dc.contributor.advisor |
Cambria, Vincenzo |
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dc.contributor.author |
Borges, Thiago de Souza |
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dc.date.accessioned |
2023-11-24T18:37:56Z |
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dc.date.available |
2023-11-24T18:37:56Z |
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dc.date.issued |
2023 |
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dc.identifier.citation |
BORGES, Thiago de Souza. Na Luta é Que a Gente Se Encontra: Uma Análise Etnomusicológica do Bloco Revolucionário do Proletariado “Comuna Que Pariu! ”. 2023. 311 f. Dissertação (Mestrado em Música). Programa de Pós-Graduação em Música, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13905 |
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dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
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dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Na Luta é Que a Gente Se Encontra: Uma Análise Etnomusicológica do Bloco Revolucionário do Proletariado “Comuna Que Pariu!” |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Cambria, Vincenzo |
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dc.contributor.referee |
Requião, Luciana Pires de Sá |
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dc.contributor.referee |
Fonseca, Edilberto José de Macedo |
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dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, Letras e Artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Comuna Que Pariu |
pt_BR |
dc.subject.en |
Carnival |
pt_BR |
dc.subject.en |
sound praxis |
pt_BR |
dc.subject.en |
batuque |
pt_BR |
dc.subject.en |
race relations |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The present work is an ethnographic research on the carnival group “Comuna Que Pariu!”. Organized by the PCB (Brazilian Communist Party), this collective mixes carnival celebration with political militancy. The time period of this ethnography goes from mid2013 (when the collective created its own percussion group and expanded), to the carnival of 2020 (the last carnival before the COVID19 pandemic). Throughout this period, I was part of the collective, carrying out different roles. Through dialogues with the carnival groups militants, the use of audiovisual content produced by Comuna itself during the pandemic period, and direct observations, I try to describe: its forms of organization; its artistic practices; its teaching and learning processes; its articulations with other collectives, associations and political movements; and its internal tensions. The central and guiding issue of the research is the understanding of the group's political action. I seek to understand Comuna as being inserted in a strongly politicized Rio carnival context, since its socalled revitalization in the 1980s, and passing through the socalled boom, which occurred at the turn of the 21st century, with activist practices linked to the concept of “Right to the City”, also pointing out some of the contradictions of such movements and processes. Assuming race relations as a fundamental axis in the analyses, I also try to identify the meanings, in a context of political/racial disputes, that black Brazilian intellectuals attributed to carnival festivities and to the cultural practices associated with them. Using the concept of SoundPraxis, I try to understand the political meaning of musical genres originated from black culture and of the “batuques” (drumming) produced from them. I try to identify the historically constructed meaning of the practice of “batucar” as a counterhegemonic tool for the black population. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O presente trabalho é uma pesquisa etnográfica do bloco carnavalesco “Comuna Que Pariu! ”. Ligado ao PCB (Partido Comunista Brasileiro), esse coletivo mescla a folia momesca com a militância política. O recorte temporal da etnografia vai de meados de 2013 (quando, criando sua própria bateria, o coletivo se amplia), até o carnaval de 2020 (último carnaval antes da pandemia de COVID¬19). Ao longo de todo esse período, eu fiz parte do coletivo, desempenhando funções diversas. Através de interlocuções com os militantes do bloco, do uso de conteúdos audiovisuais produzidos pelo próprio Comuna durante o período pandêmico e de observações diretas, procuro descrever: as formas de organização; as práticas artísticas; os processos de ensino e aprendizagem; as suas articulações com outros coletivos, associações e movimentos políticos; e as tensões internas. A questão central e norteadora da pesquisa é a compreensão da atuação política do bloco. Busco compreender o Comuna como estando inserido em um contexto carnavalesco carioca fortemente politizado, desde a sua, assim chamada, revitalização, na década de 1980, e passando pelo chamado boom, ocorrido na virada do século XXI, com práticas ativistas ligadas ao conceito de “Direito à Cidade”, apontando, também, algumas das contradições de tais movimentos e processos. Tendo as relações raciais como um eixo fundamental nas análises, procuro, também, identificar quais os sentidos, em um contexto de disputas político/raciais, que intelectuais negros brasileiros atribuíram à festa carnavalesca e às práticas culturais a ela associadas. Utilizando o conceito de PráxisSonora, procuro entender o significado político dos gêneros musicais oriundos da cultura negra e dos “batuques” produzidos a partir deles. Procuro identificar o sentido historicamente construído da prática do “batucar” como ferramenta contrahegemônica da população negra. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Comuna Que Pariu |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Carnaval |
pt_BR |
dc.subject.pt |
práxis sonora |
pt_BR |
dc.subject.pt |
batuque |
pt_BR |
dc.subject.pt |
relações raciais |
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