

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dc.contributor.advisor Pio, Leopoldo Guilherme
dc.contributor.author Bosco, Ana Laura Asty Cavalcante
dc.date.accessioned 2023-11-13T16:31:54Z
dc.date.available 2023-11-13T16:31:54Z
dc.date.issued 2023-07-12
dc.identifier.citation BOSCO, Ana Laura Asty Cavalcante. O papel do educador na alimentação escolar: um relato de experiência. 2023. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13891
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title O papel do educador na alimentação escolar: um relato de experiência pt_BR
dc.title.alternative The educator's role in school meals:an experience report pt_BR
dc.type bachelorThesis pt_BR
dc.contributor.referee Pio, Leopoldo Guilherme
dc.contributor.referee Carvalho, Mônica Valle de
dc.contributor.referee Souza, Thais Salema Nogueira de
dc.degree.department CCBS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.subject.cnpq Nutrição pt_BR
dc.subject.en Food and nutrition education pt_BR
dc.subject.en Educators pt_BR
dc.subject.en Private schools pt_BR
dc.description.abstracten Introduction: Food and Nutrition Education activities are provided for by the National School Feeding Program in public schools in the country. In private schools, there is no legislation in force that requires the curricularization of teaching in nutrition. The role of the educator is seen as a facilitator in mediations and in the construction of knowledge regarding interdisciplinar themes foreseen in the school curriculum. Therefore, the implementation of practices aimed at promoting healthy habits in children is na obstacle to be overcome together with the entire school community. Objective: To identify the importance of the educator's role in the scenario of promoting Food and Nutrition Education practices in school feeding in a private school in Rio de Janeiro. Methods: Elaboration of na experience report from the experience in supervised internships carried out in diferente areas of the school. Results: It was possible to identify diferente approaches carried out by the school's teachers, which demonstrates a lack of comprehensiveness regarding the way in which the practices will be carried out. Added to this, the lack of partnership between the nutrition team and the school's pedagogical and educational team was highlighted among the activities that were not successful throughout the experience. Conclusion: It was found that the lack of nutritional guidance given by the teacher may be related to waste and lack of interest in trying new foods. Added to this, the activities that were monitored by the teachers were better used by the students and promoted positive changes in the relationship of many children with food. pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Introdução: As atividades de Educação Alimentar e Nutricional são previstas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar em escolas públicas do país. Nas escolas privadas, a legislação vigente nem sempre é cumprida e isso pode enfraquecer a curricularização do ensino em nutrição. O papel do educador é visto como um facilitador nas mediações e na construção de conhecimento a respeito de temas interdisciplinares previstos no currículo escolar. Com isso, a implementação de práticas voltadas para a promoção de saúde e de práticas alimentares adequadas e saudáveis com crianças é um obstáculo a ser superado em conjunto com toda comunidade escolar. Objetivo: Identificar a importância do papel do educador no cenário da promoção de práticas de Educação Alimentar e Nutricional na alimentação escolar em uma escola de modalidade particular do Rio de Janeiro. Métodos: Elaboração de um relato de experiência a partir da vivência em estágios supervisionados realizados em diferentes áreas da escola. Resultados: Foi possível identificar diferentes abordagens realizadas pelos professores da escola, o que demonstra falta de integralidade a respeito da forma em que as práticas serão feitas. Somado a isso, a falta de parceria entre a equipe de nutrição com a equipe pedagógica e educacional da escola foi destaque entre as atividades que não foram bem sucedidas ao longo da vivência. Conclusão: Constatou-se que a falta de orientações nutricionais feitas pelo professor podem estar relacionadas como desperdício e desinteresse em experimentar alimento novos. Somado a isso, as atividades que foram acompanhadas pelos professores obtiveram melhor aproveitamento entre os escolares e promoveram mudanças positivas na relação de muitas crianças com a comida. pt_BR
dc.subject.pt Educação alimentar e nutricional pt_BR
dc.subject.pt Educadores pt_BR
dc.subject.pt Escolas particulares pt_BR
dc.degree.course Bacharelado em Nutrição pt_BR
dc.degree.college Escola de Nutrição pt_BR


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