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Na Luta é Que a Gente Se Encontra: Uma Análise Etnomusicológica do Bloco Revolucionário do Proletariado “Comuna Que Pariu!”

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dc.contributor.advisor Cambria, Vincenzo
dc.contributor.author Borges, Thiago de Souza
dc.date.accessioned 2023-11-24T18:37:56Z
dc.date.available 2023-11-24T18:37:56Z
dc.date.issued 2023
dc.identifier.citation BORGES, Thiago de Souza. Na Luta é Que a Gente Se Encontra: Uma Análise Etnomusicológica do Bloco Revolucionário do Proletariado “Comuna Que Pariu! ”. 2023. 311 f. Dissertação (Mestrado em Música). Programa de Pós-Graduação em Música, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13905
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Na Luta é Que a Gente Se Encontra: Uma Análise Etnomusicológica do Bloco Revolucionário do Proletariado “Comuna Que Pariu!” pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Cambria, Vincenzo
dc.contributor.referee Requião, Luciana Pires de Sá
dc.contributor.referee Fonseca, Edilberto José de Macedo
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, Letras e Artes pt_BR
dc.subject.en Comuna Que Pariu pt_BR
dc.subject.en Carnival pt_BR
dc.subject.en sound praxis pt_BR
dc.subject.en batuque pt_BR
dc.subject.en race relations pt_BR
dc.description.abstracten The present work is an ethnographic research on the carnival group “Comuna Que Pariu!”. Organized by the PCB (Brazilian Communist Party), this collective mixes carnival celebration with political militancy. The time period of this ethnography goes from mid­2013 (when the collective created its own percussion group and expanded), to the carnival of 2020 (the last carnival before the COVID­19 pandemic). Throughout this period, I was part of the collective, carrying out different roles. Through dialogues with the carnival groups militants, the use of audiovisual content produced by Comuna itself during the pandemic period, and direct observations, I try to describe: its forms of organization; its artistic practices; its teaching and learning processes; its articulations with other collectives, associations and political movements; and its internal tensions. The central and guiding issue of the research is the understanding of the group's political action. I seek to understand Comuna as being inserted in a strongly politicized Rio carnival context, since its so­called revitalization in the 1980s, and passing through the so­called boom, which occurred at the turn of the 21st century, with activist practices linked to the concept of “Right to the City”, also pointing out some of the contradictions of such movements and processes. Assuming race relations as a fundamental axis in the analyses, I also try to identify the meanings, in a context of political/racial disputes, that black Brazilian intellectuals attributed to carnival festivities and to the cultural practices associated with them. Using the concept of Sound­Praxis, I try to understand the political meaning of musical genres originated from black culture and of the “batuques” (drumming) produced from them. I try to identify the historically constructed meaning of the practice of “batucar” as a counter­hegemonic tool for the black population. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt O presente trabalho é uma pesquisa etnográfica do bloco carnavalesco “Comuna Que Pariu! ”. Ligado ao PCB (Partido Comunista Brasileiro), esse coletivo mescla a folia momesca com a militância política. O recorte temporal da etnografia vai de meados de 2013 (quando, criando sua própria bateria, o coletivo se amplia), até o carnaval de 2020 (último carnaval antes da pandemia de COVID¬19). Ao longo de todo esse período, eu fiz parte do coletivo, desempenhando funções diversas. Através de interlocuções com os militantes do bloco, do uso de conteúdos audiovisuais produzidos pelo próprio Comuna durante o período pandêmico e de observações diretas, procuro descrever: as formas de organização; as práticas artísticas; os processos de ensino e aprendizagem; as suas articulações com outros coletivos, associações e movimentos políticos; e as tensões internas. A questão central e norteadora da pesquisa é a compreensão da atuação política do bloco. Busco compreender o Comuna como estando inserido em um contexto carnavalesco carioca fortemente politizado, desde a sua, assim chamada, revitalização, na década de 1980, e passando pelo chamado boom, ocorrido na virada do século XXI, com práticas ativistas ligadas ao conceito de “Direito à Cidade”, apontando, também, algumas das contradições de tais movimentos e processos. Tendo as relações raciais como um eixo fundamental nas análises, procuro, também, identificar quais os sentidos, em um contexto de disputas político/raciais, que intelectuais negros brasileiros atribuíram à festa carnavalesca e às práticas culturais a ela associadas. Utilizando o conceito de Práxis­Sonora, procuro entender o significado político dos gêneros musicais oriundos da cultura negra e dos “batuques” produzidos a partir deles. Procuro identificar o sentido historicamente construído da prática do “batucar” como ferramenta contra­hegemônica da população negra. pt_BR
dc.subject.pt Comuna Que Pariu pt_BR
dc.subject.pt Carnaval pt_BR
dc.subject.pt práxis sonora pt_BR
dc.subject.pt batuque pt_BR
dc.subject.pt relações raciais pt_BR


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