dc.contributor.advisor |
Miranda, Claudia |
|
dc.contributor.author |
Santos, Pedro Vítor Coutinho dos |
|
dc.date.accessioned |
2023-12-05T20:17:36Z |
|
dc.date.available |
2023-12-05T20:17:36Z |
|
dc.date.issued |
2022-03-04 |
|
dc.identifier.citation |
SANTOS, Pedro Vitor Coutinho dos. Encontros e Encruzilhada: uma análise sobre turmas do Mestrado Profissional de História no estado do Rio de Janeiro. 2022. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13926 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Encontros e Encruzilhada: uma análise sobre turmas do Mestrado Profissional de História no estado do Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Encounters and Crossroads: an analysis of classes of the Professional Master's Degree in History in the state of Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Miranda, Claudia |
|
dc.contributor.referee |
Sampaio, Carmen Diolinda da Silva Sanches |
|
dc.contributor.referee |
Araújo, Cinthia Monteiro de |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Área: MULTIDISCIPLINAR. Subárea: INTERDISCIPLINAR. Sub Subárea: SOCIAIS E HUMANIDADES |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O presente trabalho tem o objetivo de analisar as potencialidades de produção de narrativas históricas por formandas das três primeiras turmas do ProfHistória1 no estado do Rio de Janeiro sobre as temáticas das diferenças. A pesquisa teve, como principais fontes, conversas com as professoras formadas no Programa, conseguidas através do uso da metodologia da pesquisa narrativa. O ponto de partida para a pesquisa foi a construção de uma crítica decolonial à história do Ensino de História. Com base nessa linha de pensamento, desenvolvida por mim, no primeiro capítulo, selecionei com quais professoras iria conversar, analisando os resumos e palavras-chaves de suas dissertações. Ao todo foram gravadas oito conversas com as professoras de História, gerando quase 20 horas de material de análise no total. Por fim, analisei todo esse material tendo como base alguns conceitos da epistemologia das macumbas defendidas por Luiz Antônio Simas e Luiz Rufino, o conceito de culturas de lutas, desenvolvido a partir do conceito de cultura de luta antirracista de Thayara de Lima, as escavações epistemológicas de Cláudia Miranda e das zonas de contactos idealizadas por Boaventura de Sousa Santos. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Epistemologia das Macumbas |
pt_BR |
dc.subject.pt |
ProfHistória |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Culturas de Lutas |
pt_BR |
dc.subject.pt |
decolonialidade |
pt_BR |