dc.contributor.advisor |
Fernandes, Claudia de Oliveira |
|
dc.contributor.author |
Ponte, Nízia Maria |
|
dc.date.accessioned |
2023-12-05T20:46:38Z |
|
dc.date.available |
2023-12-05T20:46:38Z |
|
dc.date.issued |
2022-09-06 |
|
dc.identifier.citation |
PONTE, Nízia Maria. Reflexões e resistências docentes: enfrentamentos pedagógicos e políticos. 2022. 142 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13931 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Reflexões e resistências docentes: enfrentamentos pedagógicos e políticos |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Teachers’ thoughts and resistances: pedagogical and political confrontations |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Fernandes, Claudia de Oliveira |
|
dc.contributor.referee |
Fetzner, Andréa |
|
dc.contributor.referee |
Sampaio, Carmen Sanches |
|
dc.contributor.referee |
Reis, Graça Regina Franco da Silva |
|
dc.contributor.referee |
Silva, Tiago Ribeiro da |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Área: MULTIDISCIPLINAR. Subárea: INTERDISCIPLINAR. Sub Subárea: SOCIAIS E HUMANIDADES |
pt_BR |
dc.subject.en |
teachers’ narratives |
pt_BR |
dc.subject.en |
Middle and High School |
pt_BR |
dc.subject.en |
conversation |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This research investigates what Middle and High School teachers say about their pedagogical experiences, revealing the singular manners in which they build their knowledge and live the challenges of a daily routine. This study is justified by the need of giving more visibility to the narratives of teachers in these stages of basic Education, assuming teaching as a complex activity that engender authorship, research, thinking, dialogue, diverse experiments, and ethical and political commitment. Thus, the analyses of thesis, dissertations, and articles published in academic events is taken as a starting point. It led to conversations with some of the teachers, aiming at a deeper comprehension of the knowledges and doings of these professionals related to the pedagogical and political confrontations of the current context. Taking into consideration the need of social distance during the pandemic, the conversations took place in a discussion forum in a message’s application. The researcher and six teachers exchanged narratives, experiences, and reflections. Conversations as a methodology of research is based on Ribeiro, Souza, and Sampaio, and meets the narrative research perspective on Clandinin and Connely. The fundaments for approaching aspects related to the teachers’ work and autonomy is based in Arroyo, Freire, Giroux, Zeichner, Nóvoa, Tardif, and Contreras. The online forum offered a field for collective reflection, formation, and self-formation, featuring collaborative and nonhierarchical relations. The interactions revealed the role of these professionals as transforming, thoughtful, and autonomous intellectuals. Their narratives provide clues regarding their fruitful work. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta pesquisa investiga o que professoras e professores atuantes no segundo segmento do ensino fundamental e no ensino médio falam sobre suas experiências pedagógicas, evidenciando os modos singulares como constroem seus conhecimentos e vivenciam os desafios do cotidiano. O estudo justifica-se pela necessidade de dar maior visibilidade às narrativas de docentes desses segmentos da educação básica e tem como pressuposto a ideia da docência como atividade complexa que engendra, em si, autoria, pesquisa, reflexão, diálogo, experimentações diversas e compromisso ético e político. Para tanto, toma como ponto de partida a análise de teses, dissertações e artigos publicados em eventos acadêmicos. A análise sugeriu, como desdobramento, a necessidade de conversas com alguns docentes na intenção de compreender, com maior profundidade, os saberes e fazeres desses profissionais em articulação com os enfrentamentos pedagógicos e políticos do contexto atual. Considerando a necessidade de distanciamento social durante a pandemia, as conversas ocorreram através de um fórum de discussão via aplicativo de mensagens, no qual a pesquisadora e seis docentes trocaram narrativas, experiências e reflexões. A aposta na conversa como metodologia de pesquisa dá-se com base em Ribeiro, Souza e Sampaio e aproxima-se da perspectiva de pesquisa narrativa de Clandinin e Connely. A fundamentação para tratar dos aspectos relativos ao trabalho e à autonomia docentes está pautada em Arroyo, Freire, Giroux, Zeichner, Nóvoa, Tardif e Contreras. O fórum online ofereceu um campo de reflexão coletiva, formação e autoformação, marcando-se por relações colaborativas e não hierarquizadas. As interações mostraram o papel que essxs profissionais exercem enquanto intelectuais transformadorxs, reflexivxs e autônomxs. Suas narrativas dão pistas acerca da riqueza do trabalho que desenvolvem. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
narrativas docentes |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ensino Médio e Fundamental II |
pt_BR |
dc.subject.pt |
conversa |
pt_BR |