dc.contributor.advisor |
Miranda, Claudia |
|
dc.contributor.author |
Oliveira, Célia Regina Cristo de |
|
dc.date.accessioned |
2023-12-05T20:16:05Z |
|
dc.date.available |
2023-12-05T20:16:05Z |
|
dc.date.issued |
2022-08-26 |
|
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Célia Regina Cristo de. Marimbas curriculares em periferias urbanas: sentir/pensar com professoras negras no município de Duque de Caxias/RJ. 2022. 168 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13925 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Marimbas curriculares em periferias urbanas: sentir/pensar com professoras negras no município de Duque de Caxias/RJ. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Marimbas curriculares em periferias urbanas: sentir/pensar con profesoras negras em el Municipio de Duque de Caxias/RJ. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Curriculum marimbas in urban peripheries: feeling/thinking with black teachers in the city of Duque de Caxias/RJ. |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Carmo, Aline Cristina de Oliveira do |
|
dc.contributor.referee |
Carmo, Aline Cristina de Oliveira do |
|
dc.contributor.referee |
Miranda, Claudia |
|
dc.contributor.referee |
Moreira, Nubia Regina |
|
dc.contributor.referee |
Santos, Sônia Beatriz dos |
|
dc.contributor.referee |
Pereira, Celso Sanchez |
|
dc.contributor.referee |
Silva, Jane Santos da |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Área: MULTIDISCIPLINAR. Subárea: INTERDISCIPLINAR. Sub Subárea: SOCIAIS E HUMANIDADES |
pt_BR |
dc.subject.es |
profesoras negras |
pt_BR |
dc.subject.es |
periferias urbanas |
pt_BR |
dc.subject.es |
Ciudad de Duque de Caxias |
pt_BR |
dc.subject.es |
marimbajes curriculares |
pt_BR |
dc.subject.es |
perspectiva intercultural |
pt_BR |
dc.description.abstractes |
En la investigación “Marimbas curriculares en periferias urbanas: sentir/pensar con profesorass negras en el Municipio de Duque de Caxias/RJ”, buscamos comprender cómo las profesionales ensayan abordajes anticoloniales a contrapelo y proponen otras formas y otros diseños de (des)aprendizaje y (re)aprendizaje en ambientes hostiles. En diálogo con “intelectuales de la escuela”, consideramos el surgimiento de tecnologías de reexistencia en espacios en donde las poblaciones racializadas enfrentan desafíos diarios. En cuanto a la Educación en el municipio de Duque de Caxias, se enfatizan aspectos de una agenda contrahegemónica, promovida en una actuación político pedagógica que puede ser analizada dentro de la experiencia del outsider dentro en el sentido dado por Patrícia Hill Collins (2016). Nos alineamos con una perspectiva intercultural y crítica concebida en contextos marcados por profundas desigualdades como es el caso de las ciudades antes mencionadas. Se observaron procesos inventivos con importante capilaridad frente a los resultados alcanzados a partir de propuestas alternativas, en sus respectivas instituciones. El alcance teórico- metodológico está anclado en las inmersiones realizadas en los últimos cinco años, en la organización de foros dedicados a promover la formación autogestionaria. Se adoptaron entrevistas semiestructuradas y levantamiento bibliográfico. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Na pesquisa “Marimbas curriculares em periferias urbanas: sentir/pensar com professoras negras no Município de Duque de Caxias/RJ”, busca-se compreender como um grupo de profissionais ensaia abordagens anticoloniais a contrapelo e sugere outras vias e outros desenhos de (des) aprendizagens e de (re) aprendizagens em ambientes hostis. Em diálogo com “intelectuais da escola”, consideramos a emergência de tecnologias de re existência em ambiências onde as populações racializadas enfrentam desafios cotidianos. Sobre a Educação no município de Duque de Caxias, ganha ênfase aspectos de uma agenda contra hegemônica, promovida numa performance político-pedagógica que pode ser analisada dentro da experiência de outsider within no sentido dado por Patrícia Hill Collins (2016). Alinhamo-nos com uma perspectiva intercultural e crítica concebida em contextos marcados por desigualdades profundas como é o caso da referida cidades. Foram observados processos inventivos e com capilaridade expressiva tendo em vista os resultados alcançados a partir de propostas alternativas, nas suas respectivas instituições. O escopo teórico-metodológico se ancora nas imersões feitas ao longo dos últimos cinco anos, na organização de fóruns que se dedicam a promover formação autogestionada. Adotou-se entrevistas semiestruturadas bem como levantamento bibliográfico. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
professoras negras |
pt_BR |
dc.subject.pt |
periferias urbanas |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Município de Duque de Caxias |
pt_BR |
dc.subject.pt |
marimbagens curriculares |
pt_BR |
dc.subject.pt |
perspectiva intercultural |
pt_BR |