DSpace Repository

Marimbas curriculares em periferias urbanas: sentir/pensar com professoras negras no município de Duque de Caxias/RJ.

Show simple item record

dc.contributor.advisor Miranda, Claudia
dc.contributor.author Oliveira, Célia Regina Cristo de
dc.date.accessioned 2023-12-05T20:16:05Z
dc.date.available 2023-12-05T20:16:05Z
dc.date.issued 2022-08-26
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Célia Regina Cristo de. Marimbas curriculares em periferias urbanas: sentir/pensar com professoras negras no município de Duque de Caxias/RJ. 2022. 168 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13925
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Marimbas curriculares em periferias urbanas: sentir/pensar com professoras negras no município de Duque de Caxias/RJ. pt_BR
dc.title.alternative Marimbas curriculares em periferias urbanas: sentir/pensar con profesoras negras em el Municipio de Duque de Caxias/RJ. pt_BR
dc.title.alternative Curriculum marimbas in urban peripheries: feeling/thinking with black teachers in the city of Duque de Caxias/RJ. pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR
dc.contributor.advisor-co Carmo, Aline Cristina de Oliveira do
dc.contributor.referee Carmo, Aline Cristina de Oliveira do
dc.contributor.referee Miranda, Claudia
dc.contributor.referee Moreira, Nubia Regina
dc.contributor.referee Santos, Sônia Beatriz dos
dc.contributor.referee Pereira, Celso Sanchez
dc.contributor.referee Silva, Jane Santos da
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.subject.cnpq Área: MULTIDISCIPLINAR. Subárea: INTERDISCIPLINAR. Sub Subárea: SOCIAIS E HUMANIDADES pt_BR
dc.subject.es profesoras negras pt_BR
dc.subject.es periferias urbanas pt_BR
dc.subject.es Ciudad de Duque de Caxias pt_BR
dc.subject.es marimbajes curriculares pt_BR
dc.subject.es perspectiva intercultural pt_BR
dc.description.abstractes En la investigación “Marimbas curriculares en periferias urbanas: sentir/pensar con profesorass negras en el Municipio de Duque de Caxias/RJ”, buscamos comprender cómo las profesionales ensayan abordajes anticoloniales a contrapelo y proponen otras formas y otros diseños de (des)aprendizaje y (re)aprendizaje en ambientes hostiles. En diálogo con “intelectuales de la escuela”, consideramos el surgimiento de tecnologías de reexistencia en espacios en donde las poblaciones racializadas enfrentan desafíos diarios. En cuanto a la Educación en el municipio de Duque de Caxias, se enfatizan aspectos de una agenda contrahegemónica, promovida en una actuación político pedagógica que puede ser analizada dentro de la experiencia del outsider dentro en el sentido dado por Patrícia Hill Collins (2016). Nos alineamos con una perspectiva intercultural y crítica concebida en contextos marcados por profundas desigualdades como es el caso de las ciudades antes mencionadas. Se observaron procesos inventivos con importante capilaridad frente a los resultados alcanzados a partir de propuestas alternativas, en sus respectivas instituciones. El alcance teórico- metodológico está anclado en las inmersiones realizadas en los últimos cinco años, en la organización de foros dedicados a promover la formación autogestionaria. Se adoptaron entrevistas semiestructuradas y levantamiento bibliográfico. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Na pesquisa “Marimbas curriculares em periferias urbanas: sentir/pensar com professoras negras no Município de Duque de Caxias/RJ”, busca-se compreender como um grupo de profissionais ensaia abordagens anticoloniais a contrapelo e sugere outras vias e outros desenhos de (des) aprendizagens e de (re) aprendizagens em ambientes hostis. Em diálogo com “intelectuais da escola”, consideramos a emergência de tecnologias de re existência em ambiências onde as populações racializadas enfrentam desafios cotidianos. Sobre a Educação no município de Duque de Caxias, ganha ênfase aspectos de uma agenda contra hegemônica, promovida numa performance político-pedagógica que pode ser analisada dentro da experiência de outsider within no sentido dado por Patrícia Hill Collins (2016). Alinhamo-nos com uma perspectiva intercultural e crítica concebida em contextos marcados por desigualdades profundas como é o caso da referida cidades. Foram observados processos inventivos e com capilaridade expressiva tendo em vista os resultados alcançados a partir de propostas alternativas, nas suas respectivas instituições. O escopo teórico-metodológico se ancora nas imersões feitas ao longo dos últimos cinco anos, na organização de fóruns que se dedicam a promover formação autogestionada. Adotou-se entrevistas semiestruturadas bem como levantamento bibliográfico. pt_BR
dc.subject.pt professoras negras pt_BR
dc.subject.pt periferias urbanas pt_BR
dc.subject.pt Município de Duque de Caxias pt_BR
dc.subject.pt marimbagens curriculares pt_BR
dc.subject.pt perspectiva intercultural pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|